Resenha de Processo de Controle
Por: Thais Menezes • 6/10/2016 • Resenha • 360 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
Resenha: O processo de Controle
De acordo com o que li, o processo de controle consiste em fazer a comparação e tomar a decisão de confirmar ou modificar os objetivos e os recursos empregados em sua realização.
E planejamento e controle precisam sempre andar juntos, dificilmente um trabalho sem controle e planejamento de certo. É necessário deixar os objetivos claros, sempre reforçando o caminho a ser tomado, comparar todo o trabalho para alcançar e obtermos os resultados desejados.
Como diz o próprio texto, controle é parte integrante do processo de planejamento, é com o controle que identificamos a necessidade de alterar se caso for necessário.
Já com planejamento é necessário pensar antes nas formas de verificar e assegurar a realização de um projeto.
Quando separamos os objetivos podemos administrar e localizar pontos a serem controlados.
A forma de acompanhar se esses objetivos estão atingidos é contar o dia a dia, horário a horário, fazendo dessa forma não significa que garantia de conseguir a colocação que pretende alcançar, porém tendem a serem mais eficazes os sistemas de controle.
Planejamentos baseiam-se em estimativas, estando sujeitos a erros maiores ou menores, segundo a sofisticação do processo de estimação.
E os principais requisitos para um eficaz sistema de controle são a precisão, a rapidez e a objetividade. Precisão significa saber exatamente quando e quanto foi gasto no processo de execução de um orçamento. Rapidez significa que a informação produzida pelo sistema de controle deve ser encaminhada o mais rápido possível ao tomador de decisões para serem implementadas a tempo de produzir os efeitos esperados. E a objetividade, significa que o sistema de controle deve produzir informações muito claras sobre o desempenho esperado.
Portanto, nos próximos anos, as empresas que não forem capazes de ter um planejamento e visão clara de como se diferenciar uma das outras e serem únicas no que fazem, serão facilmente aniquiladas pelos concorrentes. É possível concluir que diante de tantas transformações que estão ocorrendo nestes últimos anos, qualquer empresa que deseja ter sucesso, terá de ajustar seu perfil e não se esquecer: planejar é preciso, pois o importante não é apagar incêndio, e sim planejar.
Referência bibliográfica:
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 1995.
...