Resumo Empreendedorismo Capítulo
Por: Cido2015 • 4/5/2015 • Resenha • 710 Palavras (3 Páginas) • 412 Visualizações
Resumo Empreendedorismo Capítulo 1:
O conceito do empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil nos últimos anos, sendo intensificado na década de 1990. Mais tendo como marca histórica de consolidação no período de 2000 á 2010. Os Estados Unidos, país onde o capitalismo tem como sua principal caracterização o empreendedor. No termo Entrepreneurshi, é conhecido e referenciado por muitos, porém não é algo novo ou desconhecido.
No caso brasileiro, a preocupação com a criação de pequenas empresas duradouras e a necessidade da diminuição de altas taxas de mortalidade desses empreendimentos, sem dúvidas, são motivos para a popularidade do termo empreendedorismo, tendo recebido especial atenção por parte do governo e das entidades dessa classe. Pois nos últimos anos, várias tentativas de estabilização da economia e da imposição do fenômeno da globalização, muitas das grandes empresas brasileiras tiveram de procurar alternativas para aumentar a competitividade e reduzir custos e manter-se no mercado.
Com o aumento do índice de desemprego, principalmente nas grandes cidades, onde a concentração de empresas é maior. Sem alternativas, os ex-funcionários dessas empresas começaram a criar novos negócios, às vezes mesmo sem experiência no ramo, utilizando o pouco que ainda lhes restou das economias pessoais, fundo de garantia e etc. Quando percebem, esses profissionais já estão do outro lado. São patrões ao invés de funcionários.
Muitos ficam na economia informal, por conta de falta de créditos, por excesso de impostos e palas altas taxas de juros. Ainda tem aqueles motivados pela nova economia, a internet que teve seu ápice de criação de negócios entre os anos de 1999 e 2000.
Com a junção desses fatores somados e a vontade do brasileiro em ser dono do seu próprio nariz, buscar a independência financeira através do seu próprio negocio e da relevância das micro e pequenas empresas para a economia do país, despertam discussões sobre o tema empreendedorismo, com a crescente ênfase para as pesquisas relacionadas sobre o assunto no meio acadêmico e a criação de programas específicos voltados ao publico empreendedor.
Exemplo: Programa Brasil Empreendedor do Governo Federal, criado no ano de 1999, cuja meta inicial era a capacitação de mais de um milhão de empreendedores brasileiros na elaboração de planos de negócios, visando à captação de recursos junto aos agentes financeiros do programa. Podemos destacar também o Programa Empreendedor Individual, instituído através da Lei Complementar N° 128/2008, onde alterou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar N° 123/2006). O Programa tem-se mostrado bem-sucedido, visto que em 2011 atingiu o patamar de praticamente dois milhões de empreendedores individuais formados em todo país.
No período de 2000 à 2008, o número de micro e pequenas empresas passou de 4,1 milhões para 5,7 milhões. Vale destacar que a micro e pequenas empresas têm importância fundamental na economia brasileira, pois representam:
• 98% das empresas existentes no país
• 21% do PIB
• 52% do total de empregos com carteira assinada
• 29,4% das compras governamentais
• 10,3
...