A Analise Artigo
Por: Lucas Meduna • 9/8/2021 • Artigo • 543 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
Página 1 de 3
Analise Artigo de ES1DES1
- Título do artigo.
- Informação e conhecimento na inovação e no desenvolvimento local
- Quantos autores e instituições que pertence.
- Tendo duas autoras, sendo elas a doutora em geografia, pela UFRJ, Sarita Albagli e a doutora, em sociologia, Maria Lucia Maciel, pela universidade de Paris.
- Em que revista ou evento cientifico foi publicado o artigo.
- Esse artigo que foi publicado online no site Ciência e Informação.
Ci. Inf. [online]. 2004, vol.33, n.3, pp.9-16. ISSN 1518-8353
- Em que ano foi publicado o artigo.
- No ano de 2004
- Objetivo geral do artigo.
- Este artigo procura primeiramente evidenciar as dimensões espaciais e socioinstitucionais da produção e difusão de conhecimentos e inovações, com base na revisão e síntese interpretativa da literatura. Em seguida, indicam-se algumas pistas para o desenvolvimento de parâmetros e instrumentos de pesquisa empírica que permitam incorporar tais dimensões na análise da dinâmica inovativa local, particularmente no que tange à produção e ao compartilhamento de informações e conhecimentos.
- Fundamentação teórica utilizada (não é necessário explicar a teoria).
- A fundamentação teórica foi realizada em campo, recolhendo informação, e na realização da pesquisa, por conta de livros e artigos realizados por outros acadêmicos.
- Metodologia utilizada para fazer a artigo – como foi feito, onde, quando, etc...
- Trata-se não apenas de identificar, distinguir e definir o ambiente institucional e cultural específico em questão, composto de suas especificidades políticas, sociais e econômicas.
- Principais resultados obtidos (esta deve ser a maior parte de sua apresentação oral referente ao artigo).
- Noções como as de capital social e de territorialidade ganham espaço na reflexão sobre esses temas nas várias áreas do conhecimento, contribuindo para melhor desvendar as diferenças entre os processos de inovação e seus resultados em situações específicas. Assim para traçar as políticas, abordadas no artigo, requer o conhecimento das condições locais específicas, suas carências e potencialidades, conhecimento que pode ser obtido em pesquisas empíricas tais como as sugeridas. Coloca-se então a centralidade de reconhecer e capitalizar os conhecimentos específicos de cada território. O conhecimento gestado a partir da realidade e das necessidades locais é relevante tanto para se obtiver vantagem competitiva, transformando as características e atributos específicos de cada território em valorização econômica, como também para promover padrões de desenvolvimento mais sustentáveis, em termos sociopolíticos, econômicos e ambientais.
- Conclusões dos autores do artigo.
- As doutoras concluem que cabe assinalar que esse debate no campo teórico-metodológico implica importantes desdobramentos na proposição de políticas, particularmente as de cunho territorial, ante o reconhecimento da centralidade da dimensão cognitiva dos processos e estratégias de desenvolvimento local/regional. Isso porque cada território é continente de conhecimento específico e estratégico, e a sua desestruturação tem por consequência também a “desconstrução” do conhecimento associado.
- Quantidade de referências utilizadas.
- Foi utilizado pelas autoras 44 fontes de pesquisa.
- Seu comentário sobre o artigo (positivos, negativos, o que poderia ser melhor, etc..).
- centralidade de reconhecer e capitalizar os conhecimentos específicos de cada território
- necessidades locais
- vantagem competitiva
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com