Tributos de lideranças
Por: HELOjesus • 20/3/2017 • Trabalho acadêmico • 876 Palavras (4 Páginas) • 231 Visualizações
Liderança – É a condução de um grupo de pessoas transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar a influencia os liderados, de forma ética e positiva para que contribuam para alcançar os objetivos da equipe e da organização.
Traços de um líder – Ambição e energia/ Desejo de liderar/ Honestidade e Integridade/ Autoconfiança/ Inteligência / Elevada capacidade de auto monitoramento.
Grade gerencial – É uma fermenta muito usada em treinamentos gerenciais por causa da sua capacidade de síntese das teorias comportamentais.
Notas da grade gerencial – 1,1 gerencia empobrecida ->a preocupação mínima com a produção com as pessoas caracteriza o líder que desempenha uma gerencia empobrecida. 1,9 Gerencia de clube de campo -> a preocupação máxima com as pessoas e mínimo com a produção caracteriza o líder que faz do ambiente do trabalho um clube campestre. 9,1 Gerencia de tarefas (produção) -> preocupação máxima com a produção e mínima com as pessoas caracteriza o líder que a utiliza de autoridade para alcançar resultados. 9,9 Gerencia em equipe -> é o ponto de busca o gerente saber gerenciar o grupo com equilíbrio, pessoal e produção, um bom líder.
Duas formas de ser líder: Poder de posição -> é a nomeação, é você ter autoridade e responsabilidade. Poder pessoal -> é o quanto a pessoa cria um clima de trabalho favorável, equilíbrio entre poder de posição e o poder pessoal será um grande líder.
Liderança situacional- a essência das teorias das lideranças situacional é a ideia de que, para ser, o estilo tem de ser apropriada a situação.
Estilos da liderança situacional - Diretivo – o líder diretivo especifica as tarefas e define as metas. Alta orientação para tarefa e baixo orientação para relacionamento/ Persuasivo é o líder compreensivo, é amigável e preocupado com as necessidades dos funcionários, orientação para a tarefa e começa a persuadir as pessoas incentiva as pessoas/ Participativo é democrático, consultando as funcionarias e descentralizando a tomada de decisão. Grau baixo da tarefa e forte estimulo na participação das pessoas no trabalho /Delegador desafia os subordinados com objetivos ambiciosos e espera que desempenham sua funções com o sucesso, baixo grau de orientação para tarefa e baixa grau de orientação para relacionamento.
Indicadores que influencia a liderança – competências fundamentais, liderança, gestão de conhecimento, mudanças na estrutura organizacional, inovação, custo de produção. Esses indicadores é um diferencial competitivo no mercado, no qual interferem na postura do líder.
Competência - è a ação ( saber agir) , ou seja saber buscar conhecimento no trabalho. Recurso - é potencialidade. Sua importância depende do que é mais importante, a situação, no qual a verifica o: Valor: é o desempenho viabilizado pela competência. Sustentabilidade: é o recurso difícil de entrar, é o recurso durável. Versatilidade: è o recurso que permite acesso a varias áreas de produtos ou ate mesmo de mercado, tem o seu com inovação.
Competências gerenciais básicas para liderança – comunicação verbal e escrita- manter a formalidade, capacidade de resolução do problema, planejamento e organização, formação de equipe, gerenciar equipe, uso de autoridade com o senso de responsabilidade, sensatez, conhecimento técnico, disposição e energia, iniciativa ética.
Alicerce da liderança – Coragem e ousadia- coragem para tomar decisões no qual envolve risco , ou seja, é saber a hora de decidir com ousadia , ou seja, tomar uma decisão com risco. / multiplicação da visão visão de liderança se adaptando com suas situações , ou seja , agir de acordo com a visão da empresa. / formação de lideres as empresas necessitam de formação de líder, pois para um líder tem que ter características técnicas de acordo com a politica da empresa, porém a maioria das empresas vão se preocupa com isso.
...