TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO E RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS PROBLEMATIZAÇÃO E RESOLUÇÃO NA EMPRESA LOPES & LOPES
Por: Állex Souza • 5/6/2015 • Trabalho acadêmico • 4.012 Palavras (17 Páginas) • 289 Visualizações
[pic 1]
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO E RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS
PROBLEMATIZAÇÃO E RESOLUÇÃO NA EMPRESA LOPES & LOPES
FEIRA DE SANTANA - BA
2015
PROBLEMATIZAÇÃO E RESOLUÇÃO NA EMPRESA LOPES & LOPES
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Técnica de Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança no Trabalho e Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas, ministrado pelos Professores: Márcia. Rosimeire Farias, Márcia Aparecida Jacometo, Bruna Caroline, como parte de avaliação referente ao bimestre em questão.
Orientador (a): Márcia Manuela Magalhães
FEIRA DE SANTANA - BA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. GAP DE DESLIGAMENTO E O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DO PESSOAL 5
2.1. O Mestre de Obras e Sua Importância 5
2.2. O Bom Planejamento do Recrutamento e Seleção 6
3. MAPEAMENTO DE CARGOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL 7
4. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO 12
4.1. A Qualidade de Vida no Trabalho 12
4.2 A Saúde e a Segurança no Trabalho 12
4.3. Treinamento 13
4.4. O Uso Eficaz e Adequado de EPI’s e EPC’s 14
4.5. Área de Vivencia 14
4.5.1. Instalações Sanitárias 14
5. ACORDO E SOLUÇÃO 15
6. CONCLUSÃO 17
7. REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
A construção civil é um dos ramos mais antigos do mundo. Desde que o homem vivia em cavernas até os dias de hoje, a indústria da construção civil passou por um grande processo de transformação, seja na área de projetos, de equipamentos, seja na área de pessoal.
Em decorrência das construções houveram-se diversas perdas de milhões de vidas, provocas por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, causadas principalmente, pela falta de controle do meio ambiente de trabalho, do processo produtivo e da orientação dos operários. Muitos desses acidentes poderiam ser evitados se as empresas tivessem desenvolvido e incrementados programas de segurança e saúde no trabalho, além de dar uma maior atenção à educação e treinamento de seus operários. Estes programas visam à antecipação, avaliação e o controle de acidentes de trabalho e riscos ambientais existentes ou que venha a existir no ambiente de trabalho.
No Brasil, há queixas de trabalhadores e sindicatos de certo descaso nas condições dos ambientes de trabalho, especialmente no que diz respeito à exposição dos trabalhadores a produtos químicos, ruídos e trepidações; jornadas de trabalho muito extensas com a realização de horas extras; submissão do trabalhador frente ao autoritarismo na organização do trabalho sem participação dos trabalhadores; demissão imotivada, decorrentes da inviabilização de reivindicações por melhorias; baixos salários; problemas sociais relacionados a diversos fatores existentes no cotidiano do trabalhador.
Na fase de execução da obra na qual é realizado o levantamento, reconhecimento e avaliação dos riscos, as medidas às condições de trabalho que por experiência de obras similares, são previstas.
A empresa em questão é uma construtora denominada Lopes & Lopes que possui uma obra inacabada. A construção de um viaduto que devido a um acidente envolvendo um funcionário, os outros colaboradores decidiram por paralisar as obras e reivindicaram por melhorias na segurança e melhores condições de trabalho e salário.
Os trabalhadores exigem reajuste imediato. E diante desta situação, o profissional de recursos humanos foi nomeado pela organização como porta voz e intermediador das negociações entre a organização, ministério do trabalho e o sindicato da categoria.
Este trabalho tem por objetivo demonstrar questões relacionadas à segurança e saúde no trabalho e técnicas que envolvem recrutamento e seleção. Também debate questões no que tange os direitos dos trabalhadores.
2. GAP DE DESLIGAMENTO E O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DO PESSOAL
2.1. O Mestre De Obras E A Sua Importância
A indústria da Construção Civil é intensiva em mão-de-obra. Apresenta um quadro de funcionários, bastante diversificados, composto por pessoas qualificadas, como engenheiros, arquitetos e técnicos, e por mão-de-obra.
Os profissionais que mais necessitam de maiores atenções no quesito demissão em relação à empresa em questão são os mestres de obras. Eles estão com um gap (lacuna) de desligamento bastante elevado e isso se da por uma falta de conhecimentos específicos por partes dos empreendedores em relação à saúde e segurança e aos direitos trabalhistas de cada trabalhador e que podem ser resolvidas ou amenizadas pela presença de um bom profissional que conheça essas questões e que possa está sendo um elo entre ambas as partes.
A empresa como sabemos está com dificuldades em diversos seguimentos, e principalmente por falta de mão de obra qualificada.
O mestre de obras é um dos profissionais que faz bastante diferença e é necessário para o bom desenvolvimento da obra desde o inicio até a sua conclusão.
O mestre de obras tem por finalidade fiscalizar e supervisionar a construção de uma determinada obra. Tem também o perfil de liderar a equipe dos operários envolvidos, e de manter os engenheiros e todos os demais profissionais informados sobre o andamento da construção.
Então, para que seja recrutado e selecionado profissionais qualificados e de acordo com o perfil, deveremos fazer uma breve análise e observar algumas questões que imprescindivelmente não podem faltar para o bom profissional da área:
- Ter experiência na área
- Boa comunicação
- Capacidade de liderança
- Noção de cálculos
- Noção de desenho técnico
Para que seja alcançada a eficácia no processo de recrutamento e seleção desses profissionais, iremos utilizar técnicas detalhas e criteriosas e também nos atentarmos as questões salariais.
Devemos nos atentar que alguns profissionais da área de construção civil e principalmente os mestre de obras não são valorizados no mercado, porém sua função é extremamente importante e indispensável para a construção civil.
...