A Gestão de Projetos
Por: Fabiana.st • 26/12/2018 • Trabalho acadêmico • 939 Palavras (4 Páginas) • 148 Visualizações
Faculdade QI FL05
Curso MBA em Gestão de Negócios
Fabiana Tavares
GESTÃO DE PROJETOS
Gravataí, 23 de Setembro de 2018.
SUMÁRIO[pic 2]
1. AS 10 ÁREAS DO CONHECIMETO E SUAS FERRAMENTAS 3
2. CONCLUSÃO 7
3. REFERENCIAS 8
- AS 10 ÁREAS DO CONHECIMENTO E SUAS FERRAMENTAS
Dentre as áreas do conhecimento da gestão e projetos, podemos dizer que a Integração do Projeto é a unificação dos processos do dia a dia de forma que o gerente de projetos possa garantir que todas as partes funcionem juntas. Logo, é através dela que começa a ser elaborado o Escopo do projeto. Assim, uma das ferramentas que o ajudará nesta integração será a Matriz de Prioridade, pois é através desta ferramenta que poderá ser selecionado os problemas e causas que necessitam de uma prioridade, auxiliando na solução de problemas de organização e projetos. Esta matriz tem como objetivo a melhoria do processo global, ajudando na viabilidade econômico-financeira e rentabilidade/resultados.
O Gerenciamento de Escopo é muito importante para gerenciar um projeto, podendo dizer que é um dos que mais requerem a atenção do Gerente de Processos, pois é este gerenciamento que garante o atendimento de todos os requisitos de forma que o projeto seja concluído com sucesso. Ou seja, o gerenciamento de Escopo nada mais é que a forma de definir e controlar se tudo o que foi planejado está sendo cumprido. Sendo assim, uma das diversas ferramentas que auxiliará na organização e no detalhamento do escopo é chamado de WBS - Work breakdown structure ou EAP – Estrutura Analítica de Projetos.
A Estrutura Anaítica de Projeto (EAP) é uma ferramenta que auxilia na organização do escopo do projeto, pois com esta ferramenta é possível detalhar, ou seja, mapear tudo que será feito dentro do projeto, subdividindo-o em partes, podendo ser elaborado com a ajuda do Canva, uma ferramenta que auxilia e facilita na montagem da EAP, conforme segue no exemplo logo abaixo:
[pic 3]
Figura 1: Modelo de Estrutura Analítica do Projeto
Desta forma o Gerente de Projetos apresentará a EAP às partes interessadas de forma a fornecer uma visão mais detalhada e rápida de tudo que está planejado no escopo o que facilitará no gerenciamento do tempo e dos recursos necessários para o cumprimento do projeto, assim facilitando na identificação de possíveis ajustes e melhorias a fim de evitar impactos negativos e posteriormente a insatisfação do cliente.
Apesar da EAP ser utilizada para o gerenciamento do escopo do projeto, ela também trará benefícios no gerenciamento do tempo, custo, riscos e até mesmo no gerenciamento das comunicações.
Outra área de extrema importância na gestão de um projeto é o Gerenciamento da Qualidade, pois é a área que busca assegurar o cumprimento de todos os requisitos de qualidade do projeto de forma a atender as solicitações da parte mais interessada, ou seja, o cliente, para que este saia satisfeito ao final do cumprimento do projeto. Desta forma, são diversas as ferramentas que poderão ser utilizadas para auxiliar nesta área do projeto, mas uma que é muito conhecida e utilizada é o PDCA (Plan, Do, Check, Act), ou seja, Planejar, Desenvolver, Checar, Agir, sendo uma das ferramentas essenciais no processo de melhoramento continua. Segue figura ilustrativa abaixo.
[pic 4]
Figura 2: PDCA
- Planejar: Localizar problema e obter planos de ação.
- Desenvolver: Executar o plano de ação para garantir a qualidade.
- Checar: Acompanhar os indicadores e verificar as metas.
- Agir: Treinar, padronizar e corrigir erros
Esta ferramenta é utilizada na intenção de solucionar problemas encontrados ao longo do projeto de forma a identificar as oportunidades de melhoria e trabalhar nas mudanças necessárias buscando sempre resultados positivos com mais qualidade e eficiência.
Dentre as diversas ferramentas existentes e que são utilizadas no Gerenciamento de um Projeto, e que para o Gerenciamento de Aquisições é muito utilizado é a ferramenta chamada 5W2H que serve, neste caso, para documentar as decisões de compra.
...