Setor Elétrico Brasileiro E Sistema De Potência
Por: mhoturbo • 22/5/2023 • Monografia • 3.703 Palavras (15 Páginas) • 52 Visualizações
INSERIR LOGO DA INSTITUIÇÃO
FACULDADE
CURSO
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Cidade
2021
NOME COMPLETO[pic 4][pic 5]
SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO E sistema de potência
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à (nome da instituição), como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em (nome do curso). (Fonte 12)
Orientador: Prof(ª). (Nome do Tutor)
Cidade
2021
[pic 6]
(NOMes) em ordem alfabética
SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO E sistema de potência
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à (nome da instituição), como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em (nome do curso). (Fonte 12)
Aprovado em: __/__/____
BANCA EXAMINADORA
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Dedico este trabalho...
(OPCIONAL) (fonte 12)
AGRADECIMENTOS (OPCIONAL)
Elemento opcional. Texto em que o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. (Fonte 12)
RESUMO
Palavras-chave:
ABSTRACT
Deve ser feita a tradução do resumo para a língua estrangeira.
Key-words:
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE SIGLAS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 11
2 BREVE HISTÓRICO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO 13
2.1 Projeto de Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro 14
2.2 Agentes do setor elétrico brasileiro 19
2.2.1 Geração 20
2.2.2 Transmissão e distribuição 20
2.2.3 Qualidade da energia elétrica 21
3 SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA 26
3.1 Estabilidade dos sistemas elétricos de potência 29
CONSIDERAÇÕES FINAIS 32
REFERÊNCIAS 33
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo elencou compreender o setor elétrico e os sistemas de potência. O Sistema Elétrico de Potência – de sigla SEP. é um conjunto de instalações, equipamentos e procedimentos, que operando de maneira coordenada são destinados à geração, transmissão de energia elétrica. Diante de sua importância são necessários mais estudos acadêmicos que tratem sobre seu funcionamento, estabilidade e mesmo melhoria. Pensando nisso, se procurou contribuir neste estudo com esta lacuna ainda existente nas publicações escassas sobre o tema.
O objetivo geral desta pesquisa é de compreender sobre a estabilidade dos sistemas elétricos de potência.
Os objetivos específicos foram de conceituar o setor elétrico brasileiro, avaliar os agentes do setor elétrico, analisar o sistema elétrico de potência e compreender sobre a estabilidade dos sistemas elétricos de potência.
Sabemos a qualidade e estrutura do fornecimento da energia elétrica é essencial nos dias atuais, pensando nisso o presente projeto elegeu como problema de pesquisa: Qual a estabilidade dos sistemas elétricos de potência?
Assim o estudo se justifica na sua contribuição acadêmica com estudantes, profissionais da área e com a sociedade em geral buscando estudar acerca de melhorias no setor elétrico.
De acordo com o Quadro 1 ilustra-se que o método escolhido foi o levantamento bibliográfico.
Quadro 1 – Métodos e técnicas utilizados na pesquisa
Método | Tipo de Pesquisa | Técnica de Coleta de Dados | Técnica de Tratamento dos Dados |
Levantamento bibliográfico | Qualitativo-Descritiva | Análise bibliográfica | Análise de conteúdo |
Fonte: elaboração do autor (2020).
A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado e disponível na forma de livros, artigos científicos, periódicos, jornais, revistas, enciclopédias, anuários, almanaques, na forma audiovisual ou em mídias digitais, tais como CDs, base de dados acessíveis via internet, etc.
2 BREVE HISTÓRICO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO
Durante os anos 90, o governo já apontava que não seria possível fazer investimentos no sistema elétrico, de modo a assegurar que se atingisse o crescimento estipulado da demanda de energia elétrica no Brasil, estipulado através das condições de mercado por conta do Plano Real. Considerando esta realidade, relevantes alterações eram precisas com o intuito de assegurar a expansão do SEB, fundamentada pela atração de investimentos privados. Anteriormente a estas alterações, as organizações estatais se responsabilizavam por quase todos os investimentos neste setor, entretanto, se apresentavam comprometidas no âmbito financeiro, diante das condições econômicas não muito boas da década de 80. A produção de energia então se concentrava em: organizações federais (37%), quatro estaduais (35%) e na Itaipu Binacional (25%).
...