A GOVERNANÇA COLABORATIVA APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Por: ADM. JOSE VANDERLEI MARQUES FERREIRA • 26/5/2020 • Artigo • 2.222 Palavras (9 Páginas) • 174 Visualizações
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
JOSÉ VANDERLEI MARQUES FERREIRA
GOVERNANÇA COLABORATIVA APLICADA AO SETOR PÚBLICO
CORONEL FABRICIANO - MG
2020
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
JOSÉ VANDERLEI MARQUES FERREIRA
GOVERNANÇA COLABORATIVA APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Administração Pública.
CORONEL FABRICIANO - MG
2020
GOVERNANÇA COLABORATIVA APLICADA AO SETOR PÚBLICO
José Vanderlei Marques Ferreira[1]
RESUMO
A premissa básica deste estudo é contextualizar a governança colaborativa, avaliando-a enquanto nova ferramenta que possui por finalidade melhorar os resultados relativos ao planejamento e gestão das estratégias com foco o desenvolvimento econômico, social e sustentável da sociedade como um todo.
O estudo foi desenvolvido na internet em revistas cientificas eletrônica como, Revistas Unisinos, sites especializados a exemplo de SCIELO, e site de universidades tais como Universidade De São Paulo - USP, Fundação Getúlio Vargas - FVG, Institutos Federais, Universidades Federais. Foram utilizados como referencias os seguintes autores: Ferreira (2015, Abbud & Tonelly (2018), Sant’Anna, et al (2019), Santos (2015) e Costa (2016).
Como resultado dos estudos, pode ser observado que a governança colaborativa representa uma área da gestão pública que carece de mais pesquisas para que se possam aprimorar suas expertises.
Todavia, mesmo o tema sendo consideravelmente novo, tem muito a oferecer aos administradores públicos e a sociedade no geral, em especial a gestão e controle das estratégias publicas.
Palavras-chave: Governança, Governança Colaborativa, Estratégias.
COLLABORATIVE GOVERNANCE APPLIED IN THE PUBLIC SECTOR
José Vanderlei Marques Ferreira
ABSTRACT.
The basic premise of this study is to contextualize collaborative governance, evaluating it as a new tool that aims to improve the results related to the planning and management of strategies focusing on the economic, social and sustainable development of society as a whole.
The study was developed on the internet in electronic scientific journals such as Unisinos Magazines, specialized websites such as SCIELO, and the website of universities such as University of Sao Paulo - USP, Getúlio Vargas Foundation- FVG, Federal Institutes, Federal Universities. The following authors were used as references: Ferreira (2015, Abbud & Tonelly (2018), Sant’Anna, et al (2019), Santos (2015) and Costa (2016).
As a result of the studies, it can be observed that collaborative governance represents an area of public management that needs more research to improve its expertise.
However, even though the topic is considerably new, it has much to offer public administrators and society in general, especially the management and control of public strategies.
Keywords: Governance, Collaborative Governance, Strategies.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. GOVERNANÇA COLABORATIVA NA GESTÃO PÚBLICA. 6
3. CONCLUSÃO 9
4. REFERÊNCIAS 10
- INTRODUÇÃO
Gerir a Res Pública em prol das necessidades da sociedade tem se demonstrado uma tarefa que não está sendo bem executada. O fato de os governantes não conseguirem satisfazer as necessidades econômicas e sociais dos cidadãos causa um distanciamento relacional entre estes e aqueles.
Na modalidade de gestão atual é nítido o descontentamento social com os resultados obtidos no que diz respeito à satisfação social.
Diferentemente da modalidade atual de gestão, a governança colaborativa é moldada baseada na manutenção e no gerenciamento da relação humana e social, a relação entre as pessoas envolvidas e seus objetivos comuns e solidificadas no interesse da coletividade proporciona o surgimento de planos de gestão e estratégias que incentivam as organizações representadas a agir proativamente de forma ética e pensada com o fim de proporcionar benefícios mútuos de todas e a todas as partes.
O surgimento da governança colaborativa merece especial atenção, pois é possível verificar que, de forma mais eficiente, o foco na resolução de problemas econômicos, sociais e relacionados ao desenvolvimento humano são os principais objetivos debatidos nos planos gerados pela colaboração. Igualmente, a gestão pública no Brasil é uma incógnita, pois não funciona de forma satisfatória. Os objetivos por traz da formulação dos planos de governo na maioria das vezes são resultados da intenção de continuidade no governo do gestor público, sendo as necessidades da coletividade deixadas de lado.
O desenvolvimento de estudos que possam modular uma formula mais efetiva de promover a implantação da governança colaborativa está eivado de pontos positivos haja vista que, do ponto de vista social, dispor de mecanismos que proporcione alavancagem na melhoria da gestão e entregue uma ferramenta mais eficiente de controle cuja sociedade detém acesso e possa questionar os responsáveis pela execução dos planos de forma mais incisiva, poderia promover o desenvolvimento da sociedade que permeia nicho cuja governança está instalada.
Pesquisar este assunto justifica-se pelo crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, haja vista que no desenvolvimento das atribuições enquanto servidor público, atuo diretamente com os assuntos relacionados à gestão pública. Tenho por responsabilidades atividades como avaliar gestão e planos de governo, avaliar as três camadas de controles internos que as administrações devem possuir, e na administração pública, a governança pública é ainda uma incógnita.
Tratar de governança colaborativa é de suma importância, pois o assunto, por se tratar de um assunto relativamente novo, o desenvolvimento desta pesquisa pode servir de subsídio para a aplicação desta nova metodologia de gestão, uma ferramenta nova de controle social. O referido projeto pode ser utilizado para o desenvolvimento de outras pesquisas relacionadas a tema.
...