A B3 - Brasil, Bolsa, Balção
Por: Flor De Lis Bar-rest • 27/2/2020 • Dissertação • 398 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
Jonathan Leite Ribeiro 0144979
B3 (Brasil, Bolsa, Balcão)
B3 é a empresa que administra a bolsa de valores de São Paulo, mercado organizado onde ações de empresas de capital aberto e outros valores mobiliários são negociados.
Se esse nome é novidade para você, talvez Bovespa não seja. Esse é o acrônimo tradicional da Bolsa de Valores de São Paulo.
Em 2008, a Bovespa fundiu-se com a maior bolsa de comércio brasileira, gerando a BM&FBovespa, agregando, portanto, a atividade de bolsa de mercadorias e futuros. A nova mudança veio em 2017, quando foi anunciada outra fusão: da BM&FBovespa com a Cetip, ou Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos. A Cetip atuava no mercado de balcão, sobre o qual falaremos mais adiante. A fusão originou a nova empresa chamada B3, cujo nome faz alusão a três palavras que começam com a letra B: Brasil, Bolsa, Balcão. Reunindo as atividades das antigas Bovespa, BM&F e Cetip em uma empresa só, criou-se uma das principais companhias de infraestrutura de mercado financeiro do mundo – a maior bolsa da América Latina. Na sua plataforma, podem ser negociadas ações, derivativos, títulos de renda fixa privada, moedas, títulos públicos e commodities. A B3 atua criando e administrando sistemas de negociação, compensação, depósito, liquidação e registro para ativos como ações, títulos de renda fixa corporativa, derivativos de moedas, operações estruturadas e taxa de juros de commodities. Além disso, opera como contraparte central, oferecendo garantia para a maior parte das operações realizadas em seu sistema de serviços. Em outras palavras, a bolsa de valores B3 é quem garante um lugar seguro e simplificado para a compra e venda de ações, fazendo a mediação dos negócios entre empresas e investidores.
O mercado primário, que é a primeira oferta de ações de uma empresa (chamada de IPO) acontece na B3, assim como o mercado secundário, que se se trata da negociação de ações entre os investidores. Para comprar e vender ações, o investidor precisa contratar os serviços de uma instituição financeira (um banco ou uma corretora de valores).As movimentações são realizadas online, o que permite que mais pessoas possam investir e aumenta a agilidade na compra e venda de ações. O serviço prestado pela B3 é importante para os dois lados. Ao vender ações, a empresa recebe recursos para investir no seu crescimento, já o investidor pode receber dividendos ou, então, lucrar com a valorização dos ativos que adquiriu.
...