TRABALHO DA DISCIPLINA TOPICOS DE ATUAÇÃO PROSSICIONAL
Por: willrc • 3/4/2016 • Trabalho acadêmico • 939 Palavras (4 Páginas) • 424 Visualizações
UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA
TRABALHO DA DISCIPLINA TOPICOS DE ATUAÇÃO PROSSICIONAL – EM
WILLIAN RODRIGO DE CASTRO
COMUNICAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ENGENHARIA MECÂNICA
Campinas
2015
WILLIAN RODRIGO DE CASTRO – B079IC8
TRABALHO SUBMETIDO AO PROFESSOR MÁRIO SILVA, REFERENTE À DISCIPLINA TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROSSICIONAL – EM DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA, DA UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP DE CAMPINAS, COMO PARTE DE AVALIAÇÃO NECESSÁRIA PARA OBTENÇÃO DE NOTA P2.
Campinas
2015
Capítulo I
INTRODUÇÃO
1.1 A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA ENGENHARIA MECÂNICA.
A comunicação na engenharia é de extrema importância para o crescimento da área, visto que este tipo de prática é essencial para a transição de conceitos técnicos e visual que garante uma informação segura a quem recebe.
1.2 OBJETIVOS
O trabalho apresentado tem como objetivo demonstrar a comunicação que se exerce principalmente na formulação de catálogos, e meios de comunicação técnica, onde o mesmo em seu corpo instrutivo abrange um visual atrativo e estratégia das empresas em se mostrar melhor que as concorrentes.
1.3 JUSTIFICATIVAS
O trabalho a seguir foi realizado na área de Engenharia de Processos, o mesmo foi de grande importância para o aprendizado, conceito profissional e de suma importância pessoal, onde o aprimoramento através de treinamentos, acompanhamento direto do supervisor do setor de engenharia de processos e liberdade para realizar toda pesquisa necessária para a obtenção de dados e concretização do projeto, somente agregaram.
1.4 ESCOPOS DO TRABALHO E CONDIÇÕES DE CONTORNO.
O contexto abordado foi realizo através de pesquisas pelo site do governo CAPES.gov, onde foram comparadas algumas pesquisas a cerca do tema “Comunicação de conhecimentos na Engenharia Mecânica”.
Portanto, depois de levantado os focos das mesmas, o presente trabalho foi desenvolvido, com a intenção de melhor proposta para catálogos desenvolvidos pela engenharia, onde, essas nem sempre são fieis ao que propõe.
1.5 METODOLOGIA
- 1º FASE
Consistiu na realização do levantamento de dados e pesquisas bibliográficas através de artigos, livros e teses sobre o enredo abordado para estudo, pelo site CAPES.gov.
O site do CAPES.gov, um portal de pesquisas do governo, disponibiliza em sua face, acervos que abrange todos os tipos de pesquisas didáticas, como: teses, doutorados, revistas eletrônicas, entrevistas e reportagens disponibilizadas em diversas áreas e idiomas.
- 2º FASE
Esta etapa foi desenvolvida através do levantamento de dados citados pelo tema, e direcionado o foco de cada tema pesquisado.
- 3º FASE
Nesta presente fase, foi desenvolvido um resumo a um tema, e apresentado a opinião do autor deste presente trabalho.
- 4º FASE
E por fim, conclusões do tema escolhido para pesquisa.
Capítulo II
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Como já dito, a base para estudo vem portando de pesquisas, já publicadas pelo site CAPES.gov.br, e retirado outro tema onde o mesmo foi discutido.
A seguir estão os temas pesquisados para o início da pesquisa.
Tema 1: Planejamento da gestão da comunicação em projetos globais: uma proposta de modelo de plano de comunicação para desenvolvimento de propulsores a diesel
Este trabalho apresentado por Kleber Pereira Gonzales, da Faculdade Estadual de Campinas UNICAMP, demonstra que a grandes falhas na comunicação de projetos principalmente das partes de interesse quanto a limitações de prazos, qualidade do produto que se deseja e custos dos mesmos.
Gonzales, elabora um modelo de gestão de comunicação entre projetos globais para propulsores, prevendo uma melhor conscientização e planejamento sobre a comunicação.
O foco do autor em propor seu modelo de gestão, foi satisfatoriamente demonstrando que para o desenvolvimento de propulsores a diesel os requisitos necessários de informações dos clientes foi tratado de forma ordenada, conforme foi elaborado o projeto, chegando assim, que no fim estas informações estejam de acordo com o requerido.
Concluindo- se que a grande dificuldade em gestão de projetos tendo em conta a comunicação, está na distância entre os envolvidos, diferença de organizações e culturais. Portanto, com o modelo desenvolvido, houve a atenuação entre as principais conflitos durante o projeto.
...