A Gestão de Negocios
Por: jesuslimadefaria • 15/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.440 Palavras (10 Páginas) • 282 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA POLO PLINIO LEITE - UNIPLI.
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ECONOMIA
[pic 1]
Jéssica Duarte - RA 6925410484
Luana de Jesus Lima de Faria - RA 6582338486
Milton dos Santos - RA 6789391734
Rosilene da Silva Mauricio - RA 6790329954
Tatiani Ribeiro da Silva - RA 6783372777
PROFESSORA:
Prof.ª Mª Renata M. G. Dalpiaz
Tutor (EAD) Edmundo Lopes
Niterói/RJ
07/10/2013
SUMÁRIO
Introdução.
- Capítulo 1. 1.1. O consumo de artesanato no país.
1.2. Exportações de artesanato.
1.3. As influências do artesanato na economia brasileira.
- Capítulo 2.
2.1. Custos de produção.
2.2. Custo médio de um produto (exemplo).
- Capítulo 3.
3.1. Levantamento da produção de artesanato na Região dos Lagos.
3.2. Influência econômica do artesanato na Região dos Lagos.
- Capítulo 4. 4. Acontecimentos na economia internacional afeta na economia brasileira.
Conclusão.
Referências Bibliográficas.
Introdução.
Neste trabalho iremos abordar sobre a produção de artesanato no Brasil. Dentre os aspectos estudados iremos mostrar seu desenvolvimento, onde sua produção possui maior sucesso e como ela afeta o país economicamente.
Dentro da economia brasileira, iremos apontar como estão às exportações e importações e também como a economia internacional afeta diretamente na economia do nosso país.
Essa atividade pode ser muito lucrativa, pois ela transforma qualquer matéria-prima, independente de valor, em produto final.
O artesanato tem como base mão-de-obra e criatividade, por isso ele se torna extremamente lucrativo, porque não possui custo elevado e não depende tanto de recursos financeiros. Porém, mesmo assim, deve-se tomar cuidado no momento de estabelecer valores para não desvalorizar o produto, pois assim desvalorizará também o trabalho e a criatividade, não incentivando aquele que tem capacidade de produzir.
Dentro desse contexto, nossa equipe optou por utilizar desse ramo de produção para analisar sua função econômica no país.
Capítulo 1.
- O consumo de artesanato no país.
O artesanato é considerado parte da cultura da região onde ele é produzido, pois em cada localidade se produz artesanato de acordo com a matéria-prima oferecida e seus valores.
Apesar de o Brasil possuir sua própria cultura, dentro dele tem suas subdivisões culturais, que advém dos estados. Por se tratar dessa diferença, o artesanato brasileiro é importado frequentemente, pois mesmo dentro do país ele é muito valorizado e consumido.
Esse produto além de ser importado, ele é muito consumido também pelos filhos da terra. Nessas circunstancias, o produto mais procurado é aquele que possui grande utilidade, além de retratar a cultura. Aqueles que servem mais como lembranças culturais são consumidas mais por turistas, sejam eles brasileiros ou estrangeiros.
- Exportações de artesanato.
Esse setor de produção também tem ganhado espaço no mercado internacional. Com a criação de instituições de apoio e com a participação nas feiras de exposições o artesanato vem a cada dia sendo mais divulgado no mundo todo, fazendo com que os estrangeiros venham até o Brasil conhecer um pouco mais do produto e fazer a avaliação para saber se o mesmo será bem aceito no seu país.
Um dos fatores que também influenciam na exportação são as pesquisas de mercado internacional. Para conquistar os estrangeiros é ideal que além de produzir o de costume, produza também produtos que sejam voltados para a preferencia dos mesmos, como por exemplo, cores, valores e utilidade. Ainda assim, é de grande importância saber as restrições dos produtos, ou seja, saber como não deve produzi-lo.
Dessa forma ele vem ganhando credibilidade no comércio externo e já possui até alguns clientes internacionais, como as empresas, El Corte Ingles, da Espanha e Portugal e Macy’s e T.J.Maxx dos Estados Unidos.
Contudo, nosso país está conquistando o mercado internacional aos poucos e agora com a Copa do Mundo e as Olimpíadas surgirão ainda mais oportunidades.
- Influência do artesanato na economia brasileira.
Esse mercado está beneficiando nossa economia, pois através dele a quantidade de exportações tem aumentado, fazendo com que entre mais moeda estrangeira na nação. Esse aumento é importante financeiramente porque ele trás uma série de benefícios como, ampliação e diversificação do mercado comprador, redução da dependência do mercado interno, aumento da renda e aumento de empregos.
Capítulo 2.
2.1 Custos de produção.
Toda produção tem seus custos totais que são os custos gastos para produzir o produto. Dentro dos custos totais teremos os custos totais variáveis, é o capital gasto para a compra de matéria-prima, pagamento da mão-de-obra e etc. E também teremos os custos totais fixos que é capital utilizado para suprir gastos de iluminação, água, aluguéis e etc.
É necessário calcular os gastos utilizados para a produção para que o produto não seja vendido com um valor abaixo de seu custo. Cabe ressaltar que quanto menor for o custo de produção, maior poderá ser o lucro em cima do produto, ou seja, custos e lucro são inversamente proporcionais.
...