A Importância Da Manutenção Dos Programas De Incentivo À Pesquisa
Por: Mi.silverlella • 23/3/2024 • Artigo • 848 Palavras (4 Páginas) • 64 Visualizações
Introdução à pesquisa – A importância da manutenção dos programas de incentivo à pesquisa. |
Fernanda Falcão de Oliveira1
Jean Alessy Viana do Nascimento
João Vitor Rodrigues Milhome
Mirella Tathianne Silveira Silva
Thaiane Alexandre Porto Lemos
Mary Ann Cinthia Holanda Cardoso2
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A pesquisa científica é o estudo realizado a partir de dados e resultados mensuráveis e comprovados cientificamente. Com o advento da internet, ficou mais fácil realizar uma pesquisa e ter acesso aos diversos dados tão necessários para validação e comprovação do que se estuda e pesquisa.
Dessa forma a pesquisa científica tem grande importância para a sociedade, tanto no âmbito acadêmico como no âmbito social, pois é através dela que se podem desenvolver projetos para a melhoria de todas as áreas do conhecimento. Segundo Demo (1999, p.20); “o pesquisador não somente é quem sabe acumular dados mensurados, mas sobretudo quem nunca desiste de questionar a realidade, sabendo que qualquer conhecimento é apenas recorte [...]”. Assim, é imprescindível que existam programas que incentivem a pesquisa e que tragam aos professores e alunos, vontade e motivação, tão necessárias para que o conhecimento seja disseminado a todas as áreas.
Por consequência, as universidades são as maiores responsáveis pelo incentivo e pela produção da pesquisa científica, entretanto, ainda faltam os investimentos necessários à manutenção dos projetos de pesquisa, que, em sua maioria, têm algum resultado concreto a médio e a longo prazo, visto que:
Sendo o conhecimento construção do objeto que se conhece, a atividade de pesquisa torna-se elemento fundamental e imprescindível no processo de ensino/aprendizagem. O professor precisa da prática da pesquisa para ensinar eficazmente; o aluno precisa dela para aprender eficaz e significativamente; a comunidade precisa da pesquisa para poder dispor de produtos do conhecimento; e a Universidade precisa da pesquisa para ser mediadora da educação. (SEVERINO; Antônio Joaquim, 1941, p.17).
Ainda de acordo com Severino (1941), a atividade de pesquisa é elemento primordial para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Uma vez que educadores, educandos e a própria comunidade se beneficiam da propagação do conhecimento. Isso posto, a pesquisa se propõe a métodos e técnicas que subsidiam alunos e professores educadores a constituírem o conhecimento, genuinamente, científico. Segundo o artigo Importância da pesquisa científica (UNILEÃO, 2022) “a pesquisa científica deve ser algo incentivado pelas universidades e governo. E os profissionais que trabalham por trás dessas exaustivas jornadas, devem ter o reconhecimento e incentivo [...]”, uma vez que:
A descontinuidade ou diminuição de recursos para bolsas pode causar danos irreversíveis para a ciência de um país. A interrupção de projetos em andamento significa a perda dos recursos investidos, gera fuga de cérebros, sem falar de escassez de cientistas qualificados. Por consequência, impactos de médio e longo prazo poderão ser observados em diversos setores, desde a saúde até a economia. Sem inovação, a economia tende a desacelerar, o que pode levar uma crise econômica. A pesquisa e o desenvolvimento enriquecem a pauta de comércio não apenas em valor agregado, mas no acréscimo de conhecimento. (RICARDO; Luís, 2021).
Consequentemente,
A importância da pesquisa científica na sociedade é gigante. Há uma necessidade permanente de avanços na saúde, tecnologias e demais áreas do conhecimento. Por isso, incentivar e premiar os profissionais que dedicam a vida a melhorar a nossa vida é essencial. (UNILEÃO, 2022).
Deste modo, é de suma importância que programas de incentivo à pesquisa, como, por exemplo, o PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, que busca o desenvolvimento de projetos científicos em todos os cursos de graduação com a orientação de professores mestres e doutores, ou ainda o PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, vinculado ao CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que foca em pesquisas de cunho tecnológico e de processos de inovação, bem como o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, cujo programa concede bolsas aos alunos de licenciatura, os quais participam de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por IES - Instituições de Educação Superior em parceria com as redes de ensino; sejam amplamente divulgados e sustentados financeiramente pelo governo e, com isso, seja possível fomentar a pesquisa científica, promovendo a formação de recursos humanos qualificados para a produção e execução dos projetos em todos os campos do saber.
...