A Estrutura Organizacional
Por: yngridcosta • 20/5/2019 • Trabalho acadêmico • 903 Palavras (4 Páginas) • 1.574 Visualizações
2.1 Organograma Magazine Luiza
Quadro 1 – Organograma da empresa
[pic 1]
2.2 Estrutura organizacional
Divisão de áreas ou cargos de forma hierárquica, onde se define a gestão das atividades, visando suas necessidades para atingir objetivos estratégicos. A estrutura é constituída pelas seguintes áreas
Conselho de Administração: Tem como função direcionar estrategicamente, proteger e aumentar os investimentos do patrimônio. Promover reuniões e debates para melhores decisões, não favorecendo uma única pessoa ou parte interessada. Abaixo do conselho vem a Presidência, controlando e dirigindo todas as atividades da empresa, determinando estratégias para melhor desempenho da empresa, se mantendo atualizado para maiores oportunidades, acompanhando as mudanças no mercado. Logo abaixo vem a Superintendência, área responsável por controlar a empresa para que sejam cumpridas todas as normas e direitos dos consumidores.
Luiza Cred: Serviço de credito, cartão, empréstimos, associado ao Unibanco. Luiza Seg: Única rede varejista a ter uma seguradora própria, com serviços de garantia estendida e seguros. Associada a Cardil , empresa do grupo francês BND Paribas.
Administração e Controle: Área que controla e administra a empresa e suas atividades e corrige quando necessário. Fornece dado para tomadas de decisões. Abaixo da administração vem as seguintes áreas: Auditoria Interna, que verifica e avalia procedimentos e sistemas para diminuição de fraudes , erros e trabalhos desnecessários, ajuda a melhorar a operação e atingir os objetivos da empresa. Controladoria ,como o nome diz , controla todos os processos da administração interna, precisa apresentar informações e criar métodos e sistemas para otimização de processos da organização, através de dados e relatórios. Centro de Serviços Compartilhados, conhecida também como CSC, é um instrumento de gestão , ganhando velocidade em diversas áreas da empresa em seus processos, como ex; Administração, Recursos Humanos , Contabilidade , entre outros. A empresa também tem na sua estrutura a área de Jurídico, que atua na defesa dos interesses da empresa, perante órgãos judiciários, analisa contratos, documentos, para evitar falhas e riscos para a empresa. Área Tributário/ Fiscal administra e fiscaliza os tributos e obrigações acessórias, acompanha atualizações e demais atividades da empresa onde o setor tributário é impactado, e também ajuda em tomadas de decisões garantindo a continuidade da empresa. Compras Corporativas, responsável pela negociação e compra de mercadorias e produtos com quantidade e qualidade necessária com um preço baixo, selecionando os melhores fornecedores, gerando o mínimo de problemas para ambas as partes. A empresa conta também com o Controle Interno, tem como papel assessorar gestores, sugerindo e dando suporte para processos, monitoram se esses processos estão sendo realizados de forma correta diminuindo riscos para a empresa. Segurança Patrimonial, responsável por medidas e praticas de proteção, evitando danos ou perturbações ao patrimônio e as pessoas, ex: Incêndios, roubos entre outros.
Finanças: Área responsável por todas as questões relacionadas ao dinheiro, área que norteia os gestores para tomadas de decisões no que investir ou onde cortar custos. Abaixo a área de Relações com investidores e novos negócios, conhecido como RI , busca novos investidores, muitas vezes com diferentes perfis, tanto nacional, quanto internacional, área porta voz da empresa e do mercado, fazendo a ligação entre os dois lados. A empresa conta também com a área de Serviços Financeiros, responsável por diversos serviços, ex: Garantia estendida, compra segura, proteção de roubos e furtos, entre outros. Tesouraria controla entrada e saída de dinheiro , conta bancaria, responde pelo fluxo de caixa da empresa.
...