Sinfonia empresarial
Por: Fabi Santos • 27/3/2017 • Trabalho acadêmico • 343 Palavras (2 Páginas) • 460 Visualizações
SINFONIA EMPRESARIAL
Ao ler sobre o relacionamento, a metáfora de uma orquestra com a arquitetura erudita quantos aos compromissos de uma organização, apresenta a importância da criação do projeto sinfonia empresarial.
O criador desse projeto foi Walter Lourenção, um musico renomado, que buscou com esse trabalho relacionar a metodologia e a sensibilidade musical com as atividades de uma empresa.
Denominava música clássica ou erudita, à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, tendo seu início na Europa.
Como visto nas unidades I e II, nos séculos XVII e XVIII nos teatros italianos, a plateia assistiam aos concertos conversando e até mesmo jantando. E o silencio só reinava quando o solista da noite se apresentava.
Nos dias atuais, os concertos acontecem em ambiente solene e silencioso, como em uma empresa, onde exige-se a concentração para a realização das tarefas e funções.
Sendo assim, a empresa e a orquestra possuem características em comum, como por exemplo: liderança, organização, e trabalho em equipe. Dessa forma, pode-se relacionar grandes obras de maestros, com o cotidiano de uma empresa.
Uma orquestra é composta por diversos músicos e cada um tem uma função e um instrumento para tocar. Ela é regida por um maestro que é o responsável por auxiliar a execução da obra. A orquestra depende do maestro e o maestro da orquestra.
No mundo empresarial funciona da mesma forma. A empresa é um conjunto de "classes" que "tocam" suas músicas em determinadas etapas do processo administrativo ou produtivo.
Seguindo o projeto de Lourenção, o líder maestro terá a melhor equipe preparada (profissionais/músicos), para oferecer o melhor produto e/ou serviço (obras musicais) para sua plateia (clientes), para que estes aplaudam de pé e peçam “bis”, recomendando a orquestra (empresa) e seus produtos e serviços.
O líder de sucesso é aquele que identifica o potencial de cada colaborador/funcionário e mostra o momento certo de agir, como o maestro na orquestra. Não é fácil, mas com bastante treinamento e dedicação, a música praticamente é tocada sozinha. As peças do quebra-cabeça se juntam formando uma figura perfeita.
...