TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA DISCIPLINA REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS

Por:   •  19/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA

DIONE DO AMPARO MOTA

TRABALHO DA DISCIPLINA REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS

MARICÁ - RJ

2018


1- Qual a principal diferença entre a Previdência Social e a Previdência Privada?

Previdência Social é um seguro oferecido pelo governo, no qual garante uma renda ao contribuinte e também a sua família, substituindo sua renda quando se perde a capacidade de trabalhar em virtude de doenças, acidentes, desemprego, gravidez, prisão, idade avançada ou morte. A Previdência social oferece vários benefícios que juntos garantem tranquilidade quanto ao presente e em relação ao futuro assegurando um rendimento seguro. Mas para ter direito aos benefícios pagos pela previdência social e garantir essa tranquilidade, é necessário inscrever-se e contribuir para a mesma mensalmente.

A Previdência Social é administrada pelo próprio governo. Portanto, é pública. Todo trabalhador brasileiro é automaticamente um assegurado da Previdência Social.

Já a Previdência Privada é um sistema que tem como objetivo acumular recursos que garantem uma renda mensal no futuro ao contribuinte, especialmente no período que deseja parar de trabalhar. A Previdência Privada, também conhecida como Previdência Complementar é administrada por instituições privadas. É considerada uma forma de renda extra que o contribuinte terá ao se aposentar, além da Previdência Social. Em virtude de o valor da aposentadoria oferecida pelo governo ser cada vez menor, muitos contribuintes adquirem um plano de previdência privada, a fim de garantir uma renda razoável no término de sua carreira profissional. A Previdência Privada pode ser: aberta ou fechada.

A modalidade fechada é aquela representada pelos fundos de pensão, por exemplo, que são investimentos previdenciários somente acessíveis a determinados grupos. O do tipo aberto é aquele administrado por bancos, em que qualquer pessoa interessada pode realizar a contratação.

No caso da previdência aberta, existem dois tipos de planos: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre)

O PGBL é indicado para contribuintes que fazem a declaração do Imposto de Renda (IR) pelo modelo completo, pois assim poderão se beneficiar com o diferimento de até 12% da base do IR. A incidência do imposto ocorre sobre o valor do resgate, incluindo o montante investido e os rendimentos da aplicação. Quando for sacar esse dinheiro, pagará o imposto sobre o valor total resgatado ou sobre a renda recebida. Ou seja, o dinheiro que você investiu e também o rendimento dele.

No VGBL, não há diferimento de IR, mas o plano apresenta vantagens para aquelas pessoas que pensam a longo prazo, uma vez que só haverá o pagamento do imposto sobre os rendimentos ganhos, não incluindo os aportes financeiros. Que não utiliza a declaração do IR pelo modelo completo, também deve preferir o plano VGBL. Nesse caso, o investidor não pode abater suas aplicações feitas ao longo do ano no imposto de renda. Mas, quando for sacar o dinheiro, pagará imposto apenas sobre o valor dos rendimentos e não sobre o valor total acumulado.

Independentemente do tipo escolhido, a previdência complementar se mostra como boa opção de investimento para o seu futuro, já que poderá manter o seu padrão de vida, deixando você e sua família mais tranquilos. E o mais importante: não dependendo somente do governo e das constantes mudanças que acontecem com a previdência social.

Com base nas informações apresentadas, agora é possível compreender todas as diferenças entre previdência social e privada.

A primeira é que a previdência social é obrigatória para todos os trabalhadores formais. Enquanto isso, a previdência complementar é opcional.

Outra diferença diz respeito aos custos envolvidos, no INSS, não há taxas. No caso da previdência privada, é cobrada uma taxa de administração pela instituição financeira. Alguns fundos também cobram taxa de carregamento. Como o mercado é livre, você pode pesquisar a melhor opção de previdência privada de acordo com as taxas.

Na previdência social, algumas pessoas contribuem para que outras possam receber benefícios, baseado no pacto entre gerações. Nessa sistemática, um indivíduo pode contribuir pouco e acabar recebendo um benefício grande.

Já na previdência privada, a pessoa recebe os valores por ela investidos. Caso tenha feito um investimento significativo, terá um bom benefício; caso contrário receberá um valor pequeno.

Por fim, a expansão do mercado e da concorrência entre instituições financeiras está melhorando a qualidade dos planos de previdência privada e proporcionando custos menores para os investidores.

2- Qual a importância e o principal objetivo da realização da pesquisa salarial?

A gestão de Recursos Humanos de uma empresa, entre todas as suas obrigações com relação ao quadro de pessoal, não pode deixar de lado a administração de cargos e salários, buscando manter um equilíbrio entre os salários oferecidos pelo mercado e os praticados dentro da própria empresa.

Para isso, a ferramenta a ser utilizada é a Pesquisa Salarial.

A Pesquisa Salarial, no entanto, é o estudo realizado para verificar o comportamento salarial que está sendo praticado no mercado, em determinado cargo específico de uma empresa. O objetivo da pesquisa salarial é aferir dados dos salários e benefícios e compará-los com os praticados pelo mercado.

A Pesquisa salarial é responsável por fornecer elementos(dados) importantes para a composição de critérios da política salarial a ser praticada pela empresa, poies é por meio dela que obtemos o equilíbrio externo e interno, uma vez que os dados encontrados no mercado são utilizados para construção das faixas salariais da empresa.

A Pesquisa Salarial também é fundamental no momento da implantação do plano de Cargos e Salários e, geralmente é realizado uma vez por ano, para acompanhamento dos salários do mercado de trabalho.

Como funciona a pesquisa salarial

Para a realização de uma pesquisa salarial confiável é necessário que a empresa solicitante ofereça os subsídios para a pesquisadora, dando-lhe os parâmetros necessários para a realização do trabalho.

Assim, o primeiro passo para a pesquisa salarial é estabelecer um diagnóstico inicial da situação da empresa, com a compreensão da situação, a estrutura da organização, os objetivos para a pesquisa e a definição das outras etapas do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com