A Administração de Projetos
Por: Thais Gaino • 7/5/2021 • Seminário • 1.885 Palavras (8 Páginas) • 103 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA - CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ADMINISTRAÇÃO PARA ENGENHARIA
ÁGATHA ISABELE DA SILVA LIMA
DANIELA LIMA ARAÚJO
FELIPE DA SILVA FAGUNDES
PALLOMA KAROLLAYNE LINS PESSOA
THAIS CRISTINA GAINO
RELATÓRIO: Atividade apresentada em sala com o
tema “ADMIISTRAÇÃO DE PROJETOS”
CARUARU - PE
2019.1
O produtos e serviços oferecidos pelas organizações são realizados por meio de dois tipos de atividades: atividades funcionais e projetos:
- Atividades funcionais: (Os produtos são fabricados e os serviços prestados sempre da mesma forma, dia após dia).
- Rotineiras
- Poucas variações
- Sem perspectiva de terminar
- Projetos: (compreendem tarefas especiais que fogem da rotina são também certos empreendimentos que se repetem, mas que, a cada vez, resulta em um produto diferente do anterior)
- Realizadas uma a uma
- Começo, meio e fim bem planejados
- São UNICOS, cada projeto deve ser tratado como se fosse um problema novo.
CARACTERISTICAS DOS PROJETOS
Projetos são atividades que tem início, meio e fim programados, e que resultam num produto final, ou que procura resolver um problema específico. Cada organização tem sua forma singular de definição de projetos e a figura 16.1 nos mostra as principais características dos projetos.
[pic 2]
Quanto mais tempo, recursos e pessoas estiverem envolvidas, e quanto maior o grau de desconhecimento a respeito do problema, maior é a necessidade de utilizar as técnicas da administração de projetos. A figura 16.2 mostra como escolher as técnicas através do grau de complexidade.
[pic 3]
Projeto na maioria são realizados sob encomenda, e encomenda é considerado um projeto, as organizações que trabalham dessa forma, usam técnicas de administração de projetos que são classificados de acordo com a complexidade e tamanho
TIPOS DE OBJETIVOS DE PROJETOS
Projetos são finitos e tem objetivos definidos em função de um problema, oportunidade ou interesse de uma pessoa ou organização. O projeto resulta em uma solução (produto) para um cliente. O grau de sucesso do projeto depende da verificação se o interesse do cliente foi atendido, que podem ser impactados por não realizar dentro do prazo, consumir recursos além do orçamento.
[pic 4]
Entre os tipos de projetos temos: Planta, protótipo, pesquisa, novo sistema ou serviço, construir um edifício, montagem de navios, instalação de um sistema de ar-condicionado, olimpíadas, eleições, quermesse, campanhas de vacinação e projetos de organização.
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Administrar projetos é planejar, programar e controlar recursos limitados para alcançar resultados desejados. E os resultados são definidos em torno dos custos, cronograma, desempenho e escopo. Consiste desde a identificação e escolha de uma ideia e prossegue até a viabilidade, produção, instalação e uso. É o mesmo que administrar um ciclo de vida do projeto que consiste em:
[pic 5]
Com o gráfico do sino, é possível observar que nas fases de estruturação e execução estão localizados a maior parte dos esforços durante o ciclo de vida.
[pic 6]
O ciclo de vida de vida de um projeto é constituído de 4 grandes fases, a preparação abrange desde a concepção da ideia até a finalização da proposta básica, a estruturação consiste da montagem da equipe até o início do projeto, na execução o projeto é iniciado, começando a desenvolver o resultado final esperado e encerra esta fase quando há a conclusão do produto e por fim, na conclusão o projeto será encerrado e consiste na apresentação e avaliação do resultado esperado. O sucesso do projeto depende da percepção e julgamento do cliente e além de subjetivo, também é atemporal.
GERENTE DE PROJETOS
É o gerente de um empreendimento temporário. Terminado o projeto, o gerente volta ao seu cargo permanente ou assume outro projeto. Em muitos casos, a posição de gerente de projetos é acumulada com outras funções permanentes.
- Atribuições do gerente de projetos
O projeto varia de organização para organização e está ligado ao tipo de estrutura do qual este cargo está inserido:
- Estrutura funcional: os projetos são subordinados a gerentes que tem responsabilidades funcionais de tempo integral e recebem o cago adicional de administrar projetos.
- Estrutura de projeto autônomo: Cria-se uma equipe separada da estrutura-mãe para dedicação em tempo integral ao projeto. O gerente de projetos tem autoridade sob a equipe que ´é subordinada à apenas ele.
- Estrutura matricial: qualquer pessoa dentro da organização pode ser indicada para gerenciar o projeto e a equipe é formada por pessoas de diferentes unidades funcionais, que não se desvinculam delas. Logo, o gerente de projeto compartilha a autoridade sobre a equipe com os gerentes das unidades funcionais.
Não importa qual o tipo de estrutura, a responsabilidade do gerente é assegurar a realização do projeto dentro dos padrões de desempenho, prazo e custo.
Os papeis do gerente envolvem também competências e a seguir serão apresentados os papéis mais importantes:
Planejador: ao começar o projeto, o gerente deve ter a ideia bem clara de como termina-lo e os imprevistos no caminho e tem como algumas das responsabilidades:
- Traçar estratégias eficazes para realizar os objetivos.
- Fazer projeções e estimativas dos fatos, eventos e recursos.
...