A Estrutura E Processos Organizacionais
Por: Felipe Soares • 15/6/2024 • Resenha • 423 Palavras (2 Páginas) • 39 Visualizações
[pic 1]CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ESTRUTURA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
ALUNO: FELIPE SOARES DOS SANTOS
MATRÍCULA: 1230105896
AVA 2 ESTRUTURA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
BOTAFOGO/ RIO DE JANEIRO
JUNHO/2024
A empresa Preferida Indústria e Comércio S.A, é considerada uma organização tradicional pela forma como é dividida sua estrutura, pelo jeito que ela lida com inovação, seguindo os mesmos paradigmas dos tempos mais antigos, mas estáveis e de menos concorrência, acreditando que ainda é válido. Mas os colaboradores mudam a forma de pensar, e os concorrentes normalmente elaboram novas abordagens, e os clientes procuram inovações nos produtos adquiridos. E isso afeta negativamente quando a empresa tem o objetivo de expandir o serviço oferecido, por exemplo criar um mercado fora do Brasil.
Em vendas, a modificação dos métodos, seguindo de acordo com as mudanças do mercado, principalmente quando desejar expandir para um lugar com uma cultura diferente do que a empresa está acostumada a anos. Os relacionamentos diretos (fornecedores e clientes) e indiretos (economia, governos, tecnologia e a cultura) são importantíssimos para manter o sucesso e ter crescimento de resultados.
É necessário ter senso para mapear o que funciona e inovar nos pontos que estão estagnados. A centralização de decisões e ações em poucas pessoas, demonstra mais uma característica de uma organização tradicional.
Para a expansão para o Mercosul, seria interessante a empresa ter uma estrutura de profissionais contratados especificamente para desenvolver esse projeto, definindo as atribuições das funções, dividindo responsabilidades e autoridades, alocando novos colaboradores, com objetivos e prazos bem definidos, com a unidade de direção voltada para o objetivo único que é o projeto, criando uma identificação com o projeto, uma comunicação informal bem volúvel como fonte importante de integração, ajuda a ser mais flexível, permitindo respostas mais rápidas às mudanças no mercado, promovendo ambientes de trabalhos colaborativos onde novas ideias podem ser geradas e implementadas rapidamente, com um gerente que controla todos os recursos para desenvolvimento.
O foco no cliente colocando uma ênfase maior no atendimento personalizado, aumentando a lealdade com o mesmo.
Com uma estrutura organizacional mais plana, reduz a burocracia tendo uma comunicação mais direta entre os diferentes níveis hierárquicos.
Investimento no desenvolvimento do funcionário através de treinamentos e oportunidades de aprendizado, mantendo o mesmo motivado.
Essas mudanças de gerenciamento permitem que as organizações se adaptem melhor as mudanças constantes do ambiente de negócios, mantendo-se competitivas e inovadoras.
REFERÊNCIAS
A estrutura organizacional. Pedagogia Institucional, 06 de abr. de 2015. Disponível em: https://pedagogiainstitucionalemconcursos.wordpress.com/2015/04/06/a-estrutura-organizacional/ Acesso em 13 de Jun. de 2024.
TEIXEIRA, Ricardo. Administradores, 26 de out. de 2012. Dísponivel em: https://administradores.com.br/artigos/por-dentro-de-uma-estrutura-tradicional-de-organizacao# Acesso em 13 de Jun. de 2024.
...