Trabalho de Politicas Publicas
Por: 250719 • 18/3/2016 • Dissertação • 1.985 Palavras (8 Páginas) • 299 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
GESTÃO PÚBLICA
4º SEMESTRE
IRAILDES RODRIGUE DE MOURA RA 6301181969
MARISTELA REGINA FERREIRA RA 3812646711
ERENICE VENÂNCIO FERREIRA CHAVES RA 1299872948
HUMBERTO DE PAULA SOUZA JUNIOR RA 1299174020
HUDSON ASSIS DE SOUZA RA 3876766048
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
POLÍTICAS PÚBLICAS.
PROFESSOR(A) EAD. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL – IRINEU AMARO VITORINO
PROFESSOR-TUTOR EAD LEONARDO TAKAMASA OTSUKA
Belo Horizonte – MG
2013
SUMÁRIO
1. Introdução----------------------------------------------------------------------------- 03
2. Apresentação do Problema------------------------------------------------------- 04
3. Apresentação da Solução---------------------------------------------------------- 06
4 - Considerações Finais-------------------------------------------------------------- 08
5 - Referências Bibliográficas-------------------------------------------------------- 09
1. INTRODUÇÃO
As sociedades modernas têm, como principal característica, a diferenciação social. Isto significa que seus membros não apenas possuem atributos diferenciados (idade, sexo, religião, estado civil, escolaridade, renda, setor de atuação profissional, etc), como também possuem idéias, valores, interesses e aspirações diferentes e desempenham papéis diferentes no decorrer da sua existência. Tudo isso faz com que a vida em sociedade seja complexa e freqüentemente envolva conflito: de opinião, de interesses, de valores, etc. Entretanto, para que a sociedade possa sobreviver e progredir, o conflito deve ser mantido dentro de limites administráveis. Para isto, existem apenas dois meios: a coerção pura e simples e a política. O problema com o uso da coerção é que, quanto mais é utilizada, mais reduzido se torna o seu impacto e mais elevado se torna o seu custo. Então resta a politica.
São muitas as definições de politicas publicas divulgada pelo campo de analise de politicas do século XX. Todas as definições de certo modo refletem um entendimento de politica que restringe ao aparato governamental.
As politicas publicas tem seus ajustes ou alterações em conformidade com a contextualização da sociedade e as demandas dela.
Como base do nosso trabalho, escolhemos a cidade de Itabira que é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte e Microrregião de Itabira e localiza-se a nordeste da capital do estado, à 110 km . Ocupa uma área de 1 254,49 km², sendo que 112,43 km² estão em perímetro urbano, densidade demográfica (hab;Km2) 87,57 e sua população foi estimada em 2012 em 110 663 habitantes, Há 102.097 moradores na sede e 7.454 habitantes na zona rural do município sendo então o 24º mais populoso do estado.
Como qualquer cidade brasileira existem vários problemas para serem vistos, mas iremos focar na Educação.
2. APRESENTAÇAO DO PROBLEMA
Educação é um problema muito serio, pois sem uma boa base não conseguimos desenvolver nenhuma profissão
Hoje em Itabira temos 16 escolas publicas, entre estadual e municipal e mesmo assim não atende de maneira satisfatória, pois cada vez mais as mães precisam trabalhar e com isso nem sempre conseguem acompanhar tão de perto o dia a dia dos seus filhos, como as atividades para casa, pesquisas e estudos num modo geral.
Com isso acabamos gerando dois problemas graves, a qualidade do ensino e a falta de ocupação com algo produtivo por parte das crianças, a maioria das escolas são meio período, permitindo assim que metade do dia as crianças fiquem improdutivas, pois uma criança sozinha dificilmente vai buscar um caderno ou um livro para estudar, sem que haja um adulto por perto.
Além das crianças, também temos o problema dos adultos analfabetos ou semianalfabetos que também precisam de apoio e incentivo para voltar aos estudos, pois isso mexe diretamente com sua alto estima, deixando os mesmos frustrados e desanimados, além de não conseguir um emprego com bom salario, pois o mesmo fica sem qualificação.
De acordo com o IBGE, em 2010 existiam 6.554 pessoas analfabetas de 15 anos ou mais, cerca de 9,3% da população da mesma idade. Transformando isso num serio problema.
A secretaria responsável por nos apoiar na solução dos problemas relatos acima é a Secretaria Municipal de Educação e Cultura;
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem por finalidade coordenar a formulação e a execução das políticas educacional e de cultura do Município.
Atribuições
Compete à Secretaria Municipal de Educação e Cultura:
I - planejar, organizar, dirigir e executar as atividades relacionadas com a educação e cultura no âmbito do Município;
II - elaborar o Plano Municipal de Educação, tendo em vista o desenvolvimento do ensino no Município;
III - promover a articulação e a integração das ações da administração pública municipal, com vistas à universalização, a inclusão social e a melhoria da qualidade do ensino;
IV - oferecer educação básica em todos os níveis e nas modalidades de educação especial e educação de jovens e adultos;
V - coordenar as atividades de organização escolar nos aspectos legal, administrativo, financeiro, e na manutenção da estrutura física e suprimento material;
VI - desenvolver e coordenar as atividades de implementação da política pedagógica no Município;
VII - desenvolver e coordenar o acompanhamento e supervisão das atividades do Sistema Municipal de Ensino;
VIII - desenvolver e coordenar a implementação de políticas de formação continuada, destinadas ao aperfeiçoamento dos profissionais da educação;
...