TCC GESTÃO DE PESSOAS FINALIZADO
Por: Danny Gonçalves • 16/8/2019 • Artigo • 4.793 Palavras (20 Páginas) • 269 Visualizações
UM ESTUDO DE CASO QUANTO AO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE UMA LOJA DE VAREJO DE ELETODOMÉSTICOS DE GRANDE PORTE DA CIDADE DE PORTO VELHO – RO
Luiz Henrique de Souza Teixeira [1], Aline Ramalho Dias de Souza [2]
RESUMO: Este artigo tem como tema um estudo de caso quanto ao processo de recrutamento e seleção de uma loja de varejo de eletrodomésticos de grande porte da cidade de Porto Velho. O objetivo do trabalho é avaliar o processo de recrutamento e seleção de pessoal e apresentar sugestões de melhorias para a gestão de pessoas na organização e verificar se o processo de recrutamento está atingindo a atração de potenciais candidatos. A presente pesquisa é um estudo de caso com delineamento do tipo de estudo exploratório, que se caracteriza como pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, onde a coleta de dados deu-se através de entrevista em profundidade com o gestor da empresa. Optou-se por perguntas abertas e relacionadas ao método de Recrutamento e Seleção utilizado na contratação. Foram identificadas as necessidades de melhoria nos processos de recrutamento e seleção de novos colaboradores, para assim, diminuir o índice de rotatividade interno. Também foram observados alguns pontos falhos neste processo, e sugeridas algumas alterações visando à melhoria nas contratações, refletindo diretamente em seu desempenho.
PALAVRAS-CHAVE: Loja de varejo, Seleção de Pessoal, processo de recrutamento.
1 INTRODUCÃO
Atualmente as organizações estão cada vez mais em busca por melhores resultados oferecendo aos clientes produtos e serviços de qualidade, se mantendo atualizados e investindo em inovações para garantir o sucesso da organização. Mediante a um cenário competitivo, torna-se indispensável pensar na melhor forma de recrutar e selecionar em algumas organizações, especialmente nas empresas de pequeno e médio porte.
Em busca de obter o sucesso desejado, as organizações necessitam de ter um controle da quantidade de colaboradores, organização de horários e capacitação no trabalho para isso, é preciso um sistema de recrutamento e seleção eficaz. O tema do artigo é um estudo de caso quanto ao processo de recrutamento e seleção de uma loja de varejo de eletrodomésticos de grande porte da cidade de Porto Velho – RO e persiste a problemática . Qual a prática utilizada no recrutamento e seleção das organizações para atender as necessidades de perfil e retenção de Recursos Humanos desejada?.
A primeira hipótese levantada para averiguação desta problemática está associada ao sistema utilizado para a atração de candidatos à vaga, que pode não estar conciliável com o mercado no que se refere a salários e benefícios. A segunda hipótese apresentada é se o sistema de recrutamento que estão sendo empregados para divulgação de vagas, que pode não ser o mais adequado, tornando o processo seletivo de recrutamento mais demorado.
A última hipótese apresentada é se o método utilizado na seleção dos candidatos, a partir de entrevistas até os testes pelo RH está sendo realmente coerente a função empregada.
O artigo tem como objetivo geral avaliar o processo de recrutamento e seleção de pessoal e apresentar sugestões de melhorias para a gestão de pessoas na organização e verificar se o processo de recrutamento está atingindo a atração de potenciais candidatos a política de RH da empresa relacionado à remuneração e benefícios contribui de alguma maneira para a atração de candidatos em uma loja de varejo de moveis e eletrodomésticos da cidade de Porto Velho.
Para alcance do objetivo proposto a metodologia utilizada será através de um pesquisa que é um estudo de caso com delineamento do tipo de Estudo exploratório, que se caracteriza como pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, onde a coleta de dados se dará através de um questionário com perguntas abertas aplicado para o gestor de uma loja de varejo de grande porte que fica situada na Av. Mamoré, 415 - Conj. Jamari, Porto Velho - RO. A pesquisa justifica-se por procurar possíveis soluções para problemas que ocorrem no recrutamento e seleção da organização, com o intuito de avaliar juntamente a política atual que está sendo adotada pelo departamento de RH da instituição.
Um dos fatores que determinaram a escolha deste tema recrutamento e seleção de pessoas é a sua extrema importância para as organizações, onde a contratação de uma boa candidata e a política utilizada pela gestão de pessoas pode refletir positivamente e diretamente nos resultados e se obter melhores desempenhos, tendo como benefício profissionais extremamente capacitados e comprometidos com a organização.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Guimarães & Arieira (2005) diz que atualmente, o recrutamento e seleção de pessoal, refere-se a uma das mais importantes ferramentas de gestão de pessoas nas organizações. É através deste processo que as organizações estão observando a importância das pessoas que a compõem, não como meros funcionários, mas como parceiros de grande importância que a empresa se organize, anteriormente, traçando um planejamento estratégico e consistente para averiguar as deficiências e o quantitativo de pessoal que garantirão subsídios necessários para os processos de recrutamento e seleção.
Para Rocha (1997) essa importância quer dizer que antes da divulgação e antes do recurso ao mercado de trabalho, ou seja, antes de proceder ao recrutamento propriamente dito, é necessário efetuar um planejamento. sendo assim fica claro a importância do recrutamento e seleção de pessoal.
2.1 POLÍTICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Segundo Jones e George (2008) Toda instituição necessita estar bem preparada para encarar os desafios da competitividade, com dinâmica em busca pela segurança e durabilidade do negócio, com o intuito de atrair e reter os talentos necessários ao alcance de seus objetivos estratégicos de médio e longo-prazo. A busca incessante por recrutar e selecionar pessoal para as posições corretas pode ser considerado o principal padrão da atual gestão com pessoas.
De acordo com Drucker (2010), não existem decisões mais importantes dentro de uma organização do que as que envolvem pessoas: preencher vagas para um cargo, colocar pessoas em cargos e atribuições, promovê-las, despedi-las e assim por diante. Para o autor não importa com que cuidado as organizações contratem pessoas, elas não se sairão bem se forem colocadas em cargos que não são adequadas a elas. Isso esclarece de maneira geral a importância de uma política de recrutamento e seleção que esteja equiparada ao conjunto de valores instrutivos da empresa e dos potenciais candidatos.
...