5 PORQUÊS DA QUALIDADE
Por: Davi675alves • 10/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.843 Palavras (12 Páginas) • 777 Visualizações
FUNDAMENTOS DA QUALIDADE
Cristiane Cezar da Costa
Davi Monteiro Alves
Fernanda Damaso dos Reis
Jane Miranda Pereira
Jefferson M. Guerreiro
Maria Ruti Demétrio
5 PORQUÊS DA QUALIDADE
Porto Alegre
2017
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordamos teorias, fundamentos e sistemas obtidos através da ferramenta dos 5 Porquês. Este relatório foi realizado no âmbito da disciplina de Fundamento da qualidade com o intuito de analisarmos a implementação e resultados sobre a Ferramenta da qualidade: 5W (5 PORQUÊS).
É uma prática bastante utilizada entre grandes companhias, onde há altos índices de sucesso para empresas que a utilizam, pois é de fácil aplicação e também de envolvimento direto da cadeia de colaboradores, fazendo com que se aperfeiçoe nos seus processos sistêmicos.
Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a adoção de ferramentas descentralizadoras cumpre um papel essencial na formulação da gestão inovadora da qual fazemos parte.
A prática cotidiana prova que o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos garante a contribuição de um grupo importante na determinação dos níveis de motivação departamental.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“O 5 porquês é uma técnica para encontrar a causa raiz de um defeito ou problema, determinar o relacionamento entre as diferentes causa raiz do referido problema e não demandar o uso de técnicas complexas. Os 5 porquês são especialmente úteis quando os problemas envolvem fatores humanos e interações e no dia-a-dia dos negócios (FONSECA, 2006).“
De acordo com o autor Taiichi Ohno (1997), que afirma que o sistema Toyota de produção foi edificado com sustentação na prática e no progresso deste questionamento científico. Conforme Taiichi, o sistema Toyota de produção é basicamente alicerçado no absoluto corte de desperdício. A pergunta principal é, porque gerou o desperdício? Com esta reflexão pergunta-se sobre o sentido do lucro, que é a verdadeira condição para a permanência de um negócio. Quando se depara com um problema, a busca pela causa precisa ser completa, as ações devem ser focadas. Esta é a sustentação científica do sistema Toyota.
Conforme Maximiano (2004), o método 5 porquês tem origem no Japão, criado nos anos 50 para resolver os problemas do processo produtivo. Para que a empresa conseguisse resolver estes problemas foi preciso dar orientações aos trabalhadores para que parassem a produção sempre que percebessem algum problema que não fosse possível resolver. A partir daí deveriam analisar a situação e perguntar seguidamente, “porque”, até conseguir descobrir a causa essencial. A partir disso essa metodologia foi chamada de 5 porquês.
A estratégia pode ser vista por Seleme e Stadler (2010), o método 5W traduzido do inglês para o português, 5 porquês é utilizado para obter uma reflexão completa sobre os dados utilizados de um problema onde as perguntas são para gerar respostas que esclareçam os problemas a serem resolvidos. Perguntas elaboradas no quadro abaixo.
What? O que deve ser feito? [pic 1] When? Quando deve ser Feito?[pic 2] Where? Onde deve ser feito? [pic 3] Why? Porque deve ser feito?[pic 4] Who? Quem deve fazer?[pic 5] |
Quadro 1: Modelo Conceitual dos 5 W
Fonte: SELME Robson e STADLER Humberto, Controle de Qualidade, As ferramentas essenciais. Ed. Curitiba: Ibpex 2010. P 42.
A utilização desta ferramenta permite que um processo seja analisado, onde se executa 5 perguntas, para tentar descobrir a causa de um problema. O resultado não indica claramente as falhas, mas sim sua exposição para uma análise mais apurada. Para que a aplicação desta ferramenta de os resultados esperados deve-se ter domínio de todas as fases do processo. A ferramenta também pode ser usada para organizar um plano de ação.
No quadro abaixo apresentam um exemplo em que foi realizada a busca pela verdadeira causa do problema (SELEME; STADLER, 2010)
Perguntas (Porquês) | Respostas encontradas |
Porque o produto não foi entregue? | Porque não tinha embalagem |
Porque não tinha embalagem? | Porque a produção não entregou |
Porque produção não entregou | Porque não tinha matéria-prima |
Porque não tinha matéria-prima? | Porque o fornecedor não entregou |
Porque o fornecedor não entregou? | Porque houve atraso no pagamento |
Quadro 2: Modelo Conceitual dos 5 porquês
Fonte: SELME Robson e STADLER Humberto, Controle de Qualidade, As ferramentas essenciais. Ed. Curitiba: Ibpex 2010. P 44.
Nota-se pelo exemplo do quadro dois, que o verdadeiro motivo do problema foi ter atrasado o pagamento, encontrar o motivo para resolver tal situação se torna mais fácil com a utilização do método 5 porquês, técnica a qual estrutura o pensamento, permitindo o direcionamento para ações que efetivamente resolverá o problema apresentado. (SELEME; STADLER, 2010, p.44).
3. METODOLOGIA
...