A ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Por: Grupo APS Administração • 15/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.398 Palavras (6 Páginas) • 166 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO- ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO NA EMPRESA TEMPO ASSIST S.A
SANTANA DE PARNAÍBA
2019
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO NA EMPRESA TEMPO ASSIST S.A
Atividades Práticas Supervisionadas APS- Trabalho apresentado como exigência para avaliação do 2°/3º semestre do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação da professora Márcia Mendes.
SANTANA DE PARNAÍBA
2019
RESUMO
O trabalho irá abordar referência da estrutura da empresa Tempo Assist, que está entre uma das maiores no ramo de Contact Center oferecendo uma ampla lista de produtos como: seguro residencial, planos de saúde, planos odontológicos, etc. Com o objetivo de abordar a estrutura organizacional adotada pela empresa, ressaltar os principais métodos de treinamento e desenvolvimento para o desempenho dos colaboradores na empresa.
Este trabalho também apresentará algumas estratégias de melhorias contínuas para alcance das metas e assim conseguir o objetivo da organização.
Palavras-chaves: objetivo, estrutura, organização.
LISTA DE TABELAS
Tabela 1- Cargos e quantidade de funcionários da empresa Tempo Assist-
Tabela 2- Nível de escolaridade da empresa Tempo Assist
Tabela 3- Insumos e fornecedores da empresa Tempo Assist
Tabela 4- Concorrentes da empresa Tempo Assist
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir abordará os segmentos da estrutura utilizada na organização Tempo Assist S.A, através dele iremos conhecer a forma abordada pelos gestores e colaboradores para que ocorra a otimização no lucro da empresa.
A organização busca sempre obter novas ideias, por meio da colaboração de todos os envolvidos na sua administração e sua produção de serviços. Veremos a habilidade da organização para conquistar seus clientes e sempre estar em uma boa posição no mercado de trabalho.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Organização como entidade social
Organização
Organização é um conjunto de pessoas que combinam esforços individuais ou em equipe, com a finalidade de realizar propósitos coletivos em comum.
Para que exista uma organização é necessário que as pessoas desenvolvam as suas atividades de forma coordenada e controlada para atingir determinados resultados. Esta coordenação e controle é geralmente dirigida por um líder, mas encontram-se muitas vezes organizações em que estas tarefas são efetuadas por todos os membros em conjunto.
As organizações como empresas
Refere-se a estrutura organizacional do trabalho na empresa. Existem alguns elementos fundamentais nesta estrutura que envolvem a divisão de tarefas e a atribuição de responsabilidades, como a burocracia, a departamentalização, especialização, e a formalização.
A estrutura de uma organização pode ser formal ou informal. Uma organização formal é planejada e estruturada seguindo um regulamento interno, as organizações informais são as relações geradas espontaneamente entre os colaboradores.
Os elementos que estão diretamente ligados a uma organização são: clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação social, entre outros.
A nova organização e o novo funcionário
As organizações empresariais modernas percebem a importância da criação e manutenção do clima organizacional produtivo. As questões de competitividade e subsistência da empresa, como produtividade, redução de custos, qualidade do produto, são reconhecidamente associadas ao envolvimento, participação nas decisões e nos resultados qualidade de vida no trabalho, treinamento e desenvolvimento.
Dentre desse processo de mudança os colaboradores deverão estar mais preparados, precisam buscar aprendizado continuo, para não se sentirem excluídos das novas necessidades das organizações. Hoje em um mercado tão competitivo é fundamental ter conhecimento, possuir habilidades e atitudes que sejam inovadoras dentro da organização.
Organização como função administrativa
Processo
Conjunto de atividades estruturadas relacionadas que produzem um serviço ou produto específico com objetivo comum, tem a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar, com minimização dos conflitos interpessoais as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da empresa.
Organograma
É uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica a organização de uma instituição qualquer, um negócio, uma empresa, etc. A finalidade de um organograma é definir com perfeita ordem a função que desempenha cada um na organização, definidas por postos em forma de pirâmide de acordo com o grau de competência. Tipos de organograma:
Vertical- Representa a hierarquia da empresa de maneira clara, de cima para baixo, das maiores às menores posições.
Horizontal- Cargos mais importantes estão para a esquerda e conforme cresce para a direita, vai se chegando aos cargos e áreas mais operacionais.
Circular- Ressalta o trabalho em grupo e proximidade das áreas.
Linear- Mostra a relação que existe entre atividades ou processos chave da empresa com quem é responsável por cada uma delas.
Matriarcal- Representa unidades temporárias onde mais de uma área vai atuar.
Níveis Organizacionais
São importantes formas de definição estratégica de administrador em uma organização. Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional.
Estratégico- É o nível mais alto da hierarquia, onde os gestores da alta cúpula decidem os temas que afetam a organização.
...