A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO NA GESTÃO DE NEGÓCIOS
Por: darlene19 • 7/12/2019 • Seminário • 667 Palavras (3 Páginas) • 204 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO NA GESTÃO DE NEGÓCIOS
Darlene da Silva Lima[1]; Rosiely Nunes da Silva Amorim[2]
RESUMO
O projeto exposto parte da importância do empreendedorismo corporativo na gestão de negócios, mostrando a necessidade de uma atitude empreendedora nas organizações para atingir os resultados esperados. A gestão de negócios é fundamental para o sucesso de toda e qualquer empresa. No Brasil, o empreendedorismo começou a se desenvolver na década de 90 e está crescendo a todo momento. Em vista disso, o objetivo desse estudo é analisar a relevância da implantação de uma gestão empreendedora nas organizações. Com a realização desse estudo, conclui-se que empreender no meio corporativo é fundamental para garantir vantagens competitivas, transformando ideias em oportunidades de modo a gerar valor à empresa.
Palavras-chave: empreendedorismo corporativo; gestão; inovação.
1. INTRODUÇÃO
As frequentes mudanças que ocorrem no ambiente de uma organização geram efeitos positivos ou negativos no comportamento das pessoas e na execução de processos. Nesse contexto, é necessário que as empresas estejam estrategicamente preparadas para lidar com os desafios e as oportunidades que podem surgir no caminho.
Logo, o empreendedorismo corporativo ou intraempreendedorismo, nasce como uma ferramenta para aproveitar e utilizar da capacidade inovadora dos colaboradores em uma organização a fim de impulsionar seu crescimento para acompanhar esse constante desenvolvimento do mercado e atender as exigências dos consumidores.
Para que a prática empreendedora seja inserida em uma organização, especialmente aquelas onde há uma cultura forte entre os funcionários, “se faz necessária uma reinvenção na forma de agir perante o mercado. E essa reinvenção passa necessariamente pela implementação de cultura empreendedora dentro da organização” (DORNELAS, 2008). Diante disso, é preciso que os grandes empresários estejam dispostos a transformar o velho e experimentar o novo
Existem diferenças entre empreendedores e empresários, geralmente o empresário se limita a administrar a empresa, já o empreendedor não só cria a empresa, mas procura inová-la constantemente. O ideal é ser um empresário empreendedor usando a solidez do empresário e a inovação do empreendedor. Os empreendedores são visionários, têm visão para além do conhecimento, eles identificam as oportunidades e transformam em produtos ou serviços inovadores.
METODOLOGIA
A realização desse estudo foi desenvolvida com base em pesquisas bibliográficas e descritiva em livros, periódicos, artigos e páginas da internet acerca do tema apresentado e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, tendo em vista que o critério para a identificação dos resultados não é numérico, mas valorativo. Na pesquisa bibliográfica realizou-se uma investigação em livros encontrados na biblioteca da Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI) e em artigos e páginas disponibilizados na internet sobre o tema exposto: A importância do empreendedorismo corporativo na gestão de negócios A pesquisa de campo foi realizada após o estudo bibliográfico, onde se realizou a observação minuciosa do objeto de estudo e como ele se comporta no seu ambiente real. Também foram coletados dados e informações para então ser feita a análise e interpretação do que foi obtido.
...