Um Desafio Profissional
Por: nataliafonseca89 • 12/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.989 Palavras (8 Páginas) • 242 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINAS: ECONOMIA/TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
BIANCA RODRIGUES DA SILVA RA:1299261543
MÁRCIA CÂNDIDA FERREIRA SILVA RA: 9904005712
MÁRCIA PACHECO DA MOTA RA:8362796991
NATÁLIA FONSECA RA:8977219254
DESAFIO PROFISSIONAL
Tutor: Wanderson Bittencourt
Belo Horizonte
2014
Sumário
1 - INTRODUÇÃO 2
2- SITUAÇÃO ECONÔMICA DA EMPRESA 3
3- PERFIS DOS SUCESSORES 4
4-ANÁLISE DE PERFIL 5
5 - NOVO ORGANOGRAMA DA EMPRESA PIRA 7
6- FATORES INTERNOS E EXTERNOS 8
7 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
8- SITES PESQUISADOS: 10
1 - INTRODUÇÃO
O Sr. João Barroso, proprietário da indústria Pira, fabricante da cachaça e do conhaque Pira, depois de anos à frente da Empresa resolveu se aposentar. Em assembleia com parte dos funcionários ele fez o comunicado de sua decisão. Ao ouvirem tal comunicado, os funcionários ficaram receosos quanto ao futuro da empresa, pois após a aposentadoria do Sr. João quem ficariam responsáveis pela direção da empresa seriam os seus dois filhos Iran e Paulo.
Ambos não têm qualificação profissional adequada para assumir tamanha responsabilidade. O Sr. João sempre foi um excelente patrão, sempre soube conduzir os seus colaboradores com inteligência e habilidade. Desde que assumiu o pequeno alambique, a empresa sempre se manteve sem problemas com funcionários e menos ainda com a justiça do trabalho, devido a sua capacidade de liderança. Ele é uma mistura de líder democrático e liberal, mas sem perder a sua autoridade, o que é muito importante em um líder.
Sempre procurou se reunir com seus colaboradores para discutir as melhores decisões a serem tomadas na empresa, tanto com o pessoal da produção quanto com os gerentes, tendo em vista que cada setor sempre teve autonomia e liberdade para que, identificando suas deficiências, tome suas próprias decisões de melhoria. Quanto aos seus filhos Paulo e Iran, além de não terem qualificação para assumir seu lugar, são totalmente dependentes do pai, não tomam nenhuma decisão sem que o pai seja consultado.
O fato é compreensível, mas isso não tira deles a responsabilidade de terem atitudes e procurarem resolver os problemas que dispensam interferência da diretoria geral. Outro fator que pode ser observado é a concentração das decisões importantes todas nas mãos do gerente geral. É ele quem comanda as gerências responsáveis pelo setor de produção, RH, contabilidade e compras. Estas gerências não tem autonomia para tomar decisões, tudo é decidido pela diretoria geral.
Após a decisão do pai de se aposentar em breve, Paulo e Iran acharam por bem contratar um escritório de consultoria para lhes ajudar a traçar um novo rumo para a empresa. Após analisar o perfil da empresa e dos funcionários os consultores chegaram à conclusão que para manter a empresa no mesmo nível ou até para se pensar em crescimento, vários precisariam ser feitos após a saída do diretor geral, o que certamente não agradaria a muitos funcionários, mas em contrapartida serviria de motivação àqueles que realmente vestem a camisa da empresa e prezam por melhorias e mudanças.
2- SITUAÇÃO ECONÔMICA DA EMPRESA
A empresa está com probabilidade de crescimento e projetos de expansão de negócio. No final do ano de 2013, Sr. João em visita a um amigo no interior, viu uma grande oportunidade de expandir o negócio, com a abertura de uma filial naquela região. Após adquirir o antigo alambique, Sr. João se especializou no assunto e melhorou qualidade dos produtos, mas a empresa Pira tem algumas deficiências que comprometem o seu desempenho. O setor comercial está tendo dificuldade de liberar mercadorias no prazo solicitado pelos clientes, devido ao atraso do setor industrial em fabricar os produtos. O setor alega que a demora se dá em consequência devida ao maquinário insuficiente e ultrapassado, não atendendo a demanda atual da empresa.
A empresa Pira cresceu muito nos últimos anos, mas a direção investiu pouco no setor produtivo dificultando assim o cumprimento dos prazos. Neste sentido é preciso aumentar a frota de caminhões para melhorar as entregas. O que está ajudando a empresa a se manter no mercado é a eminência de falência da empresa concorrente.
Apesar de todos os problemas que empresa está enfrentando ela tem um projeto ambiental em análise. Com esse projeto a empresa pretende tratar toda a água usada no processo produtivo e reutilizá-la no consumo da própria empresa. Com isso reduziria o preço na conta de água e evitaria que os resíduos da produção fossem parar nos leitos dos rios, contribuindo com a preservação do meio ambiente, .O substituto do Sr. João deverá analisar cuidadosamente cada item e procurar a melhor forma de resolver todos esses problemas, sem causar atrasos ainda maiores na produção e comprometer a entrega dos pedidos.
3- PERFIS DOS SUCESSORES
Os substitutos naturais do Sr. João são seus filhos Paulo e Iran, mas como já observado os dois não possuem qualificação necessária para assumir um cargo com tamanha responsabilidade. O primeiro passo é encaminhar os dois para cursos de capacitação, levando em consideração o perfil de cada um e suas aptidões, para posteriormente traçar um novo quadro para a administração da empresa.
Paulo é uma pessoa recatada, de poucas palavras, que tem grande aptidão para cálculos, fechamento de contas e controle de gastos, tem uma grande consciência ambiental. Iran, já é mais extrovertido, de fácil comunicação e entendimento, está cheio de novas ideias para aumentar o faturamento da empresa, tem facilidade para se comunicar e uma tendência natural para liderança. Estas características podem ser observadas no Quadro 1.
...