TIPO DE RECRUTAMENTO E TÊCNICA DE SELEÇÂO
Por: Larice80 • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.063 Palavras (5 Páginas) • 348 Visualizações
TIPO DE RECRUTAMENTO E TÊCNICA DE SELEÇÂO
Recrutamento é uma atividade de atração, divulgação e de comunicação, portanto uma atividade tipicamente positiva e convidativa. Deve prontamente basear-se em três pontos básicos: rapidez, economia e qualidade. Assim, a escolha dos métodos e recursos a serem utilizados devem ser os mais econômicos, rápidos e qualidade possível.
Poe esse motivo, o recrutamento interno e a melhor opção, pois visa obter elementos originários da população dos funcionários da organização.
Para tanto, pode utilizar recursos como: indicador da chefia, indicação baseadas em resultados da avaliação de desempenho, inscrições abertas para posterior seleção.
2.3 TÊCNICAS DE SELEÇÃO
As velhas entrevistas de seleção de profissionais continuam as mesmas e as percepções do profissional responsável pela seleção ainda são decisivas. Na maioria das empresas a verdadeira seleção acontece no momento da entrevista. A técnica mais moderna e recomendável nesse caso de entrevista , seria a BRAIN TEASER (um tipo de entrevista quebra-cabeça) que foi desenvolvido por empresas de tecnologia dos Estados Unidos.
O recrutador faz perguntas ao candidato que não exigem respostas corretas, mas testam criatividade e a capacidade da pessoa em encontra solução rapidamente. Um exemplo: “ se você pudesse juntar dois estados brasileiros, quais seriam e por que?” ou “ Por que os bueiros são redondos?”. No entanto a novidades nas ferramentas utilizadas antes dos candidatos, chegar até a entrevista.
Veja um exemplo:
Analise de gestor ideal: também conhecido como, Manager Matching, que procura identificar pontos de aderência entre o colaborador e seu futuro gestor. O objetivo é que colaboradores possam buscar colaboradores com habilidades semelhantes ou complementares, resultados em uma equipe alinhado e unido. Este tipo de técnica pode aumentar significativamente a assertividade da contratação.
Deve-se ter cuidado também com as implicações legais de uma seleção conforme Dessler (2003), a legislação exige que a empresa faça uma avaliação sistemática e efetiva dos processos seletivos, garantidos, assim, que não esta discriminando injustamente nenhum candidato. Percebe-se, portanto, que a solução é uma atividade de escolha de opção e decisão, que objetiva solucionar dois problemas: a adequação do candidato ao cargo e sua eficiência no cargo proposto, ou seja, tem como função escolher entre os candidatos os que possuam as melhores condições de ajustar-se ao cargo.
GESTÃO DE PESSOAS
É a maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho. Para isso, a empresa se estrutura definindo princípios, estratégias, políticas e práticas ou processo de gestão.
Através desses mecanismos, implementam diretrizes e orienta os estilos de atuação dos gestores em relação com aqueles que trabalham. Desse modo, gestão de pessoas é entendida como um conjunto de atividades essenciais existentes em qualquer empresa tais como: atração, manutenção, movimentação, treinamento e desenvolvimento do pessoal de um grupo de trabalho. Interessa-se também pela procura, desenvolvimento, remuneração, interação e manutenção de pessoas de uma organização, com a finalidade de contribuir para que a mesma atinja suas metas ou objetivos.
Cada organização em particular estabelece seu próprio sistema de recrutamento e seleção diante de suas necessidades.
...