Sobre A Mulher E O Espermicida
Por: Pedro Paulo • 23/6/2023 • Dissertação • 283 Palavras (2 Páginas) • 71 Visualizações
Esponja contraceptiva
Esponja contraceptiva é uma esponja redonda em formato de travesseiro feita de poliuretano com cerca de 4 cm de diâmetro. É umedecida com água, dobrada e colocada profundamente na vagina, onde bloqueia a entrada dos espermatozoides no útero. A esponja contraceptiva também contém espermicida e está disponível para venda livre sem precisar ser ajustada por um profissional de saúde.
A esponja pode ser colocada na vagina pela mulher até 24 horas antes da relação sexual e oferece proteção durante esse período, sem importar a frequência de repetição do ato. Ela deve ser deixada no lugar por pelo menos seis horas após a última relação sexual e não deve ser deixada no lugar por mais de 30 horas. Em geral, nenhum dos parceiros percebe a sua presença depois de colocada.
A eficácia da esponja é menor que a do diafragma. As taxas de gravidez com o uso típico são de 12% para mulheres que nunca tiveram filhos e de 24% para mulheres que já tiveram.
Problemas relacionados ao uso são incomuns, mas incluem reações alérgicas, secura ou irritação vaginal e dificuldade para remover a esponja.
Espermicidas
Os espermicidas são preparações que matam o espermatozoide ao contato. Estão disponíveis em forma de espumas, cremes, géis e supositórios que são colocados na vagina antes da relação sexual. Esses contraceptivos formam uma barreira física contra os espermatozoides ao prendê-los e danificá-los. Dessa forma, eles impedem a fertilização do óvulo pelo espermatozoide.
A eficácia da maioria dos espermicidas é similar. Mesmo que usem os espermicidas como indicado , cerca de 19% das mulheres engravidam durante o primeiro ano de uso.
Visto que a eficácia dos espermicidas é limitada, indica-se que eles sejam utilizados junto com outro anticoncepcional de barreira, como um preservativo ou diafragma.
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/planejamento-familiar/contraceptivos-de-barreira
...