Unidade Curricular: Redes Públicas e Participativas
Por: JoseBrassiani • 29/8/2019 • Relatório de pesquisa • 749 Palavras (3 Páginas) • 322 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA[pic 1][pic 2]
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Unidade Curricular: Redes Públicas e Participativas
Professor: Prof. Iury de Almeida Accordi
POLO: INDAIAL
Atividades de Aprendizagem e Avaliação - Realize a Atividade 1: sobre definição de redes.
Alunos: Claudemir Theis, Jesse Cléber de Souza, José Vilson Brassiani, Luiz Alberto Tonet, Rubens Studnicha, Tânia Ferreira.
Atividade 1
Esta atividade busca reforçar a ideia da variedade de entendimentos sobre redes. O conceito de rede não é único na literatura. Diversos autores apresentam conceitos ajustados ao contexto nos quais são aplicados. Você também poderá aplicar o conceito de rede na gestão de redes públicas de cooperação local em trabalhos futuros. Vamos ajudá-lo (a) a construir sua própria definição fornecendo um conjunto de variáveis características das redes. Você deve redigir uma definição com o uso desse conjunto.
Em caso de dúvidas, consulte o texto Redes Sociais e Poder no Estado Brasileiro: aprendizados a partir das políticas urbanas, de Eduardo César Marques.
Vamos, então, à sua definição de rede. Segue conjunto de variáveis:
- ação orientada para lógica coletiva;
- estabilidade; e
- flexibilidade de formatos.
- as redes são compostas de diferentes atores/organizadores que interagem entre si e detém, cada um, um conjunto de recursos;
Conceito do Grupo:
As Redes Públicas de Cooperação Local é a constituição de parcerias que podem ser realizadas entre os vários atores da sociedade civil, dos privados e público, podendo ser nas três esferas do poderes executivo, sejam eles Federal, Estadual e Municipal. Visam se integrar os governos locais principalmente por estarem mais diretamente ligado ou próximo aos usuários tomadores dos serviços, buscam promover através de estratégias formais, informais e planejadas, sendo descentralizadas ou não, buscado ser Inter setoriais e sustentável em todas as formas e dimensões (ambiental, social, econômica, tecnológica, politica e institucional), integradas em rede, em um plano de cooperação para ser um conjunto de ações que visa à entrega dos serviços, para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, e a coletividade tendo seus anseios atendidos com ganhos maiores e melhores.
Com a cooperação, o envolvimento, a participação das pessoas ou atores através de ideias, informações, técnicas, experiências e ações, elas podem ter a possibilidade de participar da construção da rede, sendo ajudada e ajudar de formas direta ou indireta, pois, pela flexibilidade que se adquire pela aproximação e comunicação entre os atores da rede, facilita as mudança, os ajustes em busca da harmonia e compressão dos melhores resultados, a partir das interações dos elementos que compõem a rede, e as rede surgem ou são iniciadas de varias formas, que podem ser cooperativas, Clubes de serviços ou Culturais, ONGS, Associações, Consórcios locais/intermunicipais, Comunicação/interligação sistema de saúde local ou rede SUS. Etc..
...