A Evolução das Ondas de Transformações e Inovações
Por: Henderson Keoma • 24/5/2020 • Trabalho acadêmico • 786 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
NÁDIA AMARANTE PINTO FILGUEIRAS
FUNDAMENTOS DA GESTÃO ORGANIZACIONAL
PROFESSORA MÁRCIA TUMA
BELÉM – PARÁ 2020
A evolução das ondas de transformações e suas principais características e inovações
Na complexidade do mundo contemporâneo todas as coisas estão em constante mudanças, já passamos por ondas e revoluções que mudaram o contexto histórico da sociedade e as formas de trabalho do homem.
A primeira onda foi a Revolução agrícola, formada por uma sociedade agrária que tinha como forma de sustento a terra. A agricultura era predominante e foi um dos pontos decisivos para o desenvolvimento dessas sociedades.
Na segunda onda ocorrida no período da Revolução Industrial, as mudanças e os modelos que começaram a surgir foram classificados como eras empresariais, dividida em três períodos: A era da produção em massa ocorrida em 1920, onde os modelos de gestão estavam baseados na administração científica e nas relações humanas, ou seja, o modelo de produção em massa era baseado no processo de linha de montagem. A atenção, nesse período, era exclusivamente voltada para a produtividade e a empresa não se preocupava com o cliente, mas sim, em especificar o produto, e o processo da linha de montagem. O objetivo era produzir o máximo de produtos para baixar os custos de produção
A segunda foi chamada de era da eficiência ocorrida em 1950, esse modelo de gestão se concentrava na burocracia e em outros modelos. A eficiência, ponto chave, estaria relacionada à busca da excelência profissional e burocratização da gestão. Já terceira foi chamada de era da qualidade que ocorreu no ano de 1970. Essa era foi enfatizada na administração japonesa, participativa, empreendedora e holística, que também eram modelos de gestão, essa era teve como base as novas abordagens da gestão. Percebe-se que a era da qualidade e da competitividade estão interligadas, pois havia a busca da satisfação do cliente, treinando e motivando os profissionais para atendê-los da melhor forma e aumentar os resultados da empresa.
A partir de então dá-se início a terceira onda chamada de Revolução da Informação caracterizada especialmente pela popularização da Internet e de novas tecnologias. As indústrias como genética, robótica e informática ganharam mais relevância nesse contexto. Isso trouxe modificações sociais, culturais, comportamentais e de consumo a diferentes mercados e setores de um negócio inclusive o Marketing. Posterior vem a quarta onda, chamada de era da competitividade que utilizou os mesmos modelos anteriores, mais as tecnologias da informação para facilitar a gestão. Havia a busca de parcerias com outras empresas, a valorização dos funcionários, e a busca de superar as expectativas do cliente.
...