A Empresa Familiar
Por: isabelaveiga • 12/5/2021 • Trabalho acadêmico • 251 Palavras (2 Páginas) • 96 Visualizações
Introdução
As empresas familiares de pequeno e médio porte estão crescendo cada vez mais e são essenciais para economia do país (JUNIOR e PISA, 2010). Segundo Macedo (2009), a empresa familiar de pequeno e médio porte se caracteriza por ser originada da família, e ter controle da administração em função de uma família, os integrantes dessa família podem participar ou não do trabalho na empresa, independente de qual geração está no poder, desde que a sucessão aconteça.
As empresas familiares estão vinculadas com a figura de imigrantes, que chegarão no Brasil sem recursos, mas possuindo características essenciais para o espirito empreendedor (BERNHOEFT e GALLO, 2003). Os fundadores dessas empresas tem um papel importantíssimo na organização, sua imagem está diretamente vinculada com a instituição, sendo eles peças importantes no processo de sucessão.
No entanto, o processo de sucessão é a maior dificuldade das empresas familiares. Por isso, é preciso planejar a sucessão com antecedência, para que se obtenha bons resultados. (NOGUEIRA, 2012)
É muito comum vermos empresas que são passadas de um familiar para o outro, normalmente ocorre quando o filho assume a administração da organização no lugar do pai, porém, nem sempre esse processo tem sucesso. Diante de tamanha relevância, o presente trabalho tem como intuito mostrar como ocorre o processo de sucessão em empresas familiares, os desafios criados por ela, planejamento que devem ser feitos e como é a realização deles. Além de citar também os fatores que acabam gerando o insucesso dessas empresas familiares que representam grande parte da economia do país.
...