Resenha Crítica de Caso: Governaça
Por: camilaanjos • 1/5/2020 • Resenha • 656 Palavras (3 Páginas) • 113 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS EM
Resenha Crítica de Caso
Nome do aluno
Trabalho da disciplina: Governança corporativa e excelência empresarial
Tutor: Prof. (RICARDO BARBOSA DA SILVEIRA)
2020
Ano
RESENHA CRITICA DO CASO DA TOSHIBA
Referência: MITSURU MISAWA
Acesso em: 20/04/2020
No ano de 2015 a Companhia Toshiba teve uma repercussão na mídia, por um acontecimento interno no setor contábil a famosa “pedalada contábil” que tinhas muitas irregularidades com resultados financeiros, com o escândalo a empresa teve que fazer muitas demissões de 6800 funcionários, e também dos cargos importantes como executivo chefe e até o presidente HISAO TANAKA.
Com tantos ocorridos teve que instalar um comitê de terceiros para fazer uma auditoria detalhada no setor de contabilidade, que revelou fraude ao longo de 7 anos, foi revelado também uma perda liquida de 255,500 bilhões.
A organização gostaria de saber das perdas o e com tantas analises de todas as contas foram rastreadas perdas de produtos e de bens duráveis que eram mais de 230 bilhões de perdas totais. A auditoria interna mostrou que exageram nos lucros e nas amortizações, todas as ações foram envolvidas por fatos que os executivos sentiram pressionados por conta do desastre Fukushima no ano de 2011.
Contudo isso a administração propôs um método mais agressivo determinando metas para os executivos conseguissem o fluxo das ações que mostrava as quantias que causassem a melhor impressão de as metas estavam sendo alcançadas.
A empresa Toshiba não teve uma governança corporativa, pois houve muitas falhas no processo e nos controles internos, mas a falta de comprometimento, honestidade dos colaboradores foram antiéticos com a empresa, com intenções de autopromoção. O resultado foi uma grande ação sistemática que causou práticas irregulares que levou oito anos para serem descobertas.
Demostrando o quanto foi desastroso para empresa de tantas irregularidades e prejuízos, como uma instituição de tamanha grandeza ficou às cegas por tanto tempo e o prejuízo que gerou para essa instituição.
Vimos que uma melhor gestão de governança corporativa é acompanhada de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade, e no escândalo da Toshiba mostra se que não teve nenhuma gestão de governança corporativa pois eles fizeram tudo diferente visando engordar seus resultados anuais, e aumentar o lucro.
...