TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura Organizacional

Por:   •  25/5/2017  •  Resenha  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 10

1) Dentro do conceito, o que é organização quando bem entendido o significado de organização, o profissional cria um conjunto de procedimentos que o torna eficiente e eficaz.

a) Diferencie o que é ser eficiente e ser eficaz.

EFICIENTE: É quando um indivíduo faz corretamente suas tarefas, obtendo o resultado esperado com menor uso de recursos e tempo possíveis, dominando o processo e sendo habilidoso, competente e rápido.

EFICAZ: É quando um indivíduo faz com que as coisas certas sejam feitas de forma que os resultados sejam alcançados, de acordo com as metas planejadas. Quando o objetivo é cumprido conforme o pretendido e supera as expectativas, podemos dizer que essa atividade foi desempenhada com eficácia.

b) O que vem a ser uma organização com estrutura formal ou informal?

ORGANIZAÇÃO COM ESTRUTURA FORMAL: É conduzida por práticas, políticas e leis estabelecidas pela empresa para que os objetivos empresariais sejam alcançados. Envolvem regras, procedimentos e normas planejadas pelas autoridades de maneira lógica e racional para que todos os membros da organização estejam coordenados e interligados. A comunicação é vertical, onde os funcionários obedecem às ordens de seus chefes diretos. As partes formais da organização envolvem seus órgãos, departamentos, setores, cargos, etc.

ORGANIZAÇÃO COM ESTRUTURA INFORMAL: É a rede de relacionamentos e interações que são desenvolvidas entre os indivíduos que ocupam posições na organização formal. Envolvem as relações de afeição ou rejeição, cooperação ou hostilidade entre os grupos, que vão se desenvolver de acordo com os interesses ou necessidades comuns.  

c) Quais são os elementos que estão diretamente associados a uma organização?

CLIENTES: São os indivíduos que comprarão as mercadorias ou utilizarão os serviços prestados pela empresa ou organização. O cliente é a alma de qualquer empreendimento. É importante que os gestores conheçam e levantem dados e informações sobre o público da sua empresa e suas necessidades. Através de uma pesquisa sobre os clientes, é possível saber o que produzir, qual é o local adequado para a venda, como vender e qual é a provável demanda para o produto ou serviço.

FORNECEDORES: São os que oferecem matéria-prima, equipamentos e outras mercadorias necessárias para o funcionamento da empresa. Na escolha de um fornecedor, o gestor deve considerar a melhor forma de pagamento, atendimento, qualidade, prazo e forma de entrega, assistência técnica, garantia e tecnologia. É importante estabelecer um bom relacionamento da empresa com o seu fornecedor, para garantir o abastecimento da empresa e assim satisfazer o mercado consumidor.

CONCORRENTES: Envolvem as empresas que oferecem produtos ou serviços similares a empresa. É fundamental que sejam conhecidos os valores, estratégias e diferenciais dos concorrentes, através de uma pesquisa de mercado que auxiliará ao gestor na elaboração de uma estratégia competitiva eficaz, que sirva para impulsionar o crescimento de sua empresa, elaborando produtos e serviços diferenciados e que se sobressaem, para que ela não seja prejudicada pela concorrência.

INTEGRANTES INTERNOS DA ORGANIZAÇÃO: São os integrantes que estão mais próximos da organização, internamente. São exemplos, os acionistas que contribuem investindo suas ações e recebem um retorno financeiro sobre elas; os gerentes, que são responsáveis por coordenar os recursos e funcionários para que os objetivos da organização sejam atingidos e os trabalhadores, que irão executar o que lhe é determinado de acordo com suas responsabilidades e obrigações.

MEIO AMBIENTE: As organizações devem utilizar seu processo produtivo respeitando o meio ambiente e seus recursos. As empresas devem utilizar métodos produtivos responsáveis, que contribuam para a preservação dos recursos naturais, buscando um equilíbrio entre a busca por ganhos financeiros e práticas sustentáveis que serão benéficas para o meio ambiente, para a própria empresa e todos os seus envolvidos.

2) Uma empresa é um tipo de organização cujos clientes trocam o seu dinheiro pelos bens ou serviços que ela produz. Podemos classificar as empresas de diversas formas: de acordo com a atividade econômica que desenvolve, com a sua constituição jurídica, entre outras.

a) Descreva a definição das empresas de acordo com a respectiva titulação de capital.

EMPRESAS PÚBLICAS: São aquelas criadas por expressa autorização legal, e que são constituídas de capital exclusivamente público, mas que se regem pelas normas comerciais e que são criadas para que o Estado desenvolva atividades de caráter econômico ou execute serviços públicos. São regidas pelas regras do Estado, estando adequadas de acordo com as políticas governamentais vigentes e projetos de governo. Produzem de bens e serviços fundamentais à sociedade como transporte, energia elétrica e combustível. As empresas públicas se direcionam a atividades que requerem investimentos muito elevados e que trazem resultados lentos, sendo por isso pouco atraente à iniciativa privada.  

EMPRESAS PRIVADAS: São aquelas que não são de poder do Estado, ou seja, seu proprietário ou criador possui todos os direitos sobre ela. Apesar de ser dono de uma empresa privada, a pessoa jurídica que criou a empresa deve pagar impostos para o Estado. Apresenta finalidades mais particulares como o seu próprio desenvolvimento e benefícios para os seus proprietários, gestores e funcionários, seu público-alvo são os clientes, que são primordiais para o seu crescimento.

EMPRESAS MISTAS: São aquelas em que existe uma colaboração entre o Estado e particulares, onde eles juntam seus recursos para realizarem os objetivos econômicos. A sociedade de economia mista é uma pessoa jurídica de direito privado e não se beneficia de isenções fiscais ou de foro privilegiado. O Estado poderá ter uma participação majoritária ou minoritária; entretanto, mais da metade das ações com direito a voto devem pertencer ao Estado. A sociedade de economia mista é uma sociedade anônima, e seus funcionários são regidos pela CLT e não são servidores públicos.

EMPRESAS COM AUTOGESTÃO: São aquelas em que todos os empregados participam das decisões administrativas em igualdade de condições e direitos, formando uma equipe. Não há um patrão, ocorre uma democracia, onde os trabalhadores são os proprietários da empresa.

b) A gestão de empresas, no que lhe diz respeito é:

A Gestão de empresas é uma prática que envolve indivíduos especializados que buscam melhorar a produtividade e a competitividade de uma empresa ou de um negócio e consequentemente alcançar bons resultados, corrigindo os problemas que possam afetar diretamente o sucesso da empresa e buscando novas soluções e estratégias, entre outras questões. Para que a gestão seja eficiente devemos ter um planejamento, a partir do qual os recursos são combinados de modo a produzir novos projetos que possam ser rentáveis para a empresa. Em seguida, uma organização para agrupar todos os recursos da empresa e direcioná-los, de forma que trabalhem em conjunto, para obterem um melhor aproveitamento e resultados. Depois precisamos de um bom nível de comunicação entre os administradores e os empregados, para que tenhamos um bom ambiente de trabalho e aumentemos a eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com