TEORIAS ADMINISTRATIVA E ECONÔMICA E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Por: Daiana Queiroz • 15/6/2018 • Trabalho acadêmico • 4.640 Palavras (19 Páginas) • 347 Visualizações
TEORIAS ADMINISTRATIVA E ECONÔMICA E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Daiana Lopes Xavier de Queiroz
Tutor Externo Joldmar Duarte Bello
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB 0262) – Prática do Módulo I
18/06/2015
RESUMO
As teorias administrativa e econômica surgiram, ao longo da história, para organizar as práticas desenvolvidas nas organizações. Elas podem ser identificadas pelo nome, época em que surgiram e conceitos enfatizados. As principiais teorias administrativas, que também influenciaram a economia, são: Administração científica, da Burocracia, Clássica, Relações Humanas, Estruturalista, de Sistemas, Sociotécnica, Neoclássica, Comportamental, Organizacional, de Contingência e da Competitividade. Os principais pensadores que deram embasamento as teorias administrativas foram Frederik Taylor e Henri Fayol. Já voltado para a economia foi Adam Smith. Seus estudos surgiram para organizar a produção em massa que foi desencadeada pela Revolução Industrial, e até hoje podem ser comparados com a forma de organização de algumas empresas, a fim de enfatizar a importância dessa evolução para o desenvolvimento da sociedade. Com base na análise bibliográfica de diversos autores, por meio de livros, sites de pesquisa e trabalhos acadêmicos, conclui-se que a criação dessas teorias foram de extrema importância para o desenvolvimento social, pois contribuíram para a forma como as empresas mantem-se organizadas até hoje, ajudando-as a serem bem administradas e a terem uma produção mais eficaz e de qualidade.
Palavras-chave: Teorias administrativa e econômica. Desenvolvimento social. Organização.
1 INTRODUÇÃO
As teorias administrativa e econômica surgiram para direcionar e controlar todas as atividades que ocorrem nas organizações, tornando-se imprescindíveis para seu sucesso e crescimento. Elas evoluíram, e hoje podem ser identificadas em diversas organizações. Para um bom entendimento sobre as ideias que fundamentaram a forma de organização do mundo contemporâneo e o desenvolvimento da sociedade em geral, é indispensável a análise das teorias que lhes deram embasamento. Afinal, conforme Silva et al. (2014), teorias são um estudo que deve ser analisado e comprovado para explicar fatos reais através da ciência. Portanto, devemos entendê-las como um conhecimento adaptável e temporário, pois podem evoluir e transformar-se.
Identificar os principais pensamentos que deram embasamento para as teorias administrativa e econômica; enfatizar a importância da evolução dessas teorias para o desenvolvimento e forma de organização da sociedade em que vivemos e estabelecer relações dessas teorias com a realidade são os objetivos desse trabalho.
Primeiramente será abordado sobre os principais pensamentos administrativos, destacando seus principais enfoques na tabela 1. Já no segundo texto será analisado a importância dessas teorias para o desenvolvimento social.
...