A GESTÃO DE PROJETOS
Por: Paularafa • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.817 Palavras (8 Páginas) • 266 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
FELIPE CECCI RA: 4200052904 6° ADM A
PAULA RAFAELA OLIVEIRA RA: 5660119865 6° ADM A
GESTÃO DE PROJETOS
Jacareí- SP
2015
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE PROJETOS
Atividade Prática Supervisionada apresentada a Faculdade Anhanguera de Jacareí para a conclusão da disciplina Gestão de Projetos, sob a orientação do Professora Regina Correa.
Jacareí – SP
2015
GERENCIAMENTO DE PROJETO
Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados (PMI, 2015).
Os projetos caracterizam-se pela sua durabilidade, singularidade e progressividade. São temporários, pois apresentam início e fim definidos. Como envolvem a mobilização de recursos, o prazo de duração deve ser predeterminado para se ter a exata noção de tempo, custo e recursos humanos a serem expendidos na sua execução e geração dos resultados. Quanto ao prazo, classificam-se em: de curta ou de longa duração. (GEMPAR, 2015)
Para que se tenha melhor controle e se crie interdependência entre as atividades, os projetos devem ser divididos em algumas fases, constituindo o chamado ciclo de vida do projeto, que define quais técnicas de trabalho serão utilizadas em cada fase e quais pessoas estarão envolvidas nela. (GEMPAR, 2015).
Os projetos contemporâneos apresentam-se em muitas formas e tamanhos. Alguns são de curta duração, empreendimentos baratos que duram apenas alguns dias e necessitam de recursos mínimos. (KELLING, 2012, p. 2). Já os projetos de médio ou longo prazo podem ser considerados empreendimentos ambiciosos com uma duração extensa, exigindo assim, grandes recursos financeiros e materiais, além dos altos níveis de habilidade técnica e científica e estruturas de administração complexas. (KELLING ,2012).
Contudo, todos os projetos apresentam as seguintes características comuns (KELLING, 2012):
- São empreendimentos independentes;
- Possuem propósito e objetivos específicos;
- Têm duração limitada (inicio e fim bem definidos);
- Entregam um resultado único;
- Recursos próprios (incluindo financeiros e humanos); e
- Administração e estruturas administrativa próprias.
Muitas vezes, projeto é confundido com processo. Enquanto Projeto é um trabalho temporário que produz um resultado único, processo é um trabalho continuo que produz resultados padronizados, possui entradas, ferramentas e técnicas para gerar saídas.(MATHEUS, 2013).
Um projeto para ser executado precisa ser gerenciado. Segundo Koontz e O’Donnel [1980], gerenciar consiste em executar atividades e tarefas que têm como propósito planejar e controlar atividades de outras pessoas para atingir objetivos que não podem ser alcançados caso as pessoas atuem por conta própria, sem o esforço sincronizado dos subordinados.( TORREÃO, 2015)
Os projetos não dispõem de tempo ilimitado, logo o gerente não pode “ser desenvolvido no cargo”. (KELLING, 2012, P.15). As opiniões sobre as características ideais de um gerente são divergentes, porem muitas delas oferecem aspectos importantes e semelhantes àquelas envolvidas na administração de muitos esforços contínuos. (Kelling, 2012)
- Personalidade forte, enérgica, mas tolerante – diplomática e defesa de causa devem ser traços marcantes;
- Inteligência com espírito independente
- Bom conhecimento sobre o trabalho essencial ao projeto;
- Preferência por áreas de trabalho que estejam fora da sua experiência e habilidade para ver as coisas como um todo;
- Interesse e preocupação vitais em ver o projeto concluído;
- Habilidade para dirigir e delegar trabalho técnico;
- Tino comercial – procedimento financeiros, contratuais/legais etc. – e dinamismo empreendedor; e
- Energia e persistência.
O ciclo de vida de um projeto é composto por cinco processos. Estes não seguem um padrão exigido, mas são muitos semelhantes entre si. São eles: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento. Planejar - Fazer - Verificar - Agir (corrigir e melhorar). O grupo de Planejamento corresponde ao Planejar; Execução, ao Fazer; e Monitoramento e controle englobam Verificar e Agir. E como a natureza dos projetos é finita, o PMBOK ainda caracteriza os grupos de processos que iniciam (Iniciação) e finalizam (Encerramento) um projeto. (D’ÁVILA, 2013).
As áreas do conhecimento específicos são divididas em 9 processos e caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto: integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e aquisições.
Escopo, Tempo, Custos e Qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada; em outras palavras, o que, quando, quanto e como. Recursos Humanos e Aquisições são os insumos para produzir o trabalho do projeto. Comunicações e Riscos devem ser continuamente abordados para manter as expectativas e as incertezas sob controle, assim como o projeto no rumo certo. E Integração abrange a orquestração de todos estes aspectos. (D’ÁVILA, 2013).
Um projeto consiste nisso: pessoas (e máquinas) que utilizam tempo, materiais e dinheiro realizando trabalho coordenado para atingir determinado objetivo.(D’ÁVILA, 2013).
INFORMAÇÕES INICIAIS DO PROJETO SOCIAL
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
- Título do Projeto: Divulgação da Ergonomia
- Nome da entidade:
- Telefone da entidade:
- JUSTIFICATIVA:
A ergonomia, apesar de estar implantada em diversas empresas, ainda é pouco conhecida pela sociedade. Muitos conhecem a palavra, mas não entendem o seu conceito e as melhorias que esta pode trazer no dia-a-dia, aumentando tanto o desempenho profissional, quanto o desempenho pessoal. Dois fatores são visados na ergonomia: a segurança de trabalho e a prevenção de acidentes laborais.
...