Resumo Conceitos Básicos de Gestão AV1
Por: Catherine Siqueira • 14/5/2015 • Ensaio • 2.345 Palavras (10 Páginas) • 703 Visualizações
Resumo Evolução do pensamento Ocidental
Grécia antiga (NATUREZA)
- Sócrates (470/399 AC): entendia que a razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos, que é a base da irracionalidade. Definia a RAZÃO como uma peculiaridade do Homem. Ele entendia a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
- PLATÃO (428/ 347 ac):Esse filósofo procurou definir um lugar para a razão no corpo humano, e definiu que esse lugar seria a cabeça, pois para ele, era onde se encontrava a alma.
- ARISTÓTELES (384/ 322 ac): distingue três formas de Administração pública: monarquia ( governo de um só, que pode gerar tirania); aristocracia (ou governo de uma elite, que pode descambar em uma oligarquia) e democracia (governo do povo, que pode degenerar em anarquia).
Mundo medieval (Cristianismo – Deus)
- Santo Agostinho (354-430): A alma não era somente sede de razão, mas a prova da manifestação Divina no homem. A alma era imortal, por ser um elemento que liga o homem a Deu.
- São Tomás de Aquino (1225-1274): Na busca de encontrar novas justificativas para a relação entre Deus e os homens, São Tomas as acha no passado, com Aristóteles, a distinção entre essência e existência. Então encontra argumentos racionais para justificar os dogmas da Igreja e garantir o monopólio do estudo psíquico (Fé = Razão). Essa foi a mesma época em que o Capitalismo surgia com a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
Resumo Evolução do pensamento ocidental e Era Moderna
- René Descartes (1596-1659): Contribuiu para o avanço da ciência. O homem possui uma substancia material e outra pensante, e o corpo, desprovido de espírito, é só uma máquina.
Resumo Revolução Industrial
Iniciou na Inglaterra em duas épocas distintas: 1780 – 1860 – 1ª Revolução Industrial – do carvão e do ferro passou por quatro fases; e 2ª Revolução Industrial (1860 – 1914) do aço e da eletricidade.
- 1ª Revolução Industrial – passou por quatro fases:
Mecanização da indústria e da agricultura – máquinas que substituíam com grande vantagem o trabalho humano.
Aplicação da força motriz à indústria – aplicação do vapor às máquinas transforma oficinas em fábricas.
Desenvolvimento do sistema fabril – artesão se torna operário nas industrias em detrimento da atividade rural (urbanização).
Espetacular aceleramento dos transportes e das comunicações (Navegação à vapor, estradas de ferro, telégrafo elétrico, selo postal e o telefone).
- 2ª Revolução Industrial começa em torno de 1860 provocada por três eventos: o processo de fabricação do aço (1856), o dínamo (1873) e o motor de combustão interna (1873). As características da segunda revolução industrial são: substituição do ferro pelo aço como material industrial básico, substituição do vapor pela eletricidade e petróleo como fontes de energia, desenvolvimento de máquinas automáticas e especialização do operário e crescente domínio da indústria pela ciência. Capitalismo industrial cedeu lugar ao capitalismo financeiro. Transformações nos transportes e nas comunicações – 1880 produção de automóveis por Daimler e Benz – Henry Ford e o modelo T em 1908 – 1906 Santos Dumont e o avião.
Resumo Do Período Da Incerteza
Desreferencilização, desubstanciliação, desterritorialização, hedonismo e individualismo.
No final do século XVIII os economistas clássicos liberais provocam uma reação para o liberalismo que culmina com a ocorrência da Revolução Francesa. No contexto de liberalismo econômico, o papel do governo é o de garantir a lei a ordem e a livre competição.
Contudo, Karl Marx (1818 – 1883) e Friedrich Engels (1820-1895) nos mostram que o Capitalismo é um modo de produção transitório e sujeito a crises econômicas cíclicas – constitui uma etapa de desenvolvimento para o socialismo e o comunismo.
O Capitalismo pôs o mundo feudal em movimento, buscava-se mais tipos variáveis de matéria-prima na natureza e a hierarquia do clero e da nobreza começaram a ser questionadas. O universo foi posto em movimento e o sol tornou-se o centro do universo, o homem deixou de ser o centro do universo e o conhecimento tornou-se independente da fé.
