A INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA NA IMPLANTAÇÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA
Por: jbwdjbwd • 14/7/2019 • Ensaio • 3.838 Palavras (16 Páginas) • 190 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ALAN DINELI DE FRIAS JUNIOR
A INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA NA IMPLANTAÇÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA
Rio de Janeiro
Julho 2018
ALAN DINELI DE FRIAS JUNIOR
A INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA NA IMPLANTAÇÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA
Projeto apresentado à Universidade Estácio de Sá como cumprimento de uma das exigências para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Administração.
Orientadora: Profª MSc Denize Rachel Veiga Pinheiro
Rio de Janeiro
2018[pic 1]
SUMÁRIO
1 TEMA 3
2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA 3
3 O PROBLEMA 3
4 OBJETIVOS 4
5 JUSTIFICATIVA 4
6 REFERENCIAL TEÓRICO 5
6.1 GESTÃO ESTRATÉGICA 5
6.2 ESCOLAS DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO 6
6.3 IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA 7
6.4 GOVERNANÇA CORPORATIVA 7
6.5 MODELOS DE GOVERNAÇA CORPORATIVA 9
6.6 BENEFÍCIOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA 9
6.7 RELAÇÃO ENTRE GESTÃO ESTRATÉGICA E GOVERNANÇA CORPORATIVA 10
7 METODOLOGIA 11
8 CRONOGRAMA PARA TCC 11
9 REFERÊNCIAS 11
- 1 TEMA
A gestão estratégica na implantação da governança corporativa
- 2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA
A partir do momento em que as empresas buscam um desenvolvimento maior, em um mercado cada vez mais instável e competitivo, em um mundo globalizado, a gestão estratégica busca soluções para a interação entre stakeholders internos e externos. Desta maneira, a governança corporativa surge como uma aliada nas práticas empresariais que buscam uma maior confiabilidade, transparência, prestação de contas e credibilidade, segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2012). A este novo sistema, as organizações passam a ser monitoradas e obtem um certo incentivo, pois as boas práticas levam às boas consequências, como o desenvolvimento econômico, valorização da marca, melhor visibilidade à resultados e confiabilidade na gestão da organização.
Dentre as diretrizes de cada corporação, há em comum o desejo de se obter a longevidade por meio de sucesso organizacional e financeiro, desta maneira, o setor tático da organização começa a se importar com a sua expansão e a forma como o mercado irá reagir a medida em que a empresa vai crescendo (SOBRAL, 2013) . Diante dessa perspectiva, a gestão estratégica da companhia começa a se atentar para fatores que são determinantes para o prosseguimento da mesma, e assim, a governança corporativa surge como um sistema em que irá facilitar a ascensão e entrada no mercado de capitais. Para as empresas que buscam esse novo patamar, a abertura de capital na bolsa, será exigido uma melhor comunicação e perceptibilidade dentre processos e resultados, por isso, o desafio será integrar a já estruturada e consolidada estrutura organizacional, a nova parte desse organograma, o departamento de governança corporativa.
- 3 O PROBLEMA
Até que ponto a gestão estratégica influencia uma empresa na implementação da governança corporativa e quais são os benefícios para o negócio?
- 4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO FINAL
Analisar se a gestão estratégica possui influência na implantação da governança corporativa e identificar os principais benefícios para o negócio.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apresentar o conceito de gestão estratégica;
- Investigar as principais escolas do pensamento estratégico;
- Investigar a implementação da gestão estratégica;
- Apresentar o conceito de governança corporativa;
- Analisar os modelos de governança corporativa;
- Descrever os benefícios da governança corporativa;
- Estabelecer a relação entre gestão estratégica e governança corporativa.
- 5 JUSTIFICATIVA
Acredita-se que em um mercado muito mais dinâmico, rápido e interativo, as facilidades com as informações, transparência e credibilidade tornam-se pilares essenciais para as empresas que buscam se desenvolver aproveitando esse dinamismo do mercado (SOBRAL, 2013). Independente do segmento em que a organização esteja, é válido para qualquer uma que almeja crescimento, o atendimento da expectativa a todo e qualquer tipo de stakeholder. Dessa maneira, o posicionamento de mercado, a valorização da marca, o compartilhamento de resultados, a credibilidade na gestão do negócio, entre outros fatores marcam o crescimento e amadurecimento de empresas que acreditam ou lutam para adquirir confiança e atender as expectativas de clientes, investidores, órgãos públicos e sobretudo, o mercado de capitais. (CHIAVENATO, 2003).
...