A Evolução do RH
Por: alinealibar • 7/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 359 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
A evolução do RH
A real vantagem competitiva no mercado não está somente representada no financeiro ou nos altos investimentos em tecnologia, mas também nas pessoas que compõem a organização.
O mundo corporativo se encontra em permanente processo de mudança e a área de Recursos Humanos acompanha essas transformações. Antes dos anos 30, sua função era apenas voltada a contabilidade. Após 1930,passa a existir um legislação trabalhista, quando foi criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (hoje Ministério do Trabalho e Emprego), que se somava aos esforços trabalhistas.
Na década seguinte tivemos assinado o decreto-lei nº 5.452 em 1º de maio de 1943, que resultou na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
No início dos anos 80 passou a exigir novas posturas por parte das empresas em relação às práticas de recursos humanos. Mas as mudanças mais significativas chegaram só, a partir da década de 90, devido a alta competitividade e com o objetivo de sobrevivência e crescimento em um ambiente caracterizado por grande desenvolvimento tecnológico e mudança econômica. As organizações foram resgatando seu papel humano e começaram a fazer das pessoas, peças-chave do processo de crescimento da empresa.
O RH em sua fase estratégica e as organizações começaram a valorizar a teoria do capital humano iniciada na década de 50 e com isso perceberam que o capital humano pode ser um grande diferencial, assim como os recursos financeiros e tecnológicos.
Profª. Aline Barbara de Oliveira
Exercício
1. Analise os itens abaixo sobre o capital humano e responda:
- O conceito de capital humano surgiu na década de 1950, e foi formulado pelo economista americano Theodore W. Shultz, mas somente na década de 80 esse conceito se popularizou.
- O capital humano refere-se tanto à capacidade, habilidade e experiência quanto ao conhecimento formal que as pessoas detêm e que agregam valor a uma organização.
III. O capital humano é um ativo intangível que pertence ao próprio indivíduo, mas que pode ser utilizado pela empresa para criar valor.
Estão corretos os itens:
- Somente os itens I e II;
- Somente os itens I e III;
- Somente os itens II e III;
- Todos os itens estão corretos;
- Nenhum item está correto.
Resposta certa: letra D
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, IIdalberto. Recursos Humanos: Edição Compacta. São Paulo: Atlas, 2002.
...