Sistemática
Por: Débora Souza • 5/10/2015 • Monografia • 1.164 Palavras (5 Páginas) • 177 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT
BEATRIZ REGINA DOS SANTOS SANTANA
BRUNO GOMES FERREIRA DA SILVA
DANILO NASCIMENTO DE SALES
DJALMA MOURA SANTOS ANDRADE
ELAINE DA SILVA LIMA
JOÃO LUCAS DE OLIVEIRA MUNIZ
LEANDRO SILVA DOS ANJOS
SIMONE FELIPE GOMES
A IMPORTAÇÃO DE FIOS DE LIGAS DE AÇOS SILÍCIO – MANGANÊS
Santos
2014
[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT
BEATRIZ REGINA DOS SANTOS SANTANA
BRUNO GOMES FERREIRA DA SILVA
DANILO NASCIMENTO DE SALES
DJALMA MOURA SANTOS ANDRADE
ELAINE DA SILVA LIMA
JOÃO LUCAS DE OLIVEIRA MUNIZ
LEANDRO SILVA DOS ANJOS
SIMONE FELIPE GOMES
A IMPORTAÇÃO DE FIOS DE LIGAS DE AÇO SILÍCIO - MANGANÊS
Projeto Aplicado apresentado ao Centro Universitário Monte Serrat como exigência parcial para a aprovação na disciplina Sistemática de Exportação e Importação do Curso de Comércio Exterior.
Orientador: Prof. Marcos Machado
Santos
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.
DESENVOLVIMENTO
REFERÊNCIAS
ANEXOS.........................................................................................................................10
RESUMO
A importação compreende a entrada temporária ou definitiva em território nacional de bens originários ou procedentes de outros países. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar e analisar todo o processo de importação de fios de ligas de aço-manganês da China, por ser um dos principais destinos de exportação para o chinês. Fornecendo medidas corretas para a movimentação e armazenagem do produto; a classificação mais adequada para o embarque da mercadoria; a sistemática do processo de importação; as regulamentações nacionais para as empresas que a manipulam; os custos necessários para realizar tais operações; a prática cambial para definir a cotação da mercadoria em dólares; e a legislação aduaneira utilizada durante a importação dos fios de liga de aço.
Para a elaboração da presente pesquisa foi utilizado à referência bibliográfica para fundamentação dos assuntos abordados e por meio do estudo de caso.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste em uma breve demonstração e análise do processo de importação de fios de ligas de aço – manganês para a China, que hoje é mundialmente um magnífico e grandioso país em vários aspectos: economia, população, extensão territorial, comércio internacional e cultura. Com uma população de mais de 1,3 bilhão, a China é considerada uma superpotência econômica do século 21. Devido a esse rápido avanço econômico, o país é hoje o mercado mais cobiçado a nível mundial. A China possui mais de 60 portos ao longo de sua costa. Os principais portos com capacidade anual de manejo de mais de 50 milhões de toneladas são: Xangai, Ningbo, Guangzhou, Qinhuangdao, Tianjin, Dalian, Qingdao, Rizhao e Yingkou.
A entrada do Brasil no mercado chinês tem sido tímida e acontece com grande atraso, mas agora com novos instrumentos de facilitação de negociação, o ritmo acelerou e a China virou o segundo país de Exportação/Importação para o Brasil.
O Brasil e China têm uma boa relação, compartilhando posições comuns em organizações internacionais, e com um grande potencial para maiores interações bilaterais, concretizado por meio de uma longa e complexa pauta de interesses comuns. Nesse sentido, os dois países são mais que simples amigos - são parceiros estratégicos. O potencial para o desenvolvimento dessa relação é imenso, e a cooperação sino brasileira ainda não atingiu o nível de intensidade desejado pelos dois países nos campos econômicos, político e cultural.
Todavia, este trabalho se baseia em análises de todos os processos para a importação de fios de ligas de aço silício – manganês, através do comércio internacional, segmentado pela legislação aduaneira; classificação da mercadoria; sistemática de exportação; processo cambial; e análise da formação de custo e preço de exportação.
Contudo, o objetivo geral da pesquisa é analisar todos os processos de importação dos fios de ligas de aço e sua entrada no mercado internacional incluindo os processos aduaneiros.
DESENVOLVIMENTO
Neste processo de importação, o produto que foi utilizado como exemplo são fios de ligas de aços silício – manganês (arame de solda), que tem como origem a cidade de Zhengzhou, na China. Esse produto é fabricado e exportado para o Brasil pela empresa Zhengzhou Best-Link Tradings Co., LTD, e aqui no Brasil, é importada pela empresa Freitas – Parafusos e Ferramentas LTDA – EPP. No processo em questão, foi importado um contêiner 20’ DRY, contendo 21 pallets, pesando 24.402 KGS. O embarque foi realizado no porto de Quingdao, China com destino ao porto de Santos, Brasil. O valor agregado do produto, que foi negociado entre as partes, totalizou US$ 21.970,79.
...