SIG - Sistemas e Informação Gerencial
Por: downgreat • 24/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.189 Palavras (9 Páginas) • 224 Visualizações
Introdução
Este trabalho consiste em demonstrar as diferentes situações a serem analisadas antes de se exportar um produto. Desenvolvido em um estudo de caso por meio de Pesquisas exportaremos um dos principais produtos agrícola brasileiro, a soja, um produto com grande demanda de uma das maiores economias do mundo, a china, que a cada ano que passa vem dominando o mercado no mundo inteiro.
Capitulo1 - Informações sobre o produto exportado, e país.
A China é um dos principais países de destino das exportações brasileiras de soja (NCM 1201), tendo segundo a Receita federal do Brasil 27,19% do total exportado, superando a Holanda (17,96%) e a Alemanha (10,17%).
A Soja é um dos produtos mais usados na china, faz parte dos hábitos alimentares dos chineses, usada na fabricação do tofu, do shoyu, além de ser usada no óleo de cozinha.
Segundo a mesma Receita Federal do Brasil (RFB) com a entrada da China na OMC, o mercado internacional de soja ganhou inúmeras mudanças, gerando bastantes movimentações comerciais ao mercado. Atualmente a China exige, em um certificado dizendo que as remessas brasileiras de soja estejam a salvo de produto ilegal.
Capitulo 2 - “Histórico do País Importador”.
- Nome, geografia, características culturais e populacionais:
Nome oficial é Republica Popular da China, sua capital é Pequim esta localizada na Ásia Ocidental e faz fronteira com 16 países é o 3º maior pais em extensão geográfica, possui clima extremamente diverso: de montanha (Oeste e Sudoeste), árido frio (Norte, Noroeste e Centro), de monção (litoral Sul).
É o país mais populoso com 1.360,8 milhões de habitantes (segundo dados de 2013), 94,3% da população é alfabetizada.
A expectativa de vida é de 73,7 anos e a idade media da população é de 35,5, sendo homens 34,9 anos e mulheres 36,2 anos.
A população chinesa e resultado da junção de vários grupos étnicos o maior é o Han que representa mais de 90% da população, atualmente quase não há vestígios de outras etnias algumas se unificaram e outras deixaram de existir.
A língua oficial da China é o mandarim, mas devido a grande mistura de etnias alguns outros idiomas e dialetos são falados no país. As principais religiões da China são: Budismo, taoismo, Islamismo, Catolicismo e Cristianismo. A escrita chinesa é baseada em ideogramas (desenhos).
A China apresenta importantes pontos turísticos e cultural é um País que se destaca no turismo oriental devido sua rica historia, cultura e tradições é atualmente o 3º país mais visitado. Os principais pontos turísticos são: A cidade proibida, localizada em Pequim; Muralha da China, considerada a maior obra arquitetônica humana; Praça Tiananmen, conhecida também como Praça da paz celestial: Jardim Yuyuan em Xangai; Mausoléu Tsé Tung, onde esta enterrado o corpo do fundador da Republica da China; O exercito de Terracota, com mais de 7 mil estatuas; Grutas de Longmen, localizada nas províncias Chinesas de Henan; Templo de Buda de Jade, esta localizado em Xangai é considerado o mais importante da Cidade; Templo do Ceu, esta localizado em Pequim e é considerado Patrimônio da Humanidade.
Possui diversos recursos naturais, destacando-se: carvão, minério de ferro, petróleo, gás natural, mercúrio, estanho, manganês, alumínio, chumbo, zinco e o maior potencial hidrelétrico do mundo.
A China possui uma culinária bem exótica com o consumo de carne de cachorro, carne de cobra, escorpião, besouros e cavalo-marinho.
É o segundo país mais poluidor do mundo perdendo apenas para os Estados Unidos e o país que mais consome energia elétrica no mundo sendo 70% gerada através do carvão mineral.
- Dados Econômicos, Exportação e Importação:
A China é hoje um importante parceiro comercial para vários países, seu PIB fica atrás apenas dos Estados Unidos, o setor industrial é o principal ramo de atividade responsável por 45,3% do PIB, seguido de serviços com 45% e da agricultura com 9,7%.
O comercio exterior da China, apresentou um crescimento de 88,5% em 2013 em relação a 2009.
As vendas chinesas em torno de 51% foram direcionadas para os vizinhos da Ásia, seguido de 24% para o continente americano, 15 % para União Europeia e 4% para a África. O Brasil esta em 16º lugar entre os compradores da China, com 1,6% do total.
Os vizinhos da Ásia também são os principais abastecedores do mercado chinês com 56% em 2013, seguido de 16% do continente americano, 11% da União Europeia, 6 % da África e 5% da Oceania. O Brasil 9º pais entre os fornecedores do mercado chinês.
Os produtos de exportações chinesas que se destacam são os industrializados. Maquinas elétrica como (aparelhos de telefonia, circuitos integrados, transformadores e diodos e transistores), seguido de maquinas mecânico (computadores, impressoras, aparelhos de ar-condicionado e bombas de ar); Vestuário de malha (jaquetas, vestidos, suéteres e camisetas).
As exportações do Brasil para China são compostas em sua maior parte por produtos básicos como soja e minério de ferro.
As importações chinesas também se concentraram em bens industrializados, como maquinas elétricas que representou 22,5% das importações totais, seguida por combustíveis, maquinas mecânicas, minérios, instrumentos de precisão, automóveis e plásticos.
Capítulo 3 - Regulação do Comércio Internacional
Com a entrada da China na OMC em 2001 o país começou a programar reformas para reduzir as barreiras comerciais e facilitar o acesso a seu mercado. A China revogou e alterou várias leis e regulamentos e estabeleceu a eliminação de medidas protecionistas.
Aceitando as demanda da OMC, a China foi obrigada a se aplicar nas normas internacionais, atualmente adota algumas medidas não tarifarias, tais como quotas, exigência de licenças para importar, políticas de substituição de importações e conteúdo local, certificações restritivas e padrões de quarentena.
Em relação às barreiras tarifarias impostas a soja a china exige algumas taxas diversas tais como a de (IVA) Imposto sobre valor agregado 13%.
...