A Etimologia de Intelectual
Por: ma1602 • 3/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 326 Palavras (2 Páginas) • 483 Visualizações
Etimologia de Intelectual
É o conceito central da teoria de Gramsci.
Em busca do critério unitário que seria a característica de toda atividade intelectual, que permitira distinguir das atividades de outros grupos sociais.
Pois em todo trabalho físico, mesmo o mais mecânico e degradado, existe um mínimo de qualificação técnica, isto e, da atividade intelectual criadora. De acordo com Gramsci, cada grupo social, nascendo em um terreno original de uma função essencial no mundo de produção econômica, cria com ele, organicamente; uma ou varias camadas de intelectuais. Onde estes lhe dão a homogeneidade e a consciência de sua própria função. Não somente nos domínios de economia, como também social e politico.
Onde será necessária que as categorias especializadas no exercício da função de intelectual, se formam em ligação com as classes sociais mas, sobretudo , em ligação com os grupos sociais mais relevantes, a classe dominante ou que tende a sê –lo.
Esses intelectuais se dizem orgânicos na medida em que pertencem a uma organização intimamente ligada a uma classe essencial.
A camada intelectual representa, portanto a consciência da classe que está a serviço: na qualidade de trabalhadores das superestruturas.
Dão a classe que saíram uma visão clara de sua própria orientação socioeconômica, politica, cultual, que lhe permite estabelecer seu poderio hegemônico.
É todo aquele que cumpre uma função organizadora na sociedade civil. De acordo com Gramsci, que amplia a antiga noção de intelectuais tradicionais. Onde estes eram uma camada especifica da sociedade (clérigos, advogados, escritores, professores, etc). denominados orgânicos, pois poderiam produzidos por uma classe social em desenvolvimento histórico. Em que cada classe social tem um papel de desempenho fundamental na produção e na organização econômica deve ter, assim, seus próprios intelectuais.
Fontes:
Lincoln Secco. Gramsci e o Brasil. Recepção e difusão de suas idéias. São Paulo, Cortez, 2002. 119p.
Dominique Grisoni e Robert Maggiori (org.), Ler Gramsci, Lisboa, Iniciativas Editoriais, 1973.
BUCI-GLUCKSMANN, Christine. Gramsci e o Estado: por uma teoria materialista da filosofia.2ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
...