TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Instrumentos e Técnicas

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1 de Instrumentos e Técnicas

No processo de passagem da teleologia a causalidade posta, a presença marcante de dois elementos indissociáveis que e a posição dos fins e a busca dos meios. Com isso foi situada a categoria da alternativa como mediadora desse processo, como a categoria que faz a passagem da possibilidade a realidade, ou seja, só a alternativa daquela pessoa que pões em movimento o processo da execução material através do trabalho pode efetivar essa transformação da potencialidade em um ser.

A alternativa que encontra-se presente tanto na posição dos fins  quanto na busca dos meios, uma vez que implica escolhas. E nessas Escolhas entre as finalidades que tenham condições concretas de se efetivarem e escolhas entre os objetos que podem ser os meios para concretização das finalidades postas.

Na categoria da alternativa, posso constatar que expressa dentro de si um caráter teórico, ético, político e operacional. Um caráter teórico porque cada práxis e imediatamente dirigida para alcançar um determinado fim concreto, um caráter ético-político porque o homem e capaz de agir com consciência e liberdade, criando alternativas de valor, escolhendo entre essas alternativas e adicionando esses valores em suas finalidades e com isso temos também um caráter operacional porque nesse processo, são as alternativas que permitem a passagem da possibilidade á efetividade.

Os valores são encontrados em várias perspectivas, tais como a lógica, a da estética, a da moralidade, a da ciência, a da religião, da economia. A perspectiva da moralidade pertence ao plano da ética, cabendo a esta entender os fundamentos dos valores que regem o comportamento moral.

Temos á busca dos meios tem uma especificidade. E por meio dela que a finalidade ideal se aproxima da finalidade real, ela é a responsável pela operacionalização da ação, encontrar os meios aponta para a necessidade de aplicá-los, o que faz emergir outra dimensão, a técnico-operativa. E buscando os meios para tornar ato a finalidade que o homem se depara com a necessidade de conhecer recursos disponíveis que contribuam para a efetivação da ação e de criar habilidades pertinentes ao trato desses recursos.

No pensamento de Marx, se referindo-se estritamente ao trabalho, o meio de trabalho é uma coisa ou um complexo de coisas, que o trabalhador insere entre si mesmo e o objeto de trabalho e lhe serve para dirigir sua atividade sobre esse objeto. Ele utiliza as propriedades mecânicas, físicas, químicas das coisas, para fazê-las atuarem acorrem como força sobre outras coisas, de acordo com o fim que se mira.

Teoria Social de Marx faz com que seja fundamental para o assistente social comprometido com a transformação social, mas não esgote uma pratica profissional interventiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com