TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  23/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de atividade individual

Gestão Estratégica

0920-0_2

Gestão Estratégica

PLANEJAMENTO E REDIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO

O presente planejamento estratégico visa o redirecionamento de mercado da empresa “Loja da Esquina”, especializada na comercialização de livros infantis, há mais de 42 anos, para a classe média e alta do bairro Upper West Side, da cidade de Nova York.

Referente planejamento fora motivado, sobretudo, pela inauguração, na mesma região, de uma megastore, Fox Books, que, apesar de trabalhar com tipos diversos de livros, tem, assim como a Loja da Esquina, os best-sellers como prioridades. Tal loja, por diversos motivos que serão explorados no presente planejamento, propiciou, em apenas um mês, a queda da receita em 25% da Loja da Esquina, motivo pelo qual a fez repensar seu cenário interno e externo, focando em seus pontos fortes e suas ameaças, a fim de: modernizar seu empreendimento; reposicionar-se no mercado de livros; ampliar seus negócios e público; alavancar suas receitas.

VISÃO:  “Atender a toda comunidade de Nova York e região, de maneira irrestrita, ágil e eficaz, possibilitando o acesso à cultura e à informação sem, necessariamente, o consumidor ter que sair de casa.”

MISSÃO: “ Nossa missão é levar a cultura, o conhecimento, o aprendizado e o entretenimento através dos livros, fazendo, de cada leitura, um momento ímpar na vida de nossos clientes, permitindo-os viajar sem sair de casa.”

VALORES: “Nossos valores são pautados por um atendimento especializado e personalizado a nossos clientes, que têm seus desejos e necessidades atendidas, através da sensibilidade, qualificação e comprometimento de toda a equipe. Possibilitamos, assim, um acesso à cultura, ao entretenimento, ao conhecimento e à informação de maneira irrestrita e ilimitada, fomentando a educação e cultura da sociedade.”

. AMEAÇAS DE PRODUTOS SUBSTITUTOS:

  • E-books e e-commerce;

  • Variedade de livros que não os infantis;

  • Mix de produtos diversos para o entretenimento, diversão e conhecimento que não somente os livros

. AMEAÇAS DE ENTRADA DE NOVOS CONCORRENTES:

  • Marca consolidada;

  • Contratos de exclusividade com editoras;

  • Referência no lançamento de livros;

. PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS CLIENTES:

- Clientes com alto poder econômico, mas com médio poder de negociação, tendo em vista que, mesmo com a entrada do “Fox Books”, a “Loja da Esquina” ainda possui um renome e referência das editoras.

. PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES:

“Loja da Esquina” possui grande credibilidade no mercado, pois possui em sua gestão uma habilidade de identificar livros com alto potencial, gerando disputa para lançamentos de livros em seu ambiente, aumentando, assim, seu poder de negociação com os fornecedores. Tal fato não pode ser esquecido, mesmo diante a entrada do concorrente.

. RIVALIDADE ENTRE OS CONCORRENTES:

O principal concorrente é a megastore “Fox Books”, que se apresenta com o negócio em processos enxutos, rápidos, confiáveis e com baixo nível de serviço, possibilitando, contudo, descontos com políticas agressivas. Funcionários capacitados, mas não especializados. Amplos espaços, com amplo estoque e liberdade de leitura.

Estratégia competitiva é como a Organização pode se posicionar  e se diferenciar no mercado, frente a suas concorrentes. Ou seja, como ela irá competir com os demais, permitindo-lhe uma vantagem. Neste sentido, a Loja da Esquina atuará com a estratégia da diferenciação.

Distintamente de sua principal concorrente, que se utiliza do custo (ofertando preços e descontos agressivos) como estratégia, a “Loja da Esquina” ofertará novos produtos (e não somente livros infanto-juvenis), como gamers, e-commerce e eletrônicos de leituras e ainda terá um ambiente aconchegante de leitura e café para seus clientes. Contudo, utilizar-se-á de seu renome, de sua consolidação no mercado e com os fornecedores e editoras (que a procura para os lançamentos) e da capacitação de seus funcionários, que propiciam um atendimento personalizado – e não em massa – para se diferenciar e se destacar frente ao concorrente. Não abaixará os preços praticados, mas aumentará seu mix de produtos, com qualidade, satisfazendo a necessidade de uma gama maior de clientes e aumentando a possibilidade, assim, de fidelizá-los quando o assunto for entretenimento, cultura, diversão e informação.

O mapa estratégico é uma ferramenta integrante do BSC, de suma importância, pois, é através dele que se registram os principais e fundamentais objetivos estratégicos da Organização. Ou seja, ele é a representatividade, através de gráfico, de uma síntese do planejamento da Organização, auxiliando na virada do momento do planejamento à execução.

Ressalta-se, ainda, que os objetivos elencados no mapa têm que estar em consonância com a visão, a missão e os valores da Organização e se dividem entre “aprendizado e crescimento”;  “processos internos”; “clientes” e “econômicos e financeiros”. Neste sentido, eles auxiliam aos gestores e colaboradores têm uma visão do futuro, planejando, mas, com foco, sempre, também, no presente.

 

1. Criação do e-commerce

2. Alteração do espaço interno da loja

3. Expandir o mix de produtos ofertados

4. Reconsolidação da marca

Conforme observado no presente planejamento estratégico de reposicionamento no mercado,  a “Loja da Esquina”, voltada sobretudo à venda de livros infanto-juvenis, empresa consolidada no ramo, com atendimento personalizado a seus clientes, através de funcionários capacitados e motivados, viu-se, após 42 anos, com sua hegemonia no bairro Upper West Side abalada pela chegada, na redondeza, de seu principal concorrente, a megastore Fox Books.

Tal fato, em apenas um mês, fez-lhe perder 25% de seu faturamento, o que lhe requereu, então, urgente e de imediato, uma reanálise em seu reposicionamento e gestão estratégica.

Após estudos das condições internas e externas, favoráveis e desfavoráveis, constatou-se que a “Loja da Esquina” precisa se utilizar de seu renome e respeito, antigos, para continuar sendo seus diferenciais. Contudo, para aumentar sua lucratividade e fidelizar ainda mais seus clientes nos quesitos cultura, informação, conhecimento e entretenimento, faz-se necessário o aumento  de seus mix de produtos (e-commerce, livros diversos, gamers, café e ambiente de leitura), mantendo-se, contudo, os preços comuns (sem políticas agressivas de descontos) e os atendimentos personalizados, que também se somam a seus diferencias.

CHIAVENATO, I., Gestão de Pessoas, Segunda Edição, totalmente revista e atualizada. 9.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

LOBATO, David Menezes et al. Gestão Estratégica. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2017. 114 p. Disponível em: <https://www1.fgv.br/sve/Application#!/tenant/estante>. Acesso em: 01/10/2020.

OLIVEIRA, D. P. R., Planejamento Estratégico, Conceitos metodologia práticas. 22.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

PORRAS, Jerry I., COLLINS, James C. Construindo a visão da empresa. HSM Management, São Paulo, n. 7, a. 2, p. 32-42, mar/abr. 1998. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/valores-empresariais/57038/>. Acesso em 13/10/2020.

PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva. Campus: Rio de Janeiro, 1996. 8° reimpressão.

RODRIGUES, M. R. A.,TORRES M. C. S., FILHO J. M., LOBATO. D. M, Estratégia de empresas. 9.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com