SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
Por: Wendell Oliveira • 4/1/2019 • Trabalho acadêmico • 1.435 Palavras (6 Páginas) • 219 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
PROFESSOR: RÔMULO MARTINS FRANÇA
PÓLO DE BOM JESUS DAS SELVAS
WENDELL OLIVEIRA SILVA
Atividade 4 – Propor um Software para um setor ou departamento de uma empresa pública.
Bom Jesus das Selvas–MA/2018
WENDELL OLIVEIRA SILVA
Atividade 4 – Propor um Software para um setor ou departamento de uma empresa pública.
Atividade IV Avaliativa apresentado à disciplina de Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público do Curso de Administração Pública da Universidade Federal do Maranhão como requisito parcial para a obtenção de nota.
Bom Jesus das Selvas–MA/2018
SÚMARIO
1. Introdução....................................................................................................04
2. Quais são os problemas a serem resolvidos?..........................................04
3. Qual será o objetivo do sistema a ser desenvolvido?.............................05
4. Qual são os objetivos secundários a serem atingidos?..........................05
5. Quem são os principais usuários que se envolverão?............................05
6. Qual é a importância do novo sistema para a empresa pública?...........05
7. Quais são os riscos de um sistema inadequado?...................................05
8. Quais são as leis e regulamentos básicos a serem atendidos?.............05
9. Descrever alguns detalhes do software proposto....................................06
10. Conclusão...................................................................................................06
ATIVIDADE 4 – Propor um Software para um setor ou departamento de uma empresa pública.
1 – Introdução
Considerando o rápido crescimento de dados e o alto acúmulo informacional vivenciado pela sociedade nas últimas décadas, bem como a forte necessidade por respostas imediatas e concisas, observa-se o quão fundamental se torna a utilização de sistemas de informações gerenciais no apoio à tomada de decisões na contemporaneidade.
Apesar do grande quantitativo de informações existentes e disseminadas por influência da globalização e da evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), esse manancial pode vir a ser desperdiçado ou mal utilizado devido à falta de compreensão sobre a correta organização e disponibilização dessas informações por meio de sistemas que apoiem a tomada de decisões, tornando-as mais acertadas e eficazes.
Em contrapartida ao acúmulo informacional, torna-se cada vez mais escasso o tempo para a devida análise das inúmeras variáveis que envolvem o processo decisório. Percebe-se, portanto, que a adoção de tecnologias que possibilitem maior eficiência nas decisões tornou-se ferramenta indispensável à tomada de decisão na alta gerência das organizações.
Devido ao contexto atual, o problema proposto para este trabalho é: como a implantação e o uso de um sistema de informação podem auxiliar na integração do processo de planejamento, acompanhamento e avaliação da ação governamental empreendida pela Prefeitura Municipal de Bom Jesus das Selvas - MA? A pesquisa apresenta um sistema completo, o (SCPI8 – Sistema de Contabilidade Pública Integrado) que trabalha diversas áreas do setor público e está embasado nas Leis de Responsabilidade Fiscal como um exemplo de sucesso no acompanhamento das ações e decisões realizadas pelo prefeito do município.
2. Quais são os problemas a serem resolvidos?
Com a evolução tecnológica e com base informatização dos órgãos fiscalizadores, houve a necessidade de melhorias nesse aspecto nos demais órgãos públicos. Com isso, os sistema informatizados tem o objetivo de atender as essas exigências e agilizar as informações dessas entidades com intuito de comprovar a legalidade e legitimidades dos seus atos. A proposta de inserir um software a um setor ou departamento público geralmente é feito para informatizar os processos administrativos com objetivo de gerar informações precisas e rápidas para tomada de decisão por parte do gestor público.
O SCPI8, criado pela Fiorilli, tem soluções a nível de controle interno e gestão de atividades administrativos, interligando vários setores da administração pública. Um dos principais problemas a serem resolvidos por eles é o registro de atos e fatos contábeis pra prestação de contas conforme solicitado pelos Tribunais de contas Estaduais, atendendo as leis vigentes. Esse software tem a capacidade de atender todas essas necessidades administrativas de um ente público.
3. Qual será o objetivo do sistema a ser desenvolvido?
O objetivo do sistema é registrar as informações necessárias e obrigatórias para prestação de contas dos órgãos públicos junto aos órgãos fiscalizadores e gerar informações rápidas e precisas que atenda às necessidades do controle interno e ajude na tomada de decisões dos gestores públicos.
4. Qual são os objetivos secundários a serem atingidos?
Os objetivos secundários seria o registro dos processos administrativos com objetivo de auxiliar o controle interno no controle das ações administrativas e procedimentos adotados para melhor desempenho da entidade. Além de ajudar na ORGANIZAÇÃO de processos interno, melhorias de comunicação e integralização de vários setores que necessite de informações rápidas sem a necessidade de documentos físicos ou presença física do servidor público.
5. Quem são os principais usuários que se envolverão?
Gestores públicos, secretários municipais, controladores interno, procurador e servidores públicos que tem função administrativa que envolva o sistema informatizado.
6. Qual é a importância do novo sistema para a empresa pública?
É importante um sistema para auxiliar no registro das informações de forma segura e integra. Também para melhorar o desempenho da prestação de serviços públicos, controlando as ações públicas, deixando registros que possam depois ser analisado pelo controle interno para buscar melhoramentos nas atividades internas e também verificar se as informações registradas são coerentes com a realidade. Com isso, ajudando nos desenvolvimentos não só da entidade pública, mas da sociedade como um todo.
...