UM ESTUDO COM A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE TOTAL
Por: Suzy Matsuura • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.124 Palavras (13 Páginas) • 423 Visualizações
1 - INTRODUÇÃO
1.1 - APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A ISOLET Indústria e Comércio Ltda. é uma empresa pertencente ao Grupo FAMASE Administração, Comércio e Representações Ltda.
Foi incorporada em meados de 1982, ocasião em que se dedicava exclusivamente à produção de isoladores elétricos de baixa tensão moldados em resina poliéster.
Logo em seguida, a empresa iniciou projetos relativos à fabricação de isoladores e buchas de passagem injetados em epóxi com aplicações que alcançam a classe de 36kV.
Paralelamente, foi transferida também a tecnologia de fabricação de relés de tempo e proteção, anunciadores de alarme e fontes de alimentação com aplicação muito ampla na linha de painéis, quadros gerais de distribuição de energia, armários, processos de automação industrial, entre outros.
Em Agosto de 1994, a ISOLET adquiriu a fábrica de Transformadores de Corrente e Potencial da Westinghouse - Divisão Blindex, empresa situada entre as líderes deste segmento em nosso país. Tão logo assumidas as instalações, as atividades produtivas e a própria tecnologia de fabricação destes novos produtos, iniciou a retomada do mercado e hoje se constitui em nossa principal atividade produtiva.
No dia 13/06/01, foi assinado entre a FAMASE e a AEG Kondesatoren und Wandler GmbH, com sede em Berlim, na Alemanha, um contrato de transferência de ações da ISOLET mediante a um plano de investimentos em equipamentos e transferência tecnológica financiado pelo novo parceiro alemão. Tendo em vista que a parceria alemã somente contemplava participação na divisão de transformadores, as empresas foram divididas sob os nomes ISOLET AEG e ISOLET Isoladores, momento em que se iniciou a procura de um parceiro estratégico para cooperar com a divisão de isoladores.
Após a mudança em 17/08/02 das empresas do Grupo FAMASE para um condomínio industrial construído pelo próprio grupo na cidade de Itu, a 80 km de São Paulo, a ISOLET Isoladores assinou em 15/09/02 um contrato de cooperação tecnológica com a empresa Austríaca KUVAG GmbH, para a fabricação de isoladores em epóxi, com a tecnologia APG - Automatic Pressure Gelation.
Em 01/04/05, as empresas voltaram a operar conjuntamente sob o nome ISOLET Ind. e Com. Ltda.
Hoje a principal atividade da empresa é a produção de transformadores, que representam 85% do faturamento anual. É nessa atividade também, que a empresa encontra algumas dificuldades com a efetivação dos pedidos, produção e logística, devido à complexidade dos procedimentos ao longo das etapas.
A empresa conta com nomes de destaque em sua carteira de clientes, como o Grupo ABB, SCHNEIDER ELETRIC, CPFL, ELETROPAULO, CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), CEMAT (Companhia Energética de Mato Grosso), SIEMENS, EATON, MIB, além exportar parte da sua produção para Espanha, Colômbia, Estados Unidos e Alemanha.
1.2 - OBJETIVO
O estudo proposto está focado na área dos transformadores especificamente, e tem por finalidade revisar os processos de implantação de pedidos na empresa, desde a confirmação dos mesmos pelos clientes até sua liberação para a produção, de forma a simplificar os procedimentos, eliminar desperdícios e diminuir o tempo de entrega.
O objetivo do estudo é identificar em que parte do processo a incidência de atrasos é maior, analisar suas possíveis causas e procurar eliminar os problemas identificados.
Para a análise serão utilizadas ferramentas de controle da qualidade total, de forma a atingir o objetivo de melhoria do processo, haja visto que o tempo despendido no mesmo está incluso no lead-time de entrega do produto, que algumas vezes deixa de ser cumprido em função de atrasos, sendo que parte destes têm origem neste processo de implementação dos pedidos.
1.3 - IMPORTÂNCIA DO ESTUDO REALIZADO
A empresa mantém hoje, diversos contratos de fornecimento com as principais concessionárias de energia elétrica do país, estatais e privadas, que quase na sua totalidade adotam políticas rigorosas no que se refere às cláusulas determinadas nestes contratos.
As punições previstas nas cláusulas especificadas nos contratos variam de multas incorridas pelo fornecedor à redução ou até mesmo suspensão do fornecimento ao órgão prejudicado, além da perda de credibilidade gerada por esse tipo de inconveniente.
As multas praticadas pelas concessionárias levam em consideração cada dia de atraso na entrega, gerando significativos prejuízos ao fornecedor, uma vez que os contratos com estas empresas advém de licitações. Desta forma, o preço dos produtos deve ser reduzido para que a empresa tenha competitividade.
Muitas empresas privadas deste setor selecionam seus fornecedores de acordo com o tipo de relacionamento mantido com as concessionárias, pois estas são as maiores consumidoras deste mercado. Sendo assim, a falta de credibilidade proveniente das concessionárias pode dificultar a abertura de novos mercados e o desenvolvimento de novos clientes.
2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De acordo com BROCKA (1994; 211) “... a ferramentas organizacionais auxiliam na coleta, classificação e apresentação das informações. Elas forçam a procura de um problema de acordo com vários pontos de vista”. O autor (1994; 211) cita diagramas de causa e efeito como a ferramenta para identificação de relacionamentos, técnicas de apresentação de dados e a análise de Pareto na identificação da causa fundamental e cartas de controle como forma de revisão das análises anteriores.
A idéia principal de BROCKA (1994; 211) é que essas ferramentas sejam particionadas e articuladas a fim de abordar os problemas de forma mais específica, e cita, como exemplo, um fluxograma que representa uma companhia completa. Uma vez este fluxograma particionado em subdiagramas, poderá representar os setores da companhia, e como conseqüência, suas especificidades.
2.1 - Diagrama de causa e efeito
O diagrama de causa e efeito, também conhecido como diagrama de Ishikawa ou diagrama espinha de peixe, é utilizado para classificar e representar graficamente as causas de um problema.
...