Saúde Coletiva
Por: Cravelin • 18/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 417 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE COLABORATIVA
Saúde Coletiva
Claudia Cristina Lopes Carvalho
RA: 8819353423
A percepção social sobre o SUS no Brasil.
Análise universitária sobre a concepção civil sobre o SUS no Brasil
I. Introdução
O assunto tem como finalidade avaliar a assimilação da sociedade sobre os trabalhados operados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A predominante intenção do SUS é acolher a busca da saúde pública na área nacional concebendo com que se efetua a excelência da honra humana contido na constituição federal, que é justo à saúde, a vida (artigo 5º).
Princípios organizacionais do SUS são: regionalização, resolubilidade, hierarquização, descentralização, complementariedade e participação no setor particular.
Princípios doutrinários do SUS: equidade, integralidade e universalidade.
A prescrição do SUS, liberada pela Portaria 2048, de 03 de setembro de 2009, do Ministério da Saúde, constitui os documentos infra legais que compõem o andamento de áreas diversificadas do sistema brasileiro de saúde, além disso, a pesquisa agrega seres humanos. Esta Portaria rescindiu do Conselho Nacional de Saúde de número 196/96 as resoluções (normas e diretrizes em trabalhos envolvendo pessoas), 251/97 (Averiguação com novas vacinas e fármacos), 292/99 (Procura com agregação do sistema de saúde do exterior) e 340/04 (Buscas com material genético). Os conteúdos destes arquivos foram agregados ao Regulamento do Sistema Único de Saúde, anexado na Portaria 2048/09, no capítulo VII, em seus artigos 694 a 788. Adiante destes assuntos, as investigações que compõem armazenamento de material biológico humano e na área de reprodução humana igualmente foram adicionadas no novo texto, sem que haja interferência nas Resoluções 303/00 e 347/05. Outras importantes Resoluções do Conselho Nacional de Saúde não foram modificadas, nem seus artigos foram inseridos ao Regulamento novo, são elas a 304/00 (Averiguação em populações indígenas) e a 346/05 (Estudos multicêntricos).
II. Fundamentação
A visão social sobre o SUS no Brasil é que é um esquema eficiente e finalizado, que incorpora toda a população, sem distinção de religião, cor, raça, sexo, etc...
O SUS acarreta para a sociedade consultas, exames, internação e qualquer outro andamento básico completamente gratuito.
III. Considerações Finais
Em minha concepção, muitos cidadãos pressupõem que o SUS como um processo composto de problemas, em que é anulada a ocorrência de um proceder eficiente, não há medicamentos, hospitais sem vagas, colaboradores, que a assistência é muito enrolada, etc, mas muitos cidadãos supõem sem conhecer, pois o SUS cuida francamente e com peculiaridade a sociedade, concedendo ofícios que vários planos de saúde não custeiam.
Em minha percepção, o SUS é a melhor ordem de saúde nos últimos anos.
Referências Bibliográficas
...