A Diversidade organizacional
Por: Catarina Matos • 15/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 2.273 Palavras (10 Páginas) • 350 Visualizações
Sumário
Justificativa
Introdução
Definindo diversidade
Diversidades abordadas nesse estudo
Raça e etnia
Gênero
Orientação sexual
O que a diversidade tem a ver com a ética nas empresas?
A diversidade e seus efeitos
Referências Bibliográficas
Justificativa
A proposta deste estudo éexibir a postura dos indivíduos das empresas perante as diferenças de gênero, raça ou orientação sexual. Para isso, serão analisados aspectos como diversidade cultural e organizacional, respeito e convívio corporativo.
O interesse pelo tema proposto nesse Projeto de Pesquisa parte da consideração de toda a problemática relacionada à diversidade em torno do âmbito empresarial, empreendendo estudos baseados nas teorias de cultura organizacional e gestão de pessoas. Além disso, torna-se motivador a partir do momento em que contextualiza o ambiente corporativo ao social, correlacionando perspectivas históricas e atuais, além de fornecer possíveis indagações das mesmas.
Contudo, esse trabalho se justifica abordando os principais pontos da diversidade e suas influências, ao solidificar as fontes de informação para estudantes e demais interessados da área de Administração.
Introdução
A cultura organizacional equivale ao modo de vida da empresa em todos os seus aspectos, é o conjunto de hábitos e crenças estabelecido por normas, valores, atitudes e expectativas. É expressa pela maneira com que a organização faz seus negócios, trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade e o grau de lealdade dos empregados e consumidores. Ela representa a forma como os dirigentes, colaboradores e clientes enxergam a organização.
Ao entrar em uma nova empresa, por exemplo, o funcionário entra no campo da socialização organizacional. Ou seja, a maneira como a organização recebe e integra-o à sua cultura, ao seu contexto e sistema, para que ele possa comportar-se de maneira adequada às expectativas e necessidades. Entretanto, deve-se levar em conta que se trata de um processo recíproco. Enquanto a empresa tenta induzir a adaptação do comportamento do indivíduo, o novo participante tenta criar uma situação de trabalho que satisfaça seus objetivos pessoais.
Além disso, a cultura organizacional apresenta um forte impacto no desempenho das organizações, podendo ser um fator de sucessos ou de fracasso.
Geralmente, em situações de fracasso, as culturas são inflexíveis, rígidas e acabam paralisando o desempenho da empresa, ou seja, não mudam estratégias em prol de melhorias. Por outro lado, as corporações bem sucedidas adotam culturas não somente flexíveis e que impulsionam a empresa, mas que também são sensitivas para acomodar as diferenças sociais e culturais de seus funcionários e clientes. Ou seja, adota-se um ambiente heterogêneo e distinto, recheado de diversidade.
Definindo diversidade
A diversidade é um assunto de diversas faces, sendo difícil definir um padrão para tal conceito. Em sua forma básica, é aquilo que é diverso, diferente. E, no ambiente corporativo,éentendida como a pluralidade de indivíduos trabalhando em conjunto.
Os indivíduos são diferentes em relação aos seus valores e opiniões, além de fatores sociais, étnicos, etários etc. Dessa forma, encaram a realidade de acordo com suas variadas vivências.
A diversidade é um princípio básico de cidadania, permitindo o direito à diferença, ao criar ambientes em que as maiorias e minorias possam interagir de forma saudável e agir conforme seus valores individuais. Quanto a maiorias e minorias, no conceito político, não é o número de indivíduos que as difere, e sim o poder social e suas relações.
Em um aspecto teórico administrativo, a maioria é abordada a partir do indivíduo ideal, homem, branco, heterossexual, sem deficiências. Já os que diferem do ideal, mulheres, negros, gays etc, são a diversidade, ou seja, a minoria.
A diversidade é definida como um mix de pessoas com identidade diferentes interagindo no mesmo sistema social. Neste sistema coexistem grupos de maioria e minoria. Os grupos de maioria são os grupos cujos membros, historicamente, obtiveram vantagens em termos de recursos econômicos e de poder em relação aos outros. (FLEURY, 2000, p.20 apud FLORES-PEREIRA; ECCEL, 2010, p.337)
Diversidades abordadas nesse estudo
Raça e etnia
A sociedade brasileira, caracterizado por condutas discriminatórias, revela traços herdados do final da escravidão, o qual não aboliu as práticas e valores contemporâneos àquela sociedade. Obviamente, tal estrutura também é percebida atualmente nas empresas, fazendo com que diferentes características étnicas ou raciais tragam diferentes mudanças internas. Assim os negros recebem salários menores que os não-negros, ocupam a maior parte dos postos de trabalho precários, estão mais sujeitos ao desemprego e mais distantes dos cargos de chefia.(DIEESE
O Brasil participa de acordos internacionais, a fim de melhorar tal cenário. Comopor exemplo a Convenção da ONU sobre Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial, realizada em 1966.
Além disso, há leis nacionais. Segundo a lei do Crime Racial nº 7.716/89, de 5 de janeiro de 1989, da Constituição Federal, o racismo é crime inafiançável e imprescritível. Estabelece pena de um a três anos de reclusão e multa para quem induzir, incitar ou praticar os crimes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Também, o art. 3º da Constituição Federal, especificamente no inciso IV, constitui como objetivo fundamental “promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”
...