Artesanato e corporações de ofício foram substituídos por produção de máquinas dentro das fábricas. Assim, houve a transferência da habilidade do artesão para a máquina que produz mais rápido, com maior quantidade e qualidade reduzindo custos de produção, a substituição da força do animal ou músculo humano pela máquina a vapor e depois pelo motor, permitindo maior produção e economia. Nesse sentido, a organização moderna nasceu com a Revolução Industrial devido: à ruptura das estruturas corporativas da Idade Média; ao avanço tecnológico e à aplicação dos progressos científicos à produção e à descoberta de novas formas de energia e à enorme ampliação de mercados.
Resumo do Período do Racionalismo
Princípios do Método Cartesiano:
- Dúvida sistemática ou da evidência - Consiste em não aceitar nada como verdadeiro enquanto não se souber com evidência aquilo que é realmente verdadeiro.
- Análise ou de decomposição – Decompor em etapas e resolver os problemas separadamente.
- Síntese – Passando dos assuntos mais fáceis gradualmente para os mais difíceis.
- Verificação - Consiste em verificar, rever e recontar para que se fique seguro de nada haver omitido.
Resumo Psicologia no Século XX
A Psicologia deixa de ser exclusividade dos filósofos para ser estudada e investigada pela Fisiologia e pela Neurofisiologia, instaurando a possibilidade de medida do fenômeno psicológico.
A Psicologia, quando era um ramo da Filosofia, estudava a Alma. Quando a Psicologia Científica chegou, de acordo com os padrões do Século XIX, quando Wundt preconiza a Psicologia como “sem alma”.
O conhecimento tido como científico passa a ser aquele produzido por laboratório, com uso de instrumentos e medições recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da Razão.
TAREFAS:
Organização Racional - Trabalho Tempos e Movimentos - Fadiga Humana - Divisão do trabalho Especialização do operário - Desenhos de cargos e tarefas Incentivos salariais e prêmios de produção - Homo econômicos - Condições de trabalho - Padronização Supervisão funcional.
Resumo da Era Industrial
A história das organizações pode ser dividida em seis fases:
- FASE ARTESANAL - Inicia a Revolução Industrial. Há um predomínio de pequenas oficinas, granjas e agricultura, com base no trabalho escravo e no uso de ferramentas elementares. Há resquícios ainda do feudalismo e o sistema comercial baseia-se na antiga tradição das trocas em mercados locais.
- INDUSTRIALIZAÇÃO - Corresponde à Primeira Revolução Industrial, que aconteceu entre 1780 e 1860. Oficinas mecanizadas transformam-se em fábricas e usinas dotadas de enormes e pesadas máquinas que passam a substituir o esforço muscular humano.
- DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL - Corresponde à Segunda Revolução Industrial, entre 1860 e 1914. Dá-se a substituição do ferro pelo aço como material industrial, e do vapor pela eletricidade e pelos derivados do petróleo como principais fontes de energia. Surge o intenso desenvolvimento da maquinaria, com o aparecimento do motor a explosão e do motor elétrico. Surgem os grandes bancos e as instituições financeiras junto com uma ampliação dos mercados.
- GIGANTISMO INDUSTRIAL - É a fase situada entre as duas Grandes Guerras Mundiais (entre 1914 e 1945). É a fase que compreende a grande depressão econômica de 1929 e a crise mundial por ela provocada. Crescimento das ferrovias e rodovias, meios de comunicação (rádio, TV, e telefone), ênfase de materiais petroquímicos.
- FASE MODERNA – Pós-guerra (Após 1945). Novos materiais básicos surgem (como plástico e alumínio) e novas fontes de energia são desenvolvidas (energia nuclear, solar e eólica), porém o petróleo e a eletricidade mantêm seu predomínio. Surgimento de televisão a cores, o computador e a transmissão via satélite. Por outro lado, é uma fase também marcada pela escassez de recursos, inflação, juros e custos em contínua ascensão.
- FASE DA GLOBALIZAÇÃO - Fase pós 1980. É a fase da revolução do computador e da utilização da internet como uma nova maneira de se fazer negócios, marcando a entrada na Era da Informação. Nesta fase, as empresas lutam com acirrada concorrência e enfrentam a dificuldade (incerteza) em entender as reações do mercado e as ações dos concorrentes.
Resumo De Os Conceitos De Organização E Administração
As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.
...