Resumo Teoria Basica Administração
Por: Thaisgsilva • 13/10/2015 • Projeto de pesquisa • 497 Palavras (2 Páginas) • 295 Visualizações
O quinto capitulo, refere-se a sua importância do planejamento para uma organização, sendo ela como base de todas funções da administração, pensando no futuro da organização.
O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades.
No capitulo apresenta os tipos de planos a qual são objetivos que devem ser alcançados. Porém eles podem ser classificados de acordo com sua abrangência, horizontal temporal, grau de especificidade e permanência
O papel dos objetivos do planejamento que são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros a organização, sendo abordados para a definição de objetos ( tradicional topo-base ou administração por objetivos)
Os objetivos se formam hierarquicamente, sendo a missão e a visão como essenciais para o desenvolvimento dos objetivos
No tópico 4 o foco é a administração estratégica, que é um processo que consiste no conjunto de ações e decisões e ações alcançando os objetivos . A seção aborda o processo de administração estratégica e diferencia os principais níveis de decisão estratégica.
Podemos citar o exemplo de duas empresas que competem entre si, para sobreviver em um ambiente de competição, uma delas deve superar a concorrência, oferecendo assim , valores para seus clientes.
Os níveis de decisão estratégica são: estratégia de nível corporativo, estratégia de nível de negócio, estratégia de nível funcional.
Os administradores precisam fazer uma analise estratégica do ambiente organizacional, como: a analise do ambiente externo, a analise do ambiente interno,analise Swot .
As estratégias de nível corporativo consiste em: estratégia de crescimento,estratégias de estabilidade, estratégias de retração. Cabe ao dirigente optar por uma dessa três estratégias. A fim definir o rumo que a organização deve seguir.
Na tomada de decisão estratégica, os administradores de topo , usam um ‘’mix de unidades’’ na qual permitem o melhor desempenho da organização, são eles: Matriz BCG e Matriz GE/McKinsey.
A estratégia de nível de negócios, tem como objetivo de como uma unidade deve competir para sair a frente em relação dos seus concorrentes.
A vantagem competitiva é essencial para a administração estratégica, pois para a organização é fundamental para que ela se distinga das demais. Podemos considerar que a empresa tem vantagem competitiva quando a empresa domina suas habilidades, se diferenciando dos seus concorrentes, oferecendo valor para seus clientes.
Na formulação estratégica de nível funcional relaciona com várias áreas funcionais da empresa, e como as mesmas irão usar seus recursos de modo que a faz conquistar vantagem competitiva, para contribuir para o crescimento da organização.
As estratégicas de negócios são dadas por conjuntos como: estratégia de produção, estratégia de marketing, estratégia de recursos humanos, estratégia financeira.
Por fim ,a implementação e controle estratégico ‘’são etapas finais na descrição do processo de administração estratégica, sendo as etapas mais difíceis, pois para ser bem sucedida precisa ter qualidade de todos sistemas da organização e estratégia.
...