Tendências em recrutamento e seleção
Por: Tainá Batista • 23/4/2015 • Trabalho acadêmico • 545 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
Tendências em recrutamento e seleção
Redes sociais
São grupos ou espaços específicos na internet que permitem compartilhar dados e informações, de caráter geral ou específico, das mais diversas formas (textos, arquivos, imagens, fotos, vídeos, etc)
Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário: uma coleção de fatos sobre o que ele gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão, fotos ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar .
Com a crescente popularização da internet, o número de pessoas conectadas e usuários de tais redes sociais tende a aumentar e, com ele, o número de informações pessoais que passam a circular na web. Dentre tais informações, podemos citar: rede de amigos, principais atividades realizadas, conduta no dia-a-dia, comunidades associadas, comentários e fotos.
Com tantos dados disponíveis, recrutadores de empresas observaram que o monitoramento em mídias sociais é uma das mais valiosas ferramentas de pesquisa para conhecer o perfil do profissional que estão contratando.
Cabe, portanto, a cada usuário usufruir de sua liberdade de expressão com responsabilidade, passando, sempre que possível, uma boa imagem nas redes de relacionamento.
As mais populares no Brasil são: Orkut, Flickr, Facebook, Twitter.
Há tbm as mais “profissionais” como: linkedIn, Plaxo, Naymz, Branchout e indica.
A empresa pode utilizar as redes sociais para divulgar suas oportunidades de trabalho, pode aproveitar o canal de comunicação para apresentar suas politicas e processos, cultura, objetivos organiacionais, interesses e desafios, atraindo alguns tipos de candidatos e afastando aqueles que não se identificam com a companhia.
Obter de referências sobre os candidatos, avaliação do “valor” desse profissional e possibilidade de escolhas variadas, em menor tempo, com maior abrangência geográfica e menor custo.
Seleção por competências
Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho em um determinado cargo.
Conhecimento (SABER) Domínio cognitivo – Informações assimildadas pelo individuo ao longo da vida
Habilidade (SABER FAZER) Domínio Psicomotor – Capacidade de fazer uso do conhecimento
Atitude (QUERER FAZER) Domínio afetivo – Predisposição em relação a um curso de ação
CHA -> CHAR
Mapeamento das competências técnicas e comportamentais de acordo com as descrições da vaga em aberto.
Agrupamento de similaridade e atribuição de frequência de “aparição” dos indicadores comportamentais.
Já com os grupos de competências do cargo identificados e graduados pode-se aplicar a entrevista comportamental cujo objetivo é identificar, no perfil dos candidatos, comportamentos específicos que são pré-requisitos para ocupar o cargo em questão.
As perguntas da entrevista podem ser abertas, específicas, situacionais e relacionadas a fatos passados. O objetivo dessas perguntas é viabilizar respostas com um SAC completo (Situação, Ação e Consequências)
...