UMA HISTÓRIA NA PINACOTECA DE SÃO PAULO
Por: sasakim99 • 30/8/2018 • Resenha • 695 Palavras (3 Páginas) • 322 Visualizações
ACH3554 – Estado, Burocracia e Políticas Públicas
Profª Cecília Olivieri
Sabrina Jin Ha Kim
N° USP: 10258066
RESENHA – ARTE NO BRASIL: UMA HISTÓRIA NA PINACOTECA DE SÃO PAULO
O texto apresenta o processo de construção e implementação da exposição “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”. Após estudos e observações, foi constatado que o segundo andar do museu em questão encontrava-se em condições inferiores às instalações responsáveis por sediar exposições temporárias.
O projeto tinha como objetivo aplicar o mesmo padrão de excelência ao piso superior, onde localizava-se “o centro do museu”, expressão usada no texto, como também possibilitar leituras e realizar revisões. Esse processo de elaboração teve 3 etapas até a efetiva implementação.
A primeira etapa trata da “Avaliação da exposição anterior”: foram recolhidos depoimentos de educadores do Núcleo de Educativa, atendentes de sala, conversas sobre o acervo e pesquisa junto ao público visitante que debateram obstáculos tais quais formas de melhor reconhecimento de matrizes culturais pelos usuários, sugestões de manutenção, perguntas sobre historicidade, dificuldade na leitura das etiquetas da obra, visitantes que não seguiam o percurso sugerido pelo museu, dificuldade compreensão como uma narrativa contínua, falta de bancos, má iluminação e posicionamento muito alto de quadros.
Também foram sugeridas soluções como estratégias para ativação do acervo, textos e etiquetas mais curtos e objetivos.
A segunda etapa é a “Confecção da maquete do segundo andar”, que com uma parceria entre a Pinacoteca, responsável por recursos para a compra de materiais, e o LAPAC da Unicamp, disponibilizando equipamentos de laboratório e mão de obra, elaboraram uma maquete física.
Por fim, a “Constituição do Grupo de Trabalho”, com encontros quinzenais durante um semestre, validaram proposta, planejaram atividades, discutiram reformas de sala, entre outros assuntos pertinentes à realização do projeto.
O segundo andar foi fechado para o público em dezembro de 2010 e, em 10 meses, foram removidos carpetes, com instalação de um novo piso, construção de paredes e painéis, informações, textos, etiquetas e guias nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, etc.
Essa reestruturação do piso superior visou proporcionar ao visitante uma exposição qualificada com suas obras, abrindo possibilidade de interpretações às peculiaridades do processo brasileiro.
RESENHA – DISCUTINDO ARTE: UMA INTRODUÇÃO
Este texto traz logo no início a tentativa de conceituar o que chamamos de “arte” nos dias de hoje, porém ela não é definitiva, absoluta ou mutável, ela tem de ser conhecida assim quando a funcionalidade de sua produção é artística.
Com o Renascimento tivemos o reconhecimento de artistas, bastante comparados a cientistas, visto que tinham suas ideias, obras e objetos fundamentados na perspectiva matemática, na observação e estudo da natureza.
Anteriormente a época citada, não existia arte, sendo apenas conhecida como a “era da imagem” e, por estarmos tão imersos nessa era da arte, há dificuldade de imaginarmos as produções não-artísticas em seu contexto de origem, porém a transferência delas ao mundo da arte gera a exclusão de um grupo maior de objetos, que serão conhecidos como documentos e testemunhos materiais.
...