Resenho Sobre Reforma Gerencial
Por: washingtonwwo • 10/12/2020 • Resenha • 937 Palavras (4 Páginas) • 170 Visualizações
Atividade 01_Washington_ Oliveira_ 2016.2.24.127
Administração Pública Contemporânea
A administração publica com sua burocracia é essencial para o bom funcionamento da sociedade, pois ela controla e da legitimidade aos processos de contratação de mão de obra e recursos para o bom funcionamento do Estado, um exemplo claro é o processo de licitações que da o direito de todos fornecerem produtos aos municípios participando de pregões, tomada de preços, convite, concursos públicos que dão amplos direito a todos a participarem de maneira justa e concorrerem às mesmas vagas, independente de cor, gênero ou sexualidade. Burocracia esta que é essencial e pode funcionar muito bem como a cobrança do Imposto de renda um processo extremamente fácil que pode ser feita por um smartphone. A administração publica é mais sentida quando se mexe no âmbito municipal, pois está muito mais próximo do contribuinte um exemplo a mudança do fluxo de carro de uma rua ou quando se aumenta o Imposto Predial e territorial Urbano (IPTU), ou nos dias atuais que estão criando decretos diários que proíbem a circulação, ou limitam horários, para que as pessoas frequentarem alguns estabelecimentos. Temos a administração publica direta e a indireta, a direta é a que é feita pelo Estado diretamente como os postos de saúde, as escolas que muitas têm seus problemas mais ainda podemos melhorar, as administrações indiretas podemos citar as agências reguladoras que controlam os preços dos produtos que usamos Agencia Nacional de Energia elétrica (ANEEL).
Para Max Weber a administração publica só pode existir, por meio de uma dominação que existe uma concordância em dominantes e dominados que aceitam a formas de dominação legal, carismática e tradicional nascendo o nosso Estado moderno. Carismática é uma liderança as pessoas o seguem sem questionar seguidores de Adolf Ritler, dominação tradicional tem os descendentes da família portuguesa que ainda recebem pensões por ser descendente de Dom Pedro ll, legal é a feita por nossos representantes no senado brasileiro entra e sai indivíduos mais eles têm que seguir a nossa constituição, está no poder mais seguem a “lei”.
A globalização e um fenômeno que nos trouxe grandes vantagens e desvantagens, mais também mostraram as grandes desigualdades do mundo globalizado, pois os países subdesenvolvidos ainda continuam sendo explorados, ainda são colônias exploratórias dos países considerados de primeiro mundo. Temos um capital transnacional que não existe bandeira mais que continuam enriquecendo os países de elite, nações do velho mundo, as empresas criam suas e filiais no Brasil, Índia, por exemplo, onde a mão de obra e barata e os controles ambientais sempre são desrespeitados, burlados e levam os lucros para as cidades europeias. Um exemplo claro da exploração da globalização é a marca Eternit uma empresa alemã que não produz seu material que e cancerígeno, e nem deixa que esse produto seja usado na Alemanha, mais tem seu produto vendido em larga escala nos países subdesenvolvidos e levam os lucros para os grandes centros europeus. Temos um exemplo bem próximo de exploração globalizada que é aqui em Três Pontas, onde os produtos da NIKE são costurados, por uma quantia de centavos por unidade, num arraial antigo quilombo uma região com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), e são vendidos em grandes centros urbanos como São Paulo. A globalização e feita apenas pensando nos grandes centros urbanos mais devemos também pensar no entorno para que se desenvolvam e tragam também melhorias para a população que realmente faz esse mundo ser globalizado se desenvolva. Só teremos um mundo globalizado países de pleno bem estar social, quando todos os cidadãos desfrutarem de todos os benefícios que os cidadãos de elite desfrutam, e é necessário que os países de terceiro mundo se desenvolvam é não apenas forneçam commodites e mão de obra.
...