A ALTA DO DÓLAR E AUMENTO DOS PREÇOS DOS IMPORTADOS
Por: Patricia Melo • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 789 Palavras (4 Páginas) • 167 Visualizações
1 - INTRODUÇÃO 3
2 - O TEMPO E A MOEDA 3
3 - PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DA INFLAÇÃO ALTA 3
3.1 - DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA DO PAÍS 4
3.2 - ALTA DO DÓLAR E AUMENTO DOS PREÇOS DOS IMPORTADOS 4
3.3 - DIMINUIÇÃO DOS INVESTIMENTOS NO SETOR PRODUTIVO 4
3.4 - CLIMA ECONÔMICO DESFAVORÁVEL 4
3.5 - AUMENTO DA ESPECULAÇÃO FINANCEIRA 5
3.6 - ELEVAÇÃO DA TAXA DE JUROS 5
3.7 - AUMENTO DO DESEMPREGO 5
4 – DESAFIO 5
5- RISCO X RETORNO 6
5.1 - ANÁLISE COMPARATIVA DE INVESTIMENTOS 6
5.2 CÁLCULO DE JUROS REAIS E INFLAÇÃO 7
6 - AVALIAÇÃO DE RISCO DOS PROJETOS 10
7 - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO 10
8 - AVALIAÇÃO DE AÇÕES PREFERENCIAIS 11
9 - AVALIAÇÃO DA AÇÃO ORDINÁRIA 11
10 - CAPM 12
11 - CÁLCULO DE RETORNO PELO MODELO DE GORDON 12
12 - ORÇAMENTO DE CAPITAL 15
13 - AVALIAÇÃO DOS RISCOS 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS 20
1 - INTRODUÇÃO
A administração financeira é ampla e dinâmica, pois pode afetar o dia-a-dia das pessoas ou das organizações, financeiras ou não financeiras, pequenas ou de grande porte, sendo assim a administração financeira é um processo constante e de extrema relevância para o mundo dos negócios, pois qualquer decisão a qualquer momento requer conhecimento sobre finanças.
O planejamento financeiro é um processo continuo que pode ser avaliado na medida em que a organização se desenvolve, sendo que a cada crescimento organizacional, se identifiquem novas necessidades e oportunidades de desenvolvimento, tanto na forma de agir como na forma de enfrentar os obstáculos financeiros existentes.
Para Zdanowicz “o planejamento financeiro nas organizações ocorre pela necessidade da organização crescer, de forma ordenada e tendo em vista a implantação e a adequação de padrões, princípios, métodos, técnicas, procedimentos racionais e práticas competitivas no tempo” (2001, p. 13).
2 - O TEMPO E A MOEDA
O tempo é sem sombra de dúvidas um fator diretamente proporcional ao valor do dinheiro. Assim, podemos afirmar plenamente que quanto maior o período, maiores serão as influencias dos agentes externos, ou ainda, as influencias do macro-ambiente em relação ao poder de compra da moeda específica.
A inflação presente em toda e qualquer economia capitalista é um exemplo claro desta relação entre o tempo e o dinheiro, pois, prova que um montante de R$ 1.000,00 em janeiro não possui o mesmo poder de compra que um montante de R$
1.000,00 em dezembro do mesmo ano.
3 - PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DA INFLAÇÃO ALTA
A inflação alta é prejudicial para a economia de um país. Quando alta ou fora de controle, pode gerar diversos problemas e distorções econômicas. Taxas de inflação altas são
...