A Importância Da Ética Na Gestão Empresarial Em Determinação De Avaliações Administrativas
Por: frankfraiha • 8/6/2023 • Artigo • 5.086 Palavras (21 Páginas) • 58 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL EM DETERMINAÇÃO DE AVALIAÇÕES ADMINISTRATIVAS
Frank Sarmanho Fraiha[1]
Celina Maria Frias Leal Martins[2]
RESUMO
A ética é um dos temas mais antigos que remontam à época clássica dos filósofos gregos, e que ganha novos contornos nas sociedades contemporâneas diante dos dilemas pelos quais passa a humanidade, quando se busca respostas para comportamentos capazes de viabilizar uma vida social permeada pelo bem-estar resultante de condutas responsáveis e comprometidas com a justiça social. Nesse contexto, sobressai a ética na gestão empresarial como elemento de avaliação para o bom desempenho, sucesso e integridade. O objetivo deste artigo é analisar que impactos da ética podem servir de parâmetros na avaliação administrativa empresarial. A metodologia partiu de uma pesquisa bibliográfica, realizando-se a leitura e resenha de livros e artigos científicos acerca do tema trabalhado. Aborda-se a concepção de ética, destacando suas peculiaridades, relação e distinção com a moral. Explica-se o conceito de ética empresarial e suas principais particularidades. Também são evidenciados os possíveis parâmetros positivos empregados na avaliação administrativa com base na ética empresarial. Concluiu-se que os impactos da ética na gestão empresarial são positivos, porque melhoram a imagem da organização perante a sociedade e os stakeholders, mas também produzem benefícios para o desempenho organizacional, podendo servir de parâmetros para a avaliação administrativa empresarial, entre eles: fortalecimento do trabalho em equipe, comprometimento dos colaboradores com os objetivos da empresa, ganhos de eficiência e eficácia no atendimento dos clientes, reputação no mercado, capacidade de liderar e estimular práticas e condutas éticas, identificar o predomínio de valores como confiabilidade, segurança, respeito, transparência, empatia, prioridade às necessidades e exigências dos clientes.
Palavras-Chave: Avaliação. Empresa. Ética.
1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas a ética vem sendo um tema bastante discutido, em decorrência do descaso social, as agressões aos direitos humanos, os escândalos políticos e sociais, conhecidos em um mundo cada vez mais globalizado, onde a difusão de notícias circula pelos fluxos de comunicação em escala global.
A ética é concebida como o estudo dos juízos de apreciação referentes a conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal, abrangendo o conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta. É a parte da filosofia que tece reflexões sobre o comportamento humano, seus anseios, desejos e vontades. Ela tem a propriedade de influenciar a consciência humana, sustentando e dirigindo ações humanas, norteando a conduta individual e social.
Pode-se dizer que a ética é um “produto histórico-cultural”, por isso, em cada cultura e sociedade ela define o que é virtude, a noção do bem e do mal, certo ou errado, permitindo ou proibindo.
O tema abordado busca elucidar a importância da ética como referência de avaliação administrativa no âmbito empresarial, visando responder o seguinte questionamento: Que impactos a ética na gestão empresarial podem servir de parâmetros para avaliação administrativa?
Escolheu-se o tema porque, contemporaneamente, no mundo cada vez mais globalizado e competitivo, as empresas estão reconhecendo a relevância da dimensão ética na gestão empresarial e buscando respostas acerca de suas contribuições na conquista de mercados, em proporcionar bem-estar aos colaboradores, clientes e parceiros, bem como melhorar o desempenho operacional e financeiro, repercutindo positivamente nos resultados organizacionais.
Além disso, as empresas na atualidade não são avaliadas apenas pelos parâmetros tangíveis como produtos bem-acabados e a velocidade que produzem, valores intangíveis vem conquistando cada vez mais importância para a continuidade da organização, entre eles a marca, imagem, prestígio, credibilidade, estes ligados à dimensão ética (SARMENTO et al, 2014).
O objetivo geral é analisar que impactos da ética podem servir de parâmetros na avaliação administrativa empresarial. Os objetivos específicos são: a) Elucidar o significado conceitual de ética; b) Explicar as características da ética empresarial; c) Evidenciar os parâmetros positivos no âmbito da ética empresarial.
A metodologia empregada consiste na pesquisa bibliográfica que, no entendimento de Severino (2020), abrange a investigação no acervo literário sobre determinado tema em meio digital ou publicado de forma escrita. Neste artigo a pesquisa se debruçou em livros e artigos científicos por meio de leitura e resenhas.
A relevância social de explanar esse tema, está em evidenciar como a ética na contemporaneidade tem importância para o desempenho e o sucesso empresarial, esclarecendo a concepção da ética não apenas filosoficamente, mas sua concepção enquanto prática organizacional e contextualizada social e economicamente.
2 ÉTICA: TEORIA E PRÁTICA NO AMBITO EMPRESARIAL
2.1 CONCEPÇÃO DE ÉTICA
A ética originou-se quando o homem se descobriu como um ser racional e passou a compreender a necessidade de assumir responsabilidades para viver em sociedade, como condição de sobrevivência. As primeiras reflexões sobre seu significado em termos filosóficos foram desenvolvidas pelos gregos Sócrates, Platão e Aristóteles (ANDRADE, 2017).
Enquanto a ética diz respeito a princípios e tem seus fundamentos nos valores morais orientadores do comportamento humano. A moral, por sua vez, encontra-se na esfera dos costumes, tabus, das regras e convenções, estabelecidos em cada contexto social (ANDRADE, 2017).
No âmbito da ética procura-se responder questões como “o porquê julgamos que uma ação é moralmente correta ou não”, “quais critérios levam a esse julgamento”. Também se relaciona com o sentido de justiça social. Todavia, o preceito ou conceito ético aplica-se à conduta humana, dispondo de duas características essenciais, segundo Lopes (2017):
- Adequação da ação humana ao conceito de bem, sendo que sua conotação expressa uma ação correta ou não;
- Tem possibilidade de ser aplicado conforme a conveniente determinação do ser humano, independendo de força externa, diferenciando-se da lei, pois esta possui a propriedade de coagir.
